26/03/2024 às 12h25min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h03min

Pesquisa revela que 40% das vagas no ensino básico brasileiro estão ociosas na rede particular de ensino

Pesquisa revela que 40% das vagas no ensino básico brasileiro estão ociosas na rede particular de ensino

ADS Comunicação Corporativa
Foto divulgação - Pexels

Dados foram levantados pelo marketplace educacional Melhor Escola, que atua em parceria com colégios para oferecer descontos de até 80% para preencher vagas ociosas

A cada cinco vagas disponíveis no ensino básico particular, duas estão desocupadas nas escolas brasileiras, segundo um levantamento realizado pelo Melhor Escola, principal marketplace do Ensino Básico do Brasil. Os resultados apontam uma taxa de ocupação de 58,08% nas 338 escolas particulares de ensino básico entrevistadas. A pesquisa também mostra que as escolas do ensino particular consultadas possuem capacidade para atender 138.747 mil alunos, mas apenas 92.068 estão matriculados. Já nas escolas públicas, a taxa de ocupação é de 72,06%, considerando 131 escolas entrevistadas. Dentro deste grupo, 21,37% informaram estar com 100% ou mais de ocupação. 

A metodologia da pesquisa consistiu no envio de um formulário para a base de escolas parceiras e não parceiras do site Melhor Escola, com questões como o estado onde a escola está localizada, tipo de instituição de ensino, quantidade de alunos matriculados e capacidade total de alunos na escola. A partir dos dados, é possível identificar que há uma alta taxa de ociosidade nas escolas particulares de ensino básico no Brasil, o que representa um desperdício de recursos e oportunidades de aprendizado para milhares de estudantes, de acordo com Sergio Andrade, sócio fundador do Melhor Escola.

“Esses dados são fundamentais para entender a realidade das escolas de Ensino Básico no Brasil e contribuem para a tomada de decisões estratégicas por parte das instituições de ensino e gestores educacionais. Nem sempre as famílias conseguem uma vaga nas instituições públicas. Por isso, é importante que as escolas particulares otimizem o uso das vagas disponíveis para garantir que mais crianças e adolescentes tenham acesso a uma educação de qualidade”, afirma. 

Pensando em ampliar o acesso à educação, o Melhor Escola surgiu para ajudar os pais e os alunos na busca e na escolha de uma escola de qualidade. “Para resolver o problema da ociosidade e conectar oportunidades às famílias que precisam de desconto, nós criamos o programa de bolsas do Melhor Escola no qual já matriculamos mais de 48 mil alunos e vamos matricular mais”, completa Andrade. 

No programa de bolsas do Melhor Escola, os colégios disponibilizam descontos de até 80% para preencher as vagas ociosas e, com isso, aumentar a receita e ajudar os alunos que não teriam disponibilidade financeira de pagar a mensalidade inteira. São milhares de bolsas e mais 7 mil instituições parceiras, desde creches até o ensino médio. Saiba mais no site do Melhor Escola.

Sobre o Melhor Escola

O Melhor Escola é o principal site de bolsas de estudos do país, que conecta alunos a escolas da educação básica, com descontos que podem chegar a 80%. Criado em 2012, o site possui mais de 7 mil escolas parceiras e já matriculou mais de 40 mil alunos na rede privada de ensino.

O site também conta com informações de todas as escolas cadastradas no MEC (mais de 180 mil). Seus fundadores, Juliano Souza e Sergio Andrade, acreditam que o acesso à educação pode mudar o mundo.

Em 2019, o Melhor Escola se juntou ao Quero Bolsa, do grupo Quero Educação, maior site de serviços de educação da América Latina. Juntas, as instituições já matricularam mais de 1 milhão de alunos no ensino privado. Saiba mais sobre o Melhor Escola.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp