26/03/2024 às 12h19min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h01min

FEI sediou 2º TIC ABC Paulista em parceria com SEBRAE

Capitão da Seleção Brasileira de Vôlei Paralímpico Renato Leite e Roberto Cruz, formado pela FEI e fundador da Pixeon, palestraram para mais de 200 pessoas

Gabriel Bacci
FEI
Em parceria com o SEBRAE, a FEI (Fundação Educacional Inaciana) foi palco para a realização da segunda edição do TIC ABC Paulista, evento voltado para a valorização do ecossistema de tecnologia do ABC. O encontro reuniu mais de 200 pessoas, incluindo empresários, executivos e representantes empresariais, professores e estudantes no Campus da FEI em São Bernardo do Campo. 

O evento contou com a presença e participação do Reitor da FEI, Vagner Bernal Barbeta, da Vice-reitora de Extensão e Atividades Comunitárias, Michelly de Souza, do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Bernardo do Campo, Hiroyuki Minami, além dos convidados e palestrantes: Roberto Cruz, Presidente e Fundador da Pixeon; e Renato Leite, Capitão da Seleção Brasileira de Vôlei Paralímpico e Cofundador da Parabank. 

O Reitor da FEI falou sobre o protagonismo do desenvolvimento empresarial do ABC e expressou a gratificação pela parceria da FEI com o SEBRAE, para a realização do 2º TIC ABC. “O TIC ABC tem o caráter de trazer e agregar todo esse ecossistema de inovação da região do ABC. Temos a presença de micro, pequenos, médios e grandes empresários, representantes de universidades, representantes de órgãos governamentais e de instituições que apoiam todo o ecossistema tecnológico. Sediar um evento como esse é uma oportunidade de valorizarmos esse ecossistema e de conhecermos mais sobre o potencial da região”.

Falando também sobre parceria, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Bernardo do Campo, Hiroyuki Minami, destacou o apoio da FEI para a realização do 2º TIC ABC e das oportunidades futuras. “Tenho certeza que ainda teremos muitos eventos em parceria com a FEI. O TIC ABC é realmente um espaço de união de talentos da região do ABC”. 

Responsável pela organização do TIC ABC Paulista em parceria com a FEI e Gestor de Projetos Corporativos no SEBRAE, Fábio Costa destacou: “A FEI, para mim, é um símbolo para o ABC e para o País e forma as melhores mentes do nosso Brasil. Tive a oportunidade de trabalhar, durante esses últimos 30 anos, com profissionais formados pela instituição e todos eles possuem soft skills, competências espetaculares. Nós, do SEBRAE ficamos muito honrados com essa parceria. Muitos empresários aqui presentes nunca haviam vindo na FEI. Por isso, foi tão simbólico para nós termos o capital intelectual e o capital do PIB presentes aqui hoje. É um privilégio e uma alegria muito grande para todos nós do SEBRAE, termos essa parceria com uma instituição como a FEI. É um sonho realizado” explicou.

Histórias de inspiração e impacto

Renato Leite é Atleta Paralímpico, Diretor e Co-fundador da Parabank. Ele compartilhou a sua trajetória como pessoa com deficiência no mercado e os principais pilares que o fazem superar as dificuldades, sejam elas profissionais ou não. “Existem quatro vertentes que carrego na vida: fé, coragem, disciplina e gratidão. Se a gente levar essas quatro vertentes, tudo começa a facilitar na sua vida. Os problemas aparecem para serem resolvidos. A forma como a gente os encara é que faz a diferença. Nós criamos o Parabank para potencializar a reabilitação de pessoas com deficiência, desburocratizar a liberação de crédito, capacitação e, também, para fazer com que essas pessoas voltem a produzir, principalmente, no mercado financeiro, tecnológico”. 

Após a palestra de Renato Leite, foi a vez de Roberto Cruz falar. Formado em Engenharia Mecânica e em Engenharia de Produção pela FEI, em sua visita de volta à instituição, deixou uma mensagem especial aos estudantes da atual e futura geração. “Na FEI, o que os professores sempre me diziam durante a minha formação é que nós aprenderíamos a resolver problemas. Esse raciocínio, de desenvolver soluções, sejam elas quais forem, é fundamental para qualquer situação. Essa premissa nos ajuda a desenvolvermos o lado técnico, mas, principalmente, a olharmos para os problemas de forma diferente, os enxergando como oportunidade de gerar uma nova solução. A disciplina e a dedicação também fazem toda a diferença.” explicou o fundador da Pixeon.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp