26/03/2024 às 10h02min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h00min

ABCripto e SP Negócios discutem propostas para estimular a criptoeconomia em São Paulo

Redação
Divulgação

Evento das duas entidades debateu a inovação a criptoeconomia e soluções para atrair investimentos para a capital paulista 

Para discutir o cenário da criptoeconomia na capital paulista, a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABcripto) e a São Paulo Negócios (SP Negócios), agência de promoção de investimentos e exportações do município, realizaram na quinta-feira (21), o summit Economia Digital: Cenários e perspectivas para Criptoeconomia em São Paulo, na Oca Tupiniquim, para estimular a competitividade e o desenvolvimento tecnológico e econômico no município. 

Durante a abertura do evento, João Manoel Scudeler de Barros, diretor-presidente da São Paulo Negócios, destacou o acordo de cooperação firmado com a ABCripto. “É uma realização fruto do acordo de cooperação celebrado em novembro, que permitiu definir diretrizes técnicas e avaliar resultados e fazer uma retrospectiva para traçar novas estratégias de atuação conjunta. Esse debate é muito importante para o município de São Paulo”, comentou. 

Para Bernardo Srur, diretor-presidente da ABCripto, o evento reforçou a parceria entre as instituições, com o objetivo de reforçar a segurança e o progresso da criptoeconomia em São Paulo, e colocar a capital paulista e o Brasil no mapa de investimentos dos investidores internacionais. "O Summit é um grande ponto de encontro entre os stakeholders responsáveis pela discussão do desenvolvimento tecnológico e econômico da cidade de São Paulo", disse Srur, que reforçou os benefícios da cooperação entre a associação e a SP Negócios. "A criptoeconomia tem um grande potencial no Brasil e podemos chegar no top 5 global, porque temos um ambiente regulatório qualificado e estamos trabalhando para colocar o Brasil na rota dos investidores internacionais”, destacou.  

No painel “Criptorama – panorama regulatório”, Marcelo de Castro, advogado do Machado Meyer; Daniel Paiva, sócio do VDV Advogados; Eduardo de Paiva Gomes, sócio do VDV Advogados; moderado por Priscila Maia, coordenadora do Comitê de Compliance da ABCripto, discutiram os avanços regulatórios do setor como a implementação das VASPs - na sigla em inglês, Virtual Asset Service Provider - e a segregação patrimonial. “É um momento importantede debate sobre as VASPs uma vez que vão impactar o regime jurídico em que se encaixarão e, especialmente, o regime de autorizações. É um processo de autorizações modulares e adaptáveis para todos os tipos de negócios”, comentou Marcelo. 

Quando se trata de VASPs, a segregação patrimonial é uma prática essencial para garantir a segurança dos fundos dos clientes. “É uma medida de segurança fundamental para proteger os investidores e clientes lá na frente e evitarmos casos de falência como da FTX. O projeto de lei da segregação patrimonial é extremamente interessante, com avanços para proteger os consumidores”, destaca Daniel.  

O evento também contou com Renan Rocha, coordenador de Inteligência de Negócios, apresentando o plano de ação da SP Negócios focado em fortalecer o ambiente de negócios local, impulsionar a competitividade e o desenvolvimento do setor, gerando espaço para a inovação e o crescimento sustentável em São Paulo.  

No último painel, Camyla Serpa, Digital Assets Manager do Itaú; Daniel Coquieri, CEO da LIQI; e Nicole Dyskant, advisor da Fireblocks; com moderação de Renan Rocha, da SP Negócios, abordaram os cenários e perspectivas da criptoeconomia. “O mercado está se transformando para quem realmente deseja investir. Temos um mercado mais competitivo e profissional, assim como o mercado tradicional. O mercado cripto agora estabelece uma segurança aos investidores junto à tecnologia”, destacou Coquieri. 

O halving do bitcoin e o amadurecimento do mercado também foram temas do summit. “A maturidade do mercado cripto pode ser observada por meio do desenvolvimento de infraestruturas robustas, como operadores confiáveis, plataformas de custódia seguras e produtos financeiros derivados, que estão proporcionando uma base sólida para investidores institucionais e individuais operarem com mais confiança no espaço cripto. A perspectiva de futuro é um novo patamar de governança, segurança e educação financeira”, afirma Serpa.  

O summit foi idealizado pela SP Negócios e AvançaTech, programa multissetorial da Prefeitura de São Paulo, com o apoio da ABCripto, e faz parte do acordo de cooperação técnica firmado entre as instituições em 2023. O objetivo é desenvolver ações de estímulo à competitividade e ao desenvolvimento tecnológico e econômico da capital paulista. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp