26/03/2024 às 12h28min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h00min

Lifetime analisa cenário de investimentos no Mato Grosso do Sul

A forte atuação no turismo requer foco em proteção patrimonial e mitigação das oscilações, enquanto agropecuária pede diversificação offshore das carteiras.

Elaine Cecilia Nishiwaki
Freepik

A Lifetime, gestora de patrimônio que oferece atendimento completo e personalizado para cada aspecto da vida financeira de seus clientes, divulga a análise do cenário de investimentos no estado do Mato Grosso Sul, sexto maior do Brasil. A forte atuação da região em turismo e agropecuária traz peculiaridades que devem ser levadas em consideração quando o agente de investimentos analisa o comportamento de cada atividade econômica relevante. 

O turismo e as atividades correlacionadas respondem por 40% do PIB local. O Pantanal e as paisagens do Cerrado atraem turistas do Brasil e  do mundo e impulsionam o setor de serviços que cresceu acima da média nacional. Em dezembro  de 2023, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o avanço foi de 4,2%, acima dos 2,3%  verificados no Brasil. Por ser um setor considerado cíclico, ou seja, altamente dependente dos altos e baixos da  atividade econômica brasileira e mundial, é necessário que a carteira de investimentos  tenha um foco em proteção patrimonial e mitigação de oscilações. Em  especial, as incertezas domésticas em um cenário de juros altos, risco de expansão fiscal e inflação  resistente e volatilidade dos ativos pedem uma combinação de produtos capaz de gerar rendimento  ao mesmo tempo em que os riscos são mitigados.  

A produção agropecuária também tem grande relevância no estado, com participação de 22,0% na atividade local. Do total de grãos produzidos no país, a região responde por 8,8%. Em 2023, foram 23 milhões de toneladas, com destaque para soja e milho. A pecuária foi outra atividade de destaque na região: 9,1% da produção de carne bovina no ano passado veio do Mato Grosso do Sul. É importante notar a forte dependência da agropecuária do cenário externo, seja por conta  da importação de insumos e fertilizantes, cotação internacional de preços em dólar e venda focada no exterior. A exposição do setor ao crescimento da demanda mundial e a oscilação do câmbio são um incentivo importante à diversificação offshore das carteiras, que traz oportunidades  interessantes, descorrelacionadas do risco Brasil e da mitigação do risco cambial

Tricampeã como melhor assessoria de investimentos do Brasil do BTG Pactual

Recentemente, a Lifetime foi premiada como a Melhor Assessoria de Investimentos do Brasil do BTG Pactual, se tornando a primeira tricampeã da categoria. Além disso, a empresa ficou com o 2º lugar no prêmio de Melhor Gestora do Brasil, enquanto o time de Planejamento Patrimonial do escritório conquistou o primeiro lugar em Vida e Previdência, ficando na liderança do ranking da seguradora Prudential.

O anúncio foi feito durante o BTG Summit 2024, que reuniu e reconheceu os esforços e conquistas dos escritórios parceiros do maior banco de investimentos da América Latina.

Com o troféu em mãos, o CEO da Lifetime, Fernando Katsonis, fez um discurso agradecendo o empenho de todos os profissionais que fazem parte dessa história, reforçando os valores que levaram a empresa ao tricampeonato.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp