26/03/2024 às 12h16min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h00min

Grupo Bertolini comemora dez anos de presença em Colatina (ES)

A unidade, que inclui fábrica de móveis, sistemas de armazenagem e logística, é parte da companhia que cresceu 62% em uma década e projeta mais 15% em 2024

Nathália Pegoraro
https://www.bertolini.com.br/
Da esquerda para a direita: Francisco Bertolini, Guerino Balestrassi, Antônio Bertolini, Ricardo Ferraço, Raul Bertolini, Jeferson Bertolini e Evandro Boscardim. Crédito: Divulgação

Um gigante dos setores de móveis, metalurgia, logística e sistemas de armazenagem, com matriz em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, o Grupo Bertolini comemora dez anos de sua unidade produtiva e logística em Colatina (ES), implantada para facilitar a logística junto a fornecedores e clientes das regiões Centro e Sudeste do país. A Bertolini, empresa que completará 55 anos em agosto e que inclui seis marcas de negócios, atende o mercado interno e exporta para 25 países. No ano passado, faturou cerca de R$700 milhões, cresceu 62% na última década e projeta mais 15% de crescimento para 2024. Uma parte deste desempenho vem de Colatina.

Para marcar os dez anos de história no Espírito Santo, onde estão estruturadas as filiais Bertolini Sistemas de Armazenagem, Bertolini Móveis e Logber Logística, duas celebrações reuniram colaboradores e autoridades na última semana. O CEO do grupo Bertolini, Evandro Boscardin, esteve presente, ao lado do presidente do Conselho Administrativo, Antonio Bertolini, e do CTO, Jeferson Bertolini.

“O acolhimento do povo capixaba, do Governo do Estado e da Prefeitura de Colatina foram fundamentais para que a Bertolini seja o que é hoje. Um sonho foi realizado nesses últimos 10 anos, sempre baseado nos pilares da ética e da valorização das pessoas e dos relacionamentos”, destacou Evandro. “E nosso objetivo é crescer mais nos próximos 10 anos, seguir construindo juntos. Podemos dizer hoje com orgulho que somos colatinenses, somos capixabas!”, acrescentou.

A Bertolini está situada no Polo Industrial João Vitor Balestrassi, em Colatina e, para marcar este pertencimento, foi descerrada uma placa simbólica com o nome do polo Industrial na empresa. 

Também participaram das comemorações o vice-governador do Estado do ES, Ricardo Ferraço, e o prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi. O vice-governador e comitiva visitaram a unidade fabril e puderam ver de perto o funcionamento da Bertolini no Estado do Espírito Santo.

 

Geração de vagas de trabalho

A história da Bertolini em Colatina foi construída por muitas mãos, com a dedicação de colaboradores e de gestores, que enfrentaram o desafio de implantar uma indústria a mais de 2 mil quilômetros de sua sede, passando por cinco estados brasileiros, e ao mesmo tempo manter todas as operações nas demais unidades.

A gerente administrativa e financeira do grupo, Elen Zaffari, destaca outros aspectos foram importantes ao projeto de expansão, como a concessão de incentivos fiscais pelos governos municipal e estadual. Ela afirma que estes possibilitaram dar sequência à implantação da unidade e também contribuir para a abertura de vagas de trabalho na região – atualmente são cerca de 600 colaboradores.

“A presença da Bertolini em Colatina não apenas trouxe empregos e investimentos para a região, mas também fortaleceu os laços entre a comunidade e a indústria. É um legado para o desenvolvimento econômico e social da cidade”, afirma o prefeito. “Demonstramos a localização estratégica, a disponibilidade de mão de obra qualificada e a infraestrutura adequada para atender às necessidades de produção, venda e crescimento da indústria”, afirma.

 

Parte de uma história de 55 anos

A Bertolini nasceu da forte vocação empreendedora de um serralheiro, de sua esposa e de seus oito filhos. Cinco deles fundaram a empresa, em 1969. De lá para cá, o grupo expandiu-se, abriu novas unidades e escritórios, no Brasil e no exterior, e chegou à Colatina. Raul Bertolini, um dos fundadores, diz que na época era difícil levar matéria-prima do centro do País para o Rio Grande do Sul.

“Fizemos pesquisas e se chegou à conclusão de que seria no Espírito Santo”, lembra. Ele conta que o começo foi desafiador, especialmente porque era preciso entender a cultura local, oferecer treinamento e capacitação aos colaboradores, muitos dos quais acostumados a trabalhos temporários da colheita de café. Sobre essas dificuldades, Raul tinha sempre em mente as lições herdadas do pai, a quem considerava um desbravador e que não media esforços para alcançar objetivos.

 

Desafios e dedicação

“A primeira conquista foi conseguir desenvolver todo o processo de produção de móveis em aço com a empresa funcionando”, lembra o supervisor de Segurança do Trabalho da unidade de Colatina, Marcus Vinicius Varnier Balarini. Desde 2013 na Bertolini, inicialmente como engenheiro mecânico na função de coordenador de produção, ele participou da implantação da fábrica no Espírito Santo.

“Foram seis meses na matriz, em Bento Gonçalves, entendendo os processos fabris e a cultura da Bertolini”, afirma. Cursou especialização em Produção e em Engenharia Ocupacional, e vem se dedicando à segurança do trabalho, ao cuidado com as pessoas, área que, para ele, é importante para gerar satisfação e reter talentos. “Em Colatina, a empresa tem grande potencial de transformar a vida das pessoas”, diz. “Sou grato à Bertolini por escolher Colatina e nos dar a oportunidade de escrever juntos a sequência dessa linda história. Estamos prontos para novos desafios e conquistas. Parabéns pelos 10 anos!”, afirma Balarini.

 

O grupo em números

- Faturou aproximadamente R$700 milhões no ano passado

- São mais de 1,1 mil empregados diretos, sendo 600 no ES

- São mais de 120 mil metros de área construída

- Exportação para mais de 25 países

- 110 caminhões de frota própria

- Mais de 500 toneladas de chapas de madeira reflorestadas manufaturadas/mês

- Mais de 4,2 mil toneladas de aço manufaturadas/mês


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp