25/03/2024 às 11h49min - Atualizada em 26/03/2024 às 00h10min

Comissão Científica promoveu a entrega dos quatros Trabalhos Científicos premiados no XXI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2024

O XXI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos selecionou no ano de 2024, 75 trabalhos científicos, distribuídos entre as áreas de manejo, nutrição, sanidade e outras áreas, para publicação nos anais do evento e apresentação em formato de pôster durante o congresso.

GIRACOM
Giracom
Giracom

A classificação dos trabalhos foi realizada por uma equipe de aproximadamente 40 profissionais da área, os quais avaliaram os resumos recebidos quanto à importância para a área, ao atendimento às normas estabelecidas e principalmente ao conteúdo do trabalho científico, com relação à introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados, discussão e conclusão. 

“Após uma criteriosa avaliação, quatro trabalhos, um de cada área, foram selecionados para receber o prêmio de melhores trabalhos do congresso no ano de 2024. Os autores foram contemplados com a importância de um salário-mínimo, além de uma placa de reconhecimento pelo estudo desenvolvido”, comentou a Profª Drª. Sarah Sgavioli, membro da comissão do congresso e responsável pela coordenação dos Trabalhos Científicos desta edição.

No dia 13 de março no Centro de Convenções de Ribeiro Preto aconteceu a premiação dos trabalhos de outras áreas e sanidade, sendo eles:

  • Outras áreas: Biofilmes proteicos para manutenção da qualidade interna de ovos caipiras armazenados em temperatura ambiente, com o autor principal Felipe Dilelis da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
     
  • Sanidade: Deleção do gene mgtC em Salmonella Gallinarum resulta em progressão retardada do Tifo Aviário, com a autora principal Viviane Amorim Ferreira da UNESP Jaboticabal.
Felipe Dilelis da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Viviane Amorim Ferreira da UNESP Jaboticabal

“Ambos os estudos possuem importância na produção e comercialização de ovos de galinhas poedeiras, o de manejo por ter desenvolvido um biofilme proteico com base em ervilha, como solução viável para a manutenção da qualidade interna de ovos armazenados em temperatura ambiente, tendo como benefícios ser biodegradável e sustentável. E o de sanidade por ter descoberto que a ausência do gene mgtC em Salmonella Gallinarum biovar Gallinarum que atrasa a patogênese e mortalidade do Tifo Aviário, levando a infecções menos agudas”, completou a responsável. 

Já no dia 14 de março foram premiados os trabalhos de nutrição e manejo, sendo eles: 

  • Nutrição: Modelos não-lineares de efeito misto para predição das exigências de energia metabolizável e líquida em galinhas poedeiras na fase de postura, com o autor principal Raully Lucas Silva da Unesp de Jaboticabal.
  • Manejo: Programa de luz e forma física da ração pré-inicial sobre o desempenho de pintainhas até 35 dias de idade, com o autor principal Ednardo Rodrigues Freitas da Universidade Federal do Ceará.
Raully Lucas Silva da Unesp de Jaboticabal
Ednardo Rodrigues Freitas da Universidade Federal do Ceará

Segundo a Dra. Sarah, os trabalhos apresentaram resultados promissores para a cadeia de produção de ovos de galinhas poedeiras, o de nutrição, por apresentar modelos não lineares de efeito mistos com um ajuste adequado e baixo viés nas estimativas da utilização da energia consumida pelas aves e assim, estimar as exigências de energia metabolizável e líquida de uma maneira mais acurada. 

“E o de manejo, por determinar que o programa de luz intermitente de 1 a 35 dias de idade para aves leve não afeta o desempenho, enquanto, para as aves semipesadas reduz o desempenho e, além disso, que o uso de ração pré-inicial peletizada favorece o desempenho de pintainhas leves e semipesadas, independente do programa de luz”, explicou Sarah.

O XXI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2024 foi realizado de 11 a 14 de março no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, organizando pela Associação Paulista de Avicultura (APA) e apoio da Coordenadoria de defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA), e a cada edição destaca a importância de apresentar e premiar os trabalhos científicos desenvolvidos, como forma de estimular e reconhecer a valiosa contribuição destes para o crescimento do setor de postura comercial. 

Confira as empresas patrocinadoras do XXI Congresso de Produção de Comercialização de Ovos – APA edição de 2024: ADM, Aleris, Agroceres Multimix, Amicil, Artabas, Biocamp, Big Dutchman, Boehringer Ingelheim, Ceva Saúde Animal, CHR Hansen, DSM, Dietaxion, Elanco, FairFeed, Fujikura Genetics, GI-OVO, Hendrix, Hidrodomi, Ilender, Inata, Kilbra, Lanxess, Lohmann, MCassab, Mercoaves, MRE, MSD Saúde Animal, Novus, Pancosma, Phibro, Planalto, Plumagen, Poly Sell, Salus, SAN Group, Tacto, Trouw Nutrition, Uniquímica, Vaccinar, Vaxxinova, Vidara, Yamasa, Zinpro e Zoetis.

Fonte: AI



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp