25/03/2024 às 11h38min - Atualizada em 26/03/2024 às 00h09min

Serviço para inserir população em situação de rua no mercado de trabalho recicla 168 toneladas de lixo

Projeto, que começou em 2001, hoje tem como parceiro a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Fernanda Dias Ferraz
Divulgação

Com o principal objetivo de proporcionar ações formativas e de inclusão para a população em situação de rua na cidade de São Paulo nasceu o Serviço Franciscano de Apoio à Reciclagem – Recifran. No ano de 2023, foram realizados cerca de 50 atendimentos diários, oferecendo atividades de formação e geração de renda, por meio da coleta e reciclagem, alcançando 108 pessoas e reciclando um total de 168 toneladas. O projeto, que começou em 2001, hoje tem como parceiro a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e mantém cooperação com diversas empresas e instituições como Instituto Muda, MUSA.co, Residencial Chácara do Povo, Projeto Três Corações e Universidade Mackenzie.

De acordo com Rubens Lyra, Coordenador do Recifran, o processo de acolhimento identifica candidatos nos Centros Temporários de Acolhida. “O propósito é não apenas a geração de renda em si, como também o desenvolvimento da autonomia dos atendidos, para que possam ter a perspectiva de sair das ruas. O atendimento, que é realizado sob demanda, visa orientar o projeto de vida individual de cada participante, para a construção de uma ‘porta de saída qualificada’. Toda a renda obtida com o material reciclado é revertida diretamente para os trabalhadores, enquanto a equipe técnica dedica-se à formação, acompanhamento e organização”, explica.

Além do serviço de reciclagem, os assistidos passam por grupos de orientação de trabalho, com formações como informática, jardinagem e artesanato. Também são realizadas oficinas, palestras e rodas de conversa, abordando temas sobre direito dos trabalhadores e assuntos importantes para a reinserção social. “À medida que avançamos, em 2024 buscaremos estabelecer novas parcerias para promover oportunidades de trabalho e melhorar a infraestrutura do serviço. Nosso objetivo é qualificar ainda mais a geração de renda e proporcionar chances reais de autonomia e saída de pessoas em situação de rua”, finaliza Lyra.. 

Para colaborar com o trabalho realizado pelo Sefras – Ação Social Franciscana e conhecer mais sobre os impactos dessas ações, acesse o site.

Serviço:

Serviço Franciscando de Apoio à Reciclagem - Recifran

Objetivo: Proporcionar ações formativas e de inclusão produtiva da população de rua, para inserção no mundo do trabalho e construção de autonomia

Endereço: Rua Junqueira Freire, 176 – Liberdade – São Paulo – SP

Telefone: (11) 3209-4112

Sobre o Sefras

Sefras é organização social apartidária e de princípios franciscanos com mais de 23 anos de ação em 17 territórios pelo país. Guiados pelos valores de acolher, cuidar e defender, atende mais de 4 mil pessoas todos os dias, atuando diariamente no combate às violações de direitos e pela inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas idosas, migrantes e refugiados, crianças e adolescentes, população em situação de rua e pessoas acometidas pela hanseníase. Também atua na promoção do trabalho decente, em combate ao trabalho análogo à escravidão em grandes metrópoles, na luta contra a fome e pela preservação da Amazônia e defesa intransigente das pessoas e comunidades que a defendem.   


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp