25/03/2024 às 14h46min - Atualizada em 26/03/2024 às 00h08min

CEO da Intelipost e professor do Inteli apontam cinco tecnologias em desenvolvimento para transformar a logística

O professor Pedro Teberga recebeu o CEO da Intelipost, Ross Saario, para discutir com alunos do Inteli sobre o impacto da tecnologia na logística.

Caroline Carvalho Novaes
Reprodução Intelipost
 

Inteligência artificial, internet das coisas, blockchain: se direcionados para as aplicações corretas, essas tecnologias podem trazer ganhos de velocidade, segurança e redução de custos para a área da logística. Direcionar o desenvolvimento tecnológico para os desafios práticos do mercado exige uma aproximação entre empresas e academia e foi com esse intuito que o CEO da Intelipost, Ross Saario, esteve no Inteli, Instituto de Tecnologia e Liderança, para conversar com alunos do curso de Ciência da Computação, durante a aula de Aplicações Inovadoras em Supply, comandada pelo professor, doutor pela USP, Pedro Teberga.

Com uma metodologia baseada em ensino 100% por projetos, o Inteli estimula que os alunos, futuras lideranças em tecnologia, apliquem seus conhecimentos com base em desafios práticos, o que já levou ao desenvolvimento de mais de 200 projetos inovadores. Juntos, o professor do Inteli Pedro Teberga e o CEO da Intelipost, Ross Saario apontam as cinco tecnologias que podem transformar a logística no futuro:

 - Blockchain: Oferece maior transparência e segurança nas transações, reduzindo a possibilidade de fraudes e melhorando a rastreabilidade de produtos.

 - Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning (ML): Algoritmos de IA podem analisar grandes volumes de dados para identificar padrões e tomar decisões mais inteligentes em tempo real, ajudando a reduzir custos logísticos e aumentar a satisfação do cliente na jornada de entrega. Podem otimizar rotas de entrega, prever demandas e automatizar tarefas de armazenagem, contribuindo para reduzir custos e otimizar tempos de entrega.

 - Internet das Coisas (IoT): Permite a monitorização e gestão em tempo real de ativos e inventários, melhorando a eficiência e reduzindo custos operacionais.

 - Robótica Avançada: Utilizada em armazéns para automatizar o picking e packing, melhorando a eficiência e velocidade das operações de armazenagem e despacho. Sistemas automatizados de armazenamento e coleta podem acelerar o processamento de pedidos, reduzir erros e minimizar custos operacionais.

 - Análise de Dados Avançada: Ter uma fonte de dados robusta e confiável para escolher os melhores parceiros logísticos de acordo com prazos, preço, cobertura geográfica e tipo de entrega. Isso capacita as empresas a tomar decisões baseadas em dados sobre gestão de inventário, planejamento da cadeia de suprimentos e demanda do consumidor, melhorando o pós-venda e a satisfação do cliente.  

Com o desenvolvimento destas tecnologias, a logística pode se tornar não apenas mais eficiente, mas também mais sustentável, já que a otimização de rotas pode trazer a redução de emissão de gases do efeito estufa, com a circulação otimizada de caminhões, por exemplo. A possibilidade de prever a demanda com mais precisão também pode levar a uma gestão mais eficiente de inventário, com estoques menores que reduzem o desperdício e os recursos necessários para manter essas estruturas.

Sobre Ross Saario 

Executivo, empreendedor e um fundador notável, Ross Saario iniciou e desenvolveu oito empresas em tecnologia, serviços, hotelaria e varejo, nos Estados Unidos, Europa e América Latina. Mais recentemente, fundou e liderou a empresa de tecnologia de hotelaria para viagens de negócios Domicile. Antes, Ross foi gerente geral da Amazon, onde administrou vários programas de entrega de última milha em todo o mundo, e atualmente exerce o cargo de CEO da Intelipost, empresa líder em tecnologia para logística no Brasil.

Sobre a Intelipost

A Intelipost é líder em inteligência logística. Uma plataforma completa que garante mais controle e agilidade nos processos logísticos para que as empresas possam oferecer uma experiência conectada com os seus clientes através da entrega perfeita. Com soluções para e-commerces, varejistas, marketplaces e operadores logísticos, a Intelipost impacta na criação de novas estratégias de negócio com precisão e segurança, transformando o jeito de fazer logística e tornando a experiência da entrega perfeita em realidade.

 

Sobre o Inteli

O Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli) é a primeira faculdade de tecnologia orientada a projetos do país, em São Paulo. O projeto, sem fins lucrativos, foi desenvolvido com a desafiadora missão de formar as futuras lideranças em tecnologia que irão ajudar a transformar o Brasil, a partir da doação de R$ 200 milhões da família Esteves. Com a primeira turma iniciada em fevereiro de 2022, o Inteli já conta com 449 alunos e quatro cursos de graduação presenciais: Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Ciência da Computação e Sistemas de Informação. A ideia por trás da metodologia inovadora baseada em projetos do Inteli é que o estudante seja incentivado a desenvolver soluções computacionais aliadas ao desenvolvimento de espírito de liderança, com o desenvolvimento simultâneo em três competências: computação, negócios (finanças, marketing, ESG, pessoas e operações) e aspectos comportamentais (liderança, inovação, ética e resiliência).




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp