25/03/2024 às 11h43min - Atualizada em 26/03/2024 às 00h07min

Festival consolida Cidade do Futuro como principal plataforma de sustentabilidade e inovação para cidades

3ª edição leva milhares de pessoas para o centro histórico de São Paulo para participar de palestras, workshops, ativações e exposições de arte e design

Bianca Priscila Lucas
PinePR
Acervo Pessoal
 

A 3ª edição do festival Cidade do Futuro recebeu mais de 10 mil pessoas nas mais de 15 arenas e atividades espalhadas pelo centro histórico de São Paulo. Com o tema de Cidades Resilientes e Sustentáveis, o festival foi realizado dentro de espaços históricos da capital, como Mosteiro de São Bento, Farol Santander, Centro Cultural Banco do Brasil e o Edifício Martinelli, consolidando a iniciativa como o principal ponto de encontro de executivos de inovação, sustentabilidade e urbanismo.

Dentre os palestrantes, destaca-se a participação de Ailton Krenak, ativista indígena, membro da Academia Brasileira de Letras, que reforça a importância de trazer visibilidade para as moradias no desenvolvimento sustentável das cidades.  “Precisamos transformar radicalmente o modelo de habitação que temos hoje para que as pessoas, a comunidade como um todo, seja a prioridade. Entender que o foco não está na cidade em si, mas no serviço à cidadania que esse espaço presta, a convivência que permite, entre outros fatores. Pode parecer irrealizável, mas estamos vendo a transformação em algumas civilizações antigas no mundo e com iniciativas como esta, buscamos trazer cada vez mais essa percepção para perto“, explica Krenak.

O evento contou ainda com participação de autoridades, como Luciana Bruno, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Mateus Santos, ONU-Habitat, Natália Resende, Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Marília Garcez, Diretora da InvestSP, Fabrício Cobra, Secretário da Casa Civil e Humberto de Alencar, Secretário Adjunto de Inovação e Tecnologia de São Paulo, além de executivos de grandes empresas como Ambev, Deloitte, FIEMG LAB, Oxygea, KPMG, Whirpool, TV Globo, Banco Mercantil, PwC, Volkswagen, CI&T, Comgás, Embrapa, ABSTARTUPS, DEXCO, Banco BV, EDP Ventures, AWS, Accenture, Claro, Ifood, Microsoft, dentre outras. 

Ao longo dos 3 dias foram realizadas mais de 200 palestras e atividades gratuitas nos eixos de sustentabilidade, cidades e negócios e inovação, com 300 palestrantes, 60 curadores e mais 100 parceiros, registrando mais de 10 mil pessoas circulando pelo centro histórico. Junto com o festival, aconteceu o Seiva e Cidade, ativação com exposições e palestras no Edifício Misericórdia, numa parceria entre a construtora Somauma, grupo Tokyo, Cidade do Futuro e o movimento Todos pelo Centro. 

Junto aos conteúdos e experiências, o evento também contou com feira de empregabilidade, para pessoas interessadas em começar ou evoluir a carreira nas áreas de inovação e sustentabilidade, espaço de tatuagem e exposição de tecnologias e soluções de impacto, como a casa modular sustentável que foi montada na Praça do Patriarca, em parceria com a TETO e a Fuplastic.

O festival foi idealizado pelo Ofuturo, e foi correalizado pela CNB e a Secretaria de Inovação e Tecnologia de SP, com apoio da ONU-Habitat, SENAC-SP e FUPLASTIC, e patrocínio do LOtech – hub de inovação aberta para o mercado jurídico do renomado escritório L.O Baptista. 

Próximas ações

A expectativa para os próximos meses do ano é mobilizar mais de 5 mil executivos em torno da agenda sustentável, mobilizando recursos para implementação de iniciativas que melhorem as cidades. Além das redes Liga Ofuturo, Pacto por SP, GovLeaders, Designers do Futuro e o programa de Fellowship da Cidade do Futuro, a organização lançou campanha de captação para construção de casas sustentáveis na periferia de SP, em parceria com ONG Teto. “Agora vamos para ação. É hora de acelerar projetos e iniciativas que transformem as cidades e de capacitar lideranças para a economia do futuro, com foco em inteligência artificial e green skills” afirma Michel Porcino, idealizador do festival e CEO do OFUTURO.

Ainda estão previstas edições itinerantes da Casa Ofuturo, dentro de festivais parceiros e em outras cidades do país, e em junho será promovida a SP Climate Week, movimento com foco na mobilização de atores e implementação de ações de combate às mudanças climáticas em SP.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp