25/03/2024 às 15h36min - Atualizada em 26/03/2024 às 00h07min

Normas técnicas auxiliam cidades a se tornarem mais sustentáveis

Encontro reuniu especialistas para debater os desafios relacionados ao desenvolvimento urbano e comunitário sustentável, na USP

Beatriz Sândalo Abbas
Permitido
A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT com o apoio da Comissão de Estudo Especial de Cidades e Comunidades Sustentáveis - ABNT/CEE-268 promoveu na última quinta-feira (21), no Auditório “Prof. Francisco Romeu Landi” no Prédio da Administração da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, o 1º Encontro Internacional sobre Normas Técnicas de Cidades e Comunidades Sustentáveis ABNT/ISO.

Ao longo de cinco painéis foram abordados temas de extrema relevância para as cidades sustentáveis, inteligentes e resilientes, como a gestão para o desenvolvimento sustentável, integração dos princípios de atratividade, preservação e melhoria do meio ambiente, resiliência, uso responsável dos recursos naturais, coesão social e bem-estar, bem como a promoção da mobilidade sustentável, eficiência energética, utilização de indicadores para monitoramento, entre outros.

Durante a abertura do evento, diretor de Normalização da ABNT, Nelson Assal Filho destacou a importância do encontro em conscientizar prefeituras, gestores e empresas privadas para o uso das normas técnicas. “As normas trazem clareza, segurança e confiabilidade para superarmos grandes desafios das cidades”, ressaltou.

Já o professor da Escola Politécnica da USP e coordenador da ABNT/CEE-268, Professor Dr. Alex Abiko, explicou que as normas técnicas definem exatamente o significado de cidade sustentável, resiliente e inteligente, contribuindo para uma linguagem técnica a respeito de cada um dos assuntos envolvidos. “A norma técnica é um documento que, em um determinado momento, registra o conhecimento que existe sobre esse assunto sem que esse conhecimento seja acadêmico, mas prático, e contribua para que os gestores públicos consigam enfrentar esses problemas”, explicou.

Para o diretor Vice-Diretor da Escola de Politécnica da USP, Prof. Dr. Silvio Ikuyo Nabeta, o encontro representou um marco para a Poli. “Já estamos enfrentando os desafios das mudanças climáticas e eventos como esses ajudam a criar novas diretrizes, que se traduzem em normas”, disse.

O encontro contou ainda com a participação do Coordenador do ISO/TC 268 - “Sustainable Cities and Communities”, Bernard Gindroz, que trouxe uma visão geral sobre o papel desempenhado pela Normalização. “Os desafios enfrentados pelas cidades ao redor do mundo são complexos e multisetoriais, com impactos em sua economia, meio ambiente e antes de tudo sobre os seus cidadãos. É importante apoiar e orientar as cidades na definição de suas prioridades, roteiros apropriados ao seu contexto local e implementação de medidas robustas. Padrões são ferramentas eficientes de apoio à essas decisões e a ABNT é um parceiro impulsionador essencial em direção à consideração do contexto local em qualquer padronização global”, destacou Gindroz. 

A analista de Normalização, Karina Nazello, que participou do evento representando o presidente da ABNT, Mario William Esper, em seu discurso enfatizou que é fundamental ter mecanismos que possam mensurar o desempenho das cidades, para que elas se tornem mais sustentáveis e inteligentes. “Os indicadores preconizados pelas normas necessitam ser padronizados, consistentes e que possam ser comparáveis entre demais municípios, de forma a garantir qualidade de vida e sustentabilidade na implantação de políticas, programas e projetos, visando ao atendimento dos padrões normativos”, explicou.

A programação do encontro teve também painéis conduzidos pelos principais especialistas do mercado sobre “Sustentabilidade além do conceito: estratégias para construir um caminho de gestão”, “Como transformar Normas em boas práticas” e “Normas brasileiras para a conexão entre moradia, vizinhança e desenvolvimento urbano”.

O encontro foi encerrado com a Mesa-redonda “Da normalização às práticas cotidianas: desafios para a implementação”

A integra do 1º Encontro Internacional sobre Normas Técnicas de Cidades e Comunidades Sustentáveis ABNT/ISO, está disponível no Canal da ABNT no YouTube.

Sobre a ABNT
A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países. Mais informações em https://www.abnt.org.br/.

Contatos ABNT
Twitter: https://twitter.com/ABNTOFICIAL
YouTube: https://www.youtube.com/user/abntweb
Facebook: https://www.facebook.com/ABNTOficial
TikTok: https://www.tiktok.com/@abnt_oficial
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/abnt-associacao-brasileira-de-normas-tecnicas/
Instagram: https://www.instagram.com/abnt_oficial/


Contatos para a imprensa - FSB Comunicação
Daniela Nogueira - (11) 96606.4960
[email protected] 


Celso de Souza - (11) 99193.1593
[email protected]


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp