25/03/2024 às 12h41min - Atualizada em 26/03/2024 às 00h05min

3 dicas para realizar uma transição de carreira de forma estratégia

Buscar uma nova formação, estudar sobre o novo mercado e entender os prós e contras da área são fatores fundamentais para uma transição satisfatória

Janaina Bernardino
Foto: Reprodução

A transição de carreira tende a ser vista como uma mudança delicada e desafiadora. Para muitos, é algo que está conectado a problemas no mercado de trabalho e dúvidas em relação a atual profissão. No entanto, esse processo pode ocorrer a partir de diversos significados, que nem sempre partem de experiências negativas. 

 

Como exemplo, temos o caso de Felippe Guerra, CEO da Brasis, Hub de Conteúdo e Mídia, voltado a projetos de comunicação conectados ao Brasil Real. Formado em Publicidade e Propaganda, Felippe fez uma pivotagem, não só de carreira, mas também de vida, em 2015.  Com a segunda formação em Administração pela ASA College, deixou a publicidade de lado e decidiu empreender. Hoje, investe forças no desenvolvimento de negócios, sobretudo aos que são conectados ao Brasil Real, ou seja, os grupos sub-representados.

 

A partir da sua experiência, Guerra compartilha três dicas fundamentais para realizar uma pivotagem estratégica e complementar:

 
  1. Busque uma nova formação

A transição de carreira pode ser algo rápido, como também não. Isso irá depender  da motivação que o levou a pensar novos caminhos. Eu optei por uma nova formação  porque entendi que faria sentido para a minha trajetória profissional e até mesmo pessoal, e também por visualizar os diferentes potenciais de negócios.  Eu tive um propósito, que se aproximou aos meus anseios profissionais. 


  1. Identifique e colete informações sobre a sua área de atuação atual e a desejada

A transição de carreira não precisa, necessariamente, ser brusca e engessada, sem a possibilidade de olhar para o que já se construiu. Fazer um balanço das potências que já se têm com as que você quer adquirir, é um dos principais passos para uma boa pivotagem. Hoje, enquanto empreendedor, vejo como a publicidade, apesar de ocupar um espaço secundário, é uma complementadora na hora de pensar e desenvolver negócios. Esse formato não cabe em todas as transições, mas é possível. 

 
  1. Vantagens e desvantagens

Ao entender sobre a área desejada e como ela se conecta com os seus objetivos e propósitos, é a hora de avaliar as informações coletadas, para que se possa planejar o melhor caminho a ser trilhado. É preciso, portanto, se organizar, criar itens de comparação entre as áreas, para que este processo seja o mais racional possível, além de estar atento também aos possíveis desafios.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp