25/03/2024 às 13h55min - Atualizada em 26/03/2024 às 00h05min

JA Brasil e Google abrem vagas para curso online gratuito de TI

Jovens de 18 a 29 anos podem se inscrever até o dia 7 de abril; curso oferece certificado profissional e acesso a uma plataforma de emprego

Ovo Comunicação
https://jabrasil.org.br/curso-tech.ja/
JA Brasil

A Junior Achievement (JA) Brasil, organização mundial voltada para a educação empreendedora de jovens, oferece 500 vagas para o Tech.Já, programa de qualificação em Tecnologia da Informação (TI), realizado em parceria com o Google.org. O curso é gratuito e voltado a jovens de 18 a 29 anos de todo o Brasil, que tenham concluído o ensino médio na rede pública ou como bolsista na rede privada.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 7 de abril pelo site: https://jabrasil.org.br/curso-tech.ja/. Em sua sétima edição, o Tech.Já tem 500 vagas disponíveis. O programa incentiva a candidatura de mulheres, mães solo, pessoas negras, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e grupos minoritários.

Voltado para a formação em Suporte de TI, o curso é 100% online e não é necessário conhecimento na área ou experiência anterior. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, entre 22/04 a 05/07. 

Além das habilidades técnicas, o curso prioriza temas como autoconhecimento, ética, elaboração do currículo e preparação para a entrevista em processos seletivos a vagas de trabalho.

Os alunos que concluem o curso recebem um certificado profissional de Suporte em TI do Google e uma certificação da JA Brasil e são direcionados para uma plataforma de empregabilidade parceira da JA Brasil, com acesso a dezenas de empresas.

Impacto positivo de edições anteriores

De 2020 a 2023, o programa Tech.Já atendeu mais de 2.000 jovens de 12 Estados brasileiros (São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Distrito Federal, Amazonas, Paraná, Ceará, Espírito Santo e Roraima). 

No ano passado, o programa beneficiou jovens como Larissa Alcântara, de Sumaré, interior de São Paulo, que fez a transição da área de telemarketing para a de TI. “Graças ao curso, com a certificação do Google, sou a primeira certificada da minha família. Hoje eu consigo entrar em uma área de trabalho que eu tenho voz”, diz.

O programa promoveu melhorias também na situação financeira dos participantes. Segundo dados compilados pela JA Brasil até março de 2024, 60,9% dos alunos relataram que o programa Tech.Já contribuiu para o aumento da renda e 21,8% conseguiram emprego em tempo integral após o curso. Já 47,4% relataram terem dado continuidade aos estudos.

Sobre a JA Brasil

A Junior Achievement (JA) é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo. Desde 1919, dissemina educação empreendedora, tendo sido uma das primeiras a levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho para jovens da América Latina. Anualmente, a rede JA Worldwide mobiliza cerca de 470 mil voluntários que capacitam mais de 10 milhões de jovens em situação de vulnerabilidade social e, principalmente, estudantes de escolas públicas. Em 2023, a JA Worldwide foi reconhecida pelo quinto ano consecutivo como no TOP 10 de ONGs mais influentes do mundo e indicada ao Prêmio Nobel da Paz por três anos consecutivos. No Brasil, a JA está há quatro décadas no Brasil, entregando mais de 7 milhões de experiências de aprendizagem. Mais informações em jabrasil.org.br

Sobre o Google.org

O Google.org, braço filantrópico do Google, apoia organizações sem fins lucrativos voltadas a questões humanitárias e aplicam inovação escalável e orientada por dados para solucionar os maiores desafios do mundo. Aceleramos seus progressos conectando-as a uma combinação única de apoio que inclui financiamento, produtos e conhecimentos técnicos de voluntários do Google. Buscamos nos envolver com as pessoas que fazem acontecer, causando impacto positivo para as comunidades que representam, e cujo trabalho tem potencial de produzir mudanças significativas. Queremos um mundo que funcione para todos – e acreditamos que tecnologia e inovação são peças fundamentais para este objetivo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp