25/03/2024 às 11h49min - Atualizada em 26/03/2024 às 00h03min

Michele Petenzi, chef do Alloro al Miramar, aposta em versão especial de receita clássica para celebrar o Dia do Cacau

Tirami-choux, sobremesa do restaurante da Rede Windsor Hoteis, está entre as dicas do chef italiano para a data

Monica Hing - RPM Comunicação
Alex Souto
Neste ano, o Dia do Cacau é comemorado na terça-feira, 26 de março. Para celebrar a data, o chef Michele Petenzi, do restaurante Alloro al Miramar, situado no Miramar Hotel by Windsor, em Copacabana, aposta em uma versão diferenciada do tiramisù, tradicional sobremesa italiana: o tirami-choux - R$ 32 + taxa.

Natural da região da Lombardia, na Itália, o chef do sofisticado restaurante traz a sobremesa como dica para os chocólatras e amantes de cacau que também valorizam a combinação de sabores do doce com o salgado, na medida certa, além do toque especial em receitas clássicas.

“O tirami-choux é uma releitura do tradicional tiramisù. É feito à base de massa choux recheada com creme do tiramisù, que é preparado com queijo mascarpone um tipo diferente, cremoso, ácido e bastante clássico e muita gente não sabe que é um queijo. Além disso, a receita leva gel e creme inglês, ambos de café, e crocante de cacau, que dá um toque especial à sobremesa e a torna perfeita para celebrar o protagonismo deste fruto tão importante para a culinária brasileira", explica o chef Michele.

Além do tirami-choux, a textura de chocolate com pistache (R$ 42 + taxa) também é uma recomendação do chef para celebrar a data. “Além do chocolate cremoso, leva pistache praliné, bolo de sifão e sorvete, brincando com as diferenças das texturas para montar uma sobremesa completa. Realmente é deliciosa e bastante pedida aqui no Alloro”, destaca o italiano.


Serviço:
Restaurante Alloro al Miramar
Endereço - Avenida Atlântica, 3.668, Copacabana. Miramar Hotel by Windsor.
Tel: (21) 2195-6213.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 23h. Sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 23h.

Sobre Alloro Al Miramar:
Sofisticado restaurante de culinária italiana é um dos destaques do cinco estrelas Miramar Hotel by Windsor, situado na praia mais famosa do Brasil, Copacabana. Desde 2021, a cozinha está sob o comando do jovem e experiente chef italiano, Michele Petenzi, que elaborou um cardápio com receitas autorais, sem perder de vista as bases clássicas da cozinha italiana, além de apresentações modernas e preparos criativos, que conquistam o cliente à primeira garfada.

O ano de 2023 foi marcante para o Alloro al Miramar. Depois de comemorar a sua primeira década, atingiu mais duas marcas importantes: foi o ganhador da categoria “Melhor Restaurante dentro de Hotel”, na primeira edição do prêmio `Chef dos Chefs` e ficou em segundo lugar na categoria `Cozinha de Hotel´, no Prêmio `Comer e Beber´, da revista Veja Rio.
 
Em 2023, pelo terceiro ano consecutivo, o Alloro fez parte do “Best Discovery”, lista que funciona como uma extensão do The World's 50 Best Restaurants - que anualmente elege os melhores restaurantes ao redor do mundo. Além disso, recebeu o Prêmio Travellers’ Choice Awards 2021, organizado pelo renomado site Tripadvisor.


Sobre Michele Petenzi:
Michele Petenzi é PhD em Química pela Universidade de Pavia, mas, na gastronomia, é um autodidata. Sua paixão pelas panelas e por ingredientes frescos e naturais o levou a migrar dos laboratórios para a culinária. Iniciou sua trajetória na cozinha trabalhando como personal chef, oferecendo um sofisticado serviço de menu degustação diretamente nas casas dos clientes, dividindo-se entre Itália e França. Após algumas experiências em restaurantes, estagiou no Mirazur (França), restaurante 3 estrelas Michelin e eleito Melhor do Mundo pelo The World's Best Restaurant 2019.

Em 2015, veio passar o carnaval no Rio de Janeiro e decidiu fincar raízes na cidade. No início, foi chef do restaurante Il Borgo del Conte, em Botafogo, além de ter atuado como chef consultor do conceituado Satyricon, em Ipanema, e do L'Ulivo Cucina e Vini, em Copacabana. Depois, assumiu a chefia da cozinha do Quadrifoglio, na Barra da Tijuca. No ano de 2020, participou da segunda temporada do reality Top Chef, da Record.

Sobre a Rede Windsor Hoteis
Há 37 anos como referência no setor de turismo, a Rede Windsor possui 17 hotéis de três a cinco estrelas. Dona de um dos maiores grupos hoteleiros independentes do país, tem 15 unidades no Rio de Janeiro – entre Zona Sul, Barra da Tijuca e Centro –, além de duas unidades em Brasília.

O Centro de Convenções & Hotéis Windsor tem 25 mil metros quadrados, 98 salões multiúsos, a maior plenária do espaço comporta até 2.500 pessoas, porém o maior evento realizado no ambiente já alcançou um público flutuante de 7 mil pessoas. Como reconhecimento por excelência em prestação de serviços de hospedagem, gastronomia e eventos, figura em premiações nacionais e internacionais.

Além disso, a Rede Windsor pretende investir em novas frentes que reforçam a sua solidez no mercado, assim como o cuidado com os hóspedes e com o aspecto social. Com esse posicionamento, a empresa reforça alguns dos seus principais valores, como excelência, sustentabilidade e solidariedade. E com o objetivo de atrair mais hóspedes e por acreditar em novas modalidades de comercialização, buscando sempre uma personalização no atendimento, a área de Vendas da Rede Windsor adotou uma flexibilização nas tarifas dos seus hotéis, disponibilizando valores das diárias com e sem café da manhã incluído.


 




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp