25/03/2024 às 13h54min - Atualizada em 26/03/2024 às 00h01min

Mulheres se destacam na gestão de hospitais mineiros da Hapvida Notredame Intermédica

No âmbito dos cargos de liderança, 69% são ocupados por elas: são 10 diretoras, 368 gerentes, 1.113 coordenadoras e 939 supervisoras.

Interface Comunicação
Divulgação

Elas ocupam cargos de liderança, desafiam estereótipos e geram um impacto real na estrutura das organizações. Na Hapvida Notredame Intermédica, dos 66 mil colaboradores, 70% são mulheres. No âmbito dos cargos de liderança, 69% são ocupados por elas: são 10 diretoras,  368 gerentes, 1.113 coordenadoras e 939 supervisoras. 

Nos hospitais mineiros administrados pela maior empresa de saúde da América Latina, o protagonismo feminino é uma realidade inquestionável. Reni Moreira é diretora médica do Hospital Vera Cruz, localizado em Belo Horizonte, e está na linha de frente desde novembro de 2022. 

O HVC é um dos maiores hospitais da rede em Minas Gerais e é referência no atendimento pediátrico, em casos de alta complexidade e oncologia pediátrica. “É extremamente satisfatório observar o quanto crescemos ao longo destes anos, ampliamos leitos, qualificamos equipes e seguimos trabalhando para prestar o melhor atendimento”, destaca. 

A diretora médica conta que, ao seu lado, na gestão, estão grandes lideranças femininas, como Nayara Yaub, gerente de Enfermagem. O Centro Cirúrgico e a Unidade de Terapia Intensiva (adulto e pediátrica) são comandados pelas enfermeiras Karina Augusto e Maria Thereza. 

Na parte médica, o hospital conta com as lideranças de Bruna Bicalho e Iva Mara na UTI adulto; de. Vanessa Carla na UTI pediátrica; e de Mariana Martins na Unidade Pediátrica. 

No Pronto Atendimento (PA) Adulto, Janaína Miranda é coordenadora e “mestre na entrega de um dos principais indicadores da empresa: o atendimento em 15 minutos. São muitas lideranças femininas envolvidas para termos um trabalho em equipe de sucesso”, afirma Reni. 

Moreira pontua que estar na linha de frente de um hospital de alta complexidade é motivo de orgulho e prazer. “Ao longo desse período vejo o quanto crescemos e melhoramos. Procuramos entregar aos nossos pacientes e familiares um atendimento de excelência e cumprir nosso objetivo que é devolvê-los para casa.” 

Em Alfenas, Daniela Alves é a diretora médica do Hospital Imesa desde novembro de 2021. “Sinto um grande amor pela instituição. Frequento o hospital desde a minha primeira infância e meu pediatra foi um dos antigos donos. Lembro-me de olhar ao redor e enxergar tudo tão grandioso...via os médicos e as médicas imponentes, com olhares cheios de amor e cuidado. Eu sonhava que um dia estaria no lugar deles. E a vida, com suas reviravoltas, me colocou aqui, ocupando a direção”, diz, emocionada. 

Daniela destaca que mulheres em cargo de gestão no Imersa representam uma quebra de paradigmas. “Tenho ao meu lado duas grandes mulheres, Cláudia Souto, gerente de enfermagem, e Eliane Reis, coordenadora administrativa. Somos um trio feminino na gestão do hospital, enfrentando desafios diários e  um misto de emoções! Sempre com respeito e obstinação na busca do objetivo final, que é oferecer o melhor cuidado a nossos pacientes”, enfatiza. 

Jaqueline Brucha  é diretora médica do Hospital de Poços de Caldas há 10 anos. “Meu tripé é 100% feminino bem como a grande maioria das minhas lideranças médicas e médias lideranças. É um orgulho poder representar a maior empresa de saúde do Brasil em uma cidade tão linda quanto Poços de Caldas. Fazer isso em um hospital estruturado, planejado e liderado por mulheres é uma honra. Eu me sinto muito feliz por estar em uma empresa que permite mulheres jovens, como eu, liderar. Isso mostra como estamos mudando toda uma realidade social”, ressalta. 

Simone Simioli é gerente administrativa do Hospital Santa Mônica, em Divinópolis, e está na unidade há oito meses. “Para mim, ocupar um cargo tão importante na gestão de um dos maiores hospitais da cidade mostra a força e a competência profissional feminina que sempre existiram, mas que há anos eram reprimidas. Demonstra a evolução de nossa sociedade e a aceitação da equidade de gênero”, acentua.

Ela dá um conselho para as mulheres que almejam a carreira de liderança  na área da saúde. “Ame o seu trabalho, dedique-se com afinco, tenha resiliência, busque aperfeiçoamento constante em sua área e em sua evolução como pessoa. Confie em si mesma e em seus sonhos, acredite que o impossível é somente algo que ainda não aconteceu.”

A vice-presidente de Odontologia e Marketing da Hapvida NotreDame Intermédica, Jaqueline Sena, afirma que a companhia, que hoje cuida de 16 milhões de brasileiros, preocupa-se com o público feminino de forma integral.  "Além de valorizar o talento e o protagonismo de um time competente e obstinado, investimos em programas de prevenção, em pesquisas e em serviços voltados para o público feminino. Isso é parte importante do nosso modelo de negócio”, diz.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica

Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina.  A companhia, que possui mais de 66 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 87 hospitais, 77 pronto atendimentos, 331 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp