25/03/2024 às 11h09min - Atualizada em 26/03/2024 às 00h00min

Cinco Dicas Essenciais para Liderar Centros de Serviços Compartilhados com Sucesso

Max Carneiro, conselheiro da ABSC, compartilha a essência da liderança eficaz em CSCs, focando em equilíbrio, diversidade, agilidade, cultura forte e visão estratégica para promover inovação e eficiência operacional

Rodrigo Bauso
KR2 Comunicação
Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC)

No dinâmico mundo dos negócios de hoje, os Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) desempenham um papel crucial na promoção da eficiência operacional e inovação. Max Carneiro, conselheiro da Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC) e Superintendente do Centro de Serviços Compartilhados da SABESP, compartilha perspectivas valiosas para navegar com sucesso nos desafios de liderança nesses ambientes complexos.

Delineando o Caminho para a Liderança Eficaz:

1. Equilíbrio de Expectativas: É fundamental equilibrar as expectativas de todos os stakeholders, desde a alta direção até os membros da equipe. Entender e atender a essas demandas diversas promove um ambiente harmonioso e produtivo.

2. Valorização da Diversidade: A diversidade na equipe não é apenas um desafio; é uma oportunidade rica. Encorajar um ambiente que promova a colaboração, inovação e comprometimento é chave para desbloquear o potencial de sua equipe.

3. Agilidade e Adaptabilidade: Em um mercado que evolui rapidamente, a capacidade de ser ágil e adaptar-se às novas tendências e tecnologias é crucial. Isso assegura que o CSC permaneça competitivo e à frente das mudanças do setor.

4. Cultura Organizacional Forte: A construção da cultura do CSC é um pilar crítico de sucesso para a construção de um ambiente corporativo que estimule e proporcione engajamento, senso de propósito e inovação componentes essenciais para que o CSC performe como uma estrutura que contribua para o atingimento dos objetivos estratégicos do negócio.

5. Liderança Estratégica: Exercer uma liderança que é ao mesmo tempo visionária e prática é fundamental. Ter uma visão clara, enfrentar desafios com coragem e guiar a equipe com determinação são aspectos essenciais para moldar o futuro da organização.

“Liderar um Centro de Serviços Compartilhados é uma jornada complexa que requer habilidade, visão e adaptabilidade”, reforça Carneiro. “Estas cinco dicas essenciais fornecem um guia prático para líderes atuais e aspirantes que buscam promover um ambiente de trabalho eficaz, inovador e colaborativo”, conclui.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp