25/03/2024 às 13h07min - Atualizada em 26/03/2024 às 00h00min

Seguros de automóveis nos EUA seguem em tendência de alta e de baixa no Brasil

BRZ Insurances dá dicas para imigrantes que vivem em território americano economizarem

Mariana Garrett Paker Rodrigues
FreePik

No Brasil o valor do seguro de automóveis está com uma tendência de queda. O Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA) atingiu em fevereiro o valor de 5,8%, o que significa um aumento de 3,6% com relação ao mês anterior e uma redução de 13,4% nos últimos 12 meses. Já o imigrante latino que precisa contratar seguro de automóvel nos EUA precisa desembolsar em 2024. O prêmio do seguro auto aumentou quase 21% nos últimos 12 meses, de acordo com os novos dados do Consumer Price Index divulgados em março deste ano. O aumento nas apólices de seguro auto contribuiu sozinho com meio ponto percentual para a taxa de inflação geral de 3,2% de fevereiro deste ano. Essa é a primeira vez, desde 1976, que os prêmios aumentam nessa proporção. 

“É um cenário complexo e há diferenças entre estados, entre o perfil do segurado, como gênero e histórico de sinistros, mas ainda assim a maioria percebe que há um aumento”, resume Tiago Prado, CEO da BRZ Insurance. “Aumenta a necessidade de que o imigrante esteja bem informado e conheça as opções disponíveis para fazer a escolha mais acertada”, recomenda.

Os motivos são variados, como os impactos que vieram com a pandemia de Covid-19. Outro fator é a crescente tecnologia nos automóveis, o que eleva os custos de reparos. A produção de autopeças tornou-se mais cara, assim como a mão de obra especializada devido à sua escassez. Além disso, os carros estão cada vez mais tecnológicos, com peças específicas mais caras e sofisticadas, como microchips.

A maior frequência dos acidentes de carro, muitas vezes causados por comportamentos de direção menos prudentes, têm levado a um aumento nos prêmios de seguro. Os custos médicos também subiram devido à gravidade dos acidentes. Além disso, a incidência de desastres naturais, provocados pelas mudanças climáticas, tem impactado significativamente.

Pelo lado das seguradoras, estão registrando perdas maiores em sinistros de colisão e mais ações judiciais, o que afeta os custos e impacta no valor cobrado do consumidor. O repasse de custos médicos crescentes resulta diretamente em apólices mais caras.

Com a missão de proteger o sonho de cinco milhões de imigrantes latinos nos EUA, a BRZ Insurance listou cinco dicas para ajudá-los a buscar a melhor alternativa.

  1. Pesquisar. O consumidor não deve se contentar com a primeira cotação de seguro que receber e sim comparar os preços de várias seguradoras para encontrar a melhor opção.
  2. Agrupar Apólices. Agrupar o seguro de automóveis com outras apólices, como seguro residencial ou de aluguel; apólices agrupadas significam mensalidades menores. 
  3. Revisar a apólice. Avaliar as necessidades de cobertura e considerar ajustar as franquias ou limites de cobertura para encontrar um equilíbrio entre proteção e acessibilidade. Revisar o seguro regularmente permite que as coberturas sejam sempre personalizadas para a realidade do momento.
  4. Manter um histórico de direção limpo. Hábitos de condução seguros podem ajudar o consumidor a se qualificar para descontos e prêmios mais baixos. Evitar acidentes e infrações de trânsito pode manter as mensalidades sob controle.
  5. Explorar descontos. Informar-se sobre os descontos disponíveis para fatores como boas notas para estudantes, cursos de direção segura ou programas de seguro baseados no uso.

Sobre a BRZ Insurance

A BRZ Insurance é uma Insurtech focada na comunidade brasileira e latina nos EUA. Operando desde 2017, usa IA para oferecer ao imigrante latino que atualmente reside em solo norte-americano uma gama de serviços de seguros, levando em consideração as exigências de cada cliente à legislação e exigências locais. Com operação no Brasil e nos Estados Unidos, consegue não só conceder atenção e cuidado de acordo com a cultura e os hábitos desse público, mas também levar a solução adequada a cada necessidade em específico, descomplicando o processo de contratação de seguros e democratizando, dessa forma, o seu acesso.

Contato para Imprensa:

Mariana Paker - Tel: (11) 998022864

[email protected]

Rodrigo Ferrari - Tel (11) 996224669

[email protected]


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp