22/03/2024 às 09h34min - Atualizada em 22/03/2024 às 20h13min

Estudos da LongPing High-Tech apontam aumento na incidência de Mancha-de-bipolaris nas lavouras

Material conduzido pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento mostra que de 676 amostras recebidas para análise, 63% apresentaram infestação de Bipolaris maydis e 18% de Bipolaris zeicola

Beatriz Faria
Divulgação LongPing High-Tech

O Brasil apresenta a 14ª maior produtividade de milho e ainda é considerado o terceiro maior produtor do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Só em 2023, a área de milho alcançou cerca de 22 milhões de hectares, com uma produtividade média de 5.900 kg/ha, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Entretanto, a intensificação dos cultivos traz consigo novos desafios, como a maior incidência de doenças como ferrugem-polissora, mancha-de-cercóspora, mancha-de-turcicum, complexo de mancha-branca, e, especialmente, a mancha-de-bipolaris. 

Doenças como a mancha-de-bipolaris, sendo o Bipolaris spp o agente causal, têm apresentado diferentes espécies em campo, como Bipolaris maydis e Bipolaris zeicola. Ambas apresentam sintomas semelhantes, dificultando a distinção. A B. mandys apresenta lesões foliares longitudinais, não sendo perfeitamente delimitadas pelas nervuras, com coloração que evolui de uma clorose ao marrom-necrótico. Já os sintomas da infecção por B. zeicola são manchas circulares a ovais de cor palha, com aneis concêntricos, ou lesões estreitas e alongadas de cor castanha. 

No intuito de entender as doenças predominantes, o time de Pesquisa e Desenvolvimento da LongPing High-Tech, analisou dados do seu laboratório de Fitopatologia, localizado em Jardinópolis, SP. Na análise, foi notado um aumento significativo nas amostras recebidas, de 61 em 2016 para 676 em 2023, permitindo um mapeamento estratégico das doenças que impactam as lavouras de milho no Brasil. Bipolaris maydis e Bipolaris zeicola representaram 63% e 18% dos resultados de campo, respectivamente.

Especializada em desenvolver soluções avançadas para os desafios agrícolas, a Forseed oferece híbridos tecnológicos que se destacam por sua tolerância às doenças, incluindo a mancha-de-bipolaris. Produtos como o FS552, FS615 e FS575, presentes em seu portfólio, atendem à demanda por resistência genética, tratamento de sementes avançados e tecnologias de cultivo, e ainda representam uma resposta eficaz para preservar a saúde das lavouras e assegurar a continuidade da produção alimentar no Brasil.

A dedicação da Forseed em proporcionar soluções inovadoras e eficazes, aliada à expertise da LongPing High-Tech, demonstra um comprometimento integral em enfrentar os desafios agrícolas, consolidando sua posição como uma parceira essencial para a sustentabilidade do setor no País. 

 

Sobre a LongPing High-Tech

A LongPing High-Tech é uma empresa do Grupo CITIC e está entre as três maiores em participação do mercado brasileiro da safrinha. Seu portfólio, resultado de investimentos constantes em pesquisa e tecnologia, inclui híbridos que oferecem estabilidade, alto potencial produtivo e atendem com agilidade às necessidades do agricultor. Suas marcas Morgan, Forseed e Tevo são reconhecidas no mercado pela excelência em produtos, tecnologia e suporte técnico.

Atendimento à imprensa:
[email protected]
Beatriz Faria – (11) 98911-4512
Andrea Natali – (11) 99232-0553
RPMA Comunicação
Tel.: 11 5501-4673
www.rpmacomunicacao.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp