22/03/2024 às 12h34min - Atualizada em 22/03/2024 às 20h02min

Autismo em pauta: 6ª edição do RIO TEAMA começa na sexta-feira (22)

Evento já conta com 500 inscritos e segue até domingo (24), no Rio Othon Palace, em Copacabana (RJ)

Com assessoria
Divulgação
Com mais de 600 inscritos começa, nesta sexta-feira (22/03), a  6ª edição do Seminário RIO TEAMA - Autismo tem tratamento. O evento, já tradicional, se firmou como um dos maiores eventos sobre autismo do país e reúne grandes nomes da medicina e da comunidade TEA. O público, também diverso, engloba pais, familiares, profissionais da saúde e da educação. As inscrições ainda estão abertas e é possível também participar de forma on-line. 

Organizadora do evento, Andrea Bussade é presidente do Instituto RIO TEAMA e mãe do Gabriel, autista não verbal de 24 anos. Ela ressalta que o evento antecede o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril) e tem como objetivo disseminar conhecimentos atualizados sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Trazemos palestrantes de renome nacional e internacional para debater terapias, tratamentos, medicamentos, educação inclusiva, manejo de comportamento agressivo, sexualidade e controle de qualidade nas terapias incluindo não apenas as crianças, mas adultos e idosos com o diagnóstico”, completa. 

"Começamos esse encontro em 2018 e sempre batemos recorde de público. É um seminário baseado na ciência e que reúne os principais nomes do país. Sou mãe de autista há mais de duas décadas e fico muito feliz em ver pessoas do país todo reunidas em busca da troca de conhecimento. Este é o maior evento do Brasil devido à credibilidade que ele tem", completa Bussade.

Desfile e show de Gilmelândia na pré-abertura
No Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em todo o mundo em 21 de março, o seminário vai realizar um desfile inclusivo de pessoas com TEA e Síndrome de Down, premiação para show de talentos e  também um show com a cantora Gilmelândia, conhecida como Gil, que foi vocalista da Banda Beijo de 1998 a 2001. Gil é tia de autista e também fala sobre como a música foi fundamental no tratamento do sobrinho Rafael. A apresentação está marcada para às 19 horas. 

Programação repleta de referências 
A abertura do seminário contará com a participação do autor, diretor e escritor Thiago Picchi, que também é filho da atriz Elizabeth Savala e descobriu que era autista já na fase adulta, aos 47 anos, em 2023. Na época, Thiago contou que foi incentivado a falar sobre o próprio diagnóstico após os relatos públicos da atriz Letícia Sabatella. Além de TEA, ela descobriu que possui TDAH e superdotação. 

No sábado (23/03), o Dr. Alysson Muotri será responsável pelo painel: “Modelagem com organoides cerebrais e aplicações terapêuticas”. Formado em Ciências Biológicas pela Unicamp, ele também é doutor em biologia genética pela USP e atua em temas como a reversão de alterações morfológicas e funcionais em neurônios derivados de indivíduos com autismo. Sua pesquisa abre novas perspectivas para o desenvolvimento de tratamentos e medicações para pessoas com TEA.

No domingo (24/03) pela manhã, Marcos Petry, do canal Diário de um Autista do YouTube promete emocionar a plateia com suas músicas e sua palestra: “Autismo na visão de um autista”. Marcos é músico, escritor e tem rodado o país com suas palestras. No YouTube acumula mais de 169 mil inscritos e no Instagram, mais de 100 mil seguidores. Pós graduado em Transtorno do Espectro Autista pelo Child Behavior Institute of Miami em 2019, está na fase final do Mestrado em Psicopedagogia, pela Universidad Europea del Atlantico. Músico e poliglota, fala seis idiomas: Alemão, Inglês, Catalão, Italiano, Sueco e Espanhol. Atualmente estuda o Francês.

Na tarde de domingo, a jornalista Amanda Ramalho comanda a palestra “Amanda no Espectro – diagnóstico tardio e podcast”. Comunicadora nascida no Capão Redondo, periferia de São Paulo, ela  cursou jornalismo e trabalhou na TV aberta por 8 anos e em rádio por mais de 15 anos. Hoje comanda os podcasts “Esquizofrenoias”, “Chá das 4:00” e “20 músicas”. O diagnóstico de TEA só aconteceu pra ela em 2022, aos 36 anos de idade. 


Para conferir a programação completa, acesse: 
https://seminariorioteama.com.br/rio-de-janeiro-2024/

Serviço: 
6ª Edição - Seminário Rio TEAMA 2024
Data: 22 a 24 de março 
Local: Rio Othon Palace - Copacabana (RJ) 
Inscrições: https://seminariorioteama.com.br/rio-de-janeiro-2024/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp