21/03/2024 às 17h20min - Atualizada em 22/03/2024 às 00h08min

Finais do Zabbix Innova Challenge no México destacam inovação e talento estudantil

Além das certificações Zabbix, a equipe vencedora terá o privilégio de participar da Zabbix Conference LatAm 2024, que ocorre em São Paulo, em junho. Ao todo, a iniciativa premiou estudantes com mais de 70 bolsas educacionais.

Patrícia de Siqueira Lima
Divulgação/ Equipe vencedora do Desafio

Março de 2024 – As finais do Zabbix Innova Challenge, organizadas pela Fundación Para Desarrollo Digital y Conocimiento Abierto (DEDICA) e patrocinada pela Zabbix LatAm, foram realizadas de 14 a 16 de março na Cidade do México. O Hackathon reuniu 125 estudantes de diversas universidades do México no Instituto Tecnológico Nacional do México, Campus Iztapalapa.
Durante três dias intensos, os participantes mergulharam no desenvolvimento de projetos inovadores utilizando a ferramenta Zabbix. O evento contou com a presença de estudantes de 19 universidades de diferentes regiões do país, marcando um momento significativo para a comunidade acadêmica e tecnológica mexicana.
Miguel Ángel Acosta, chefe do departamento de Sistemas de Computación do Tecnológico en Iztapalapa, destacou a importância da iniciativa para o crescimento acadêmico e profissional dos estudantes. "Temos a participação de estudantes de toda la zona centro do país, sul e sudeste, de Chiapas, Guerrero, Quintana Roo, Oaxaca, Puebla, Estado do México e Cidade do México", comentou Acosta.
Os projetos apresentados abordaram uma variedade de atividades, desde visualização de dados até cibersegurança e aplicação prática em empresas locais. Destacou-se também o apoio ao sistema de biodigestor do Instituto Tecnológico de Iztapalapa, demonstrando a versatilidade e o impacto positivo das soluções baseadas em Zabbix.
Para Manuel Haro, presidente da Fundação DEDICA, o evento representa uma oportunidade única para o desenvolvimento profissional e a inovação tecnológica. "As tecnologias de código aberto oferecem alternativas para o desenvolvimento profissional do nosso talento e até mesmo a possibilidade de criar novos líderes em inovação tecnológica.", afirmou Haro.
Além das competições e do desenvolvimento de projetos, os participantes também tiveram acesso a mentorias especializadas e palestras inspiradoras sobre tecnologia, modelos de negócios e as funcionalidades avançadas do Zabbix.
No evento de abertura, Fernanda Moraes, Communications & Marketing da Zabbix para a América Latina, enfatizou a missão da empresa em apoiar iniciativas educacionais como o Zabbix Innova Challenge. "Desenvolver projetos educacionais é parte da essência colaborativa que trabalhamos em nosso modelo de negócios, algo fundamental para apoiar o desenvolvimento da comunidade tecnológica", declarou.
Desde o estabelecimento do escritório da Zabbix no México, a empresa tem fortalecido sua colaboração com a comunidade acadêmica por meio de bolsas de estudo e treinamentos especializados. Luciano Alves, CEO da Zabbix na América Latina, ressaltou a importância da educação e da democratização da tecnologia. "A educação é parte fundamental da cultura colaborativa que apoiamos para a democratização da tecnologia e patrocinar projetos como esse é um movimento importante para nós", afirmou.
Ao todo, o Zabbix Innova Challenge premiou estudantes com mais de 70 bolsas educacionais para os 3 melhores projetos selecionados em cada uma das 4 verticais, incluindo formações completas em Zabbix Certified User, Zabbix Certified Specialist e Zabbix Certified Professional. O investimento realizado pela Zabbix para o desenvolvimento de talentos tecnológicos representa, aproximadamente, USD 80.000.
A equipe vencedora do Hackathon, denominada "AquaJet" e composta por estudantes do Instituto Tecnológico Superior del Occidente del Estado de Hidalgo (ITSOEH), destacou-se com o projeto "Monitoreo de Energía en un Edificio Inteligente" na vertical "DESARROLLO DE LA CAPA VISUAL DE ZABBIX: DASHBOARD & WIDGETS". Os membros da equipe são Cira Yesenia Martínez Hernández, Fernando García Moreno, Angela Victoria Gonzalez García, Victor Jesus González Valencia, Jesús Arturo Díaz Isidro e Yuritzi Aislin Valenzuela Felipe.
Além das certificações Zabbix, a equipe vencedora terá o privilégio de participar da prestigiosa Zabbix Conference LatAm 2024, que ocorre em São Paulo, Brasil, em junho,representando o talento e a inovação mexicanos no cenário internacional.
Para mais informações sobre o Zabbix Innova Challenge e futuras iniciativas, visite www.zabbix.com.br.

Sobre a Zabbix
A Zabbix SIA é criadora de uma das principais ferramentas de monitoramento de redes, servidores e serviços. Além disso, a empresa desenvolve diversos produtos, como soluções turn-key, consultoria, suporte técnico 24 horas por dia durante 7 dias por semana e treinamento profissional multinível. Desde setembro de 2020 possui escritório LatAm, atendendo o Brasil, México, Colômbia, Argentina e Chile.
Veja mais informações em www.zabbix.com.br

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp