21/03/2024 às 18h43min - Atualizada em 22/03/2024 às 00h05min

Treinamento de equipe: qual a importância e como aplicar?

Seja para alavancar a produtividade ou para melhorar a qualidade dos processos operacionais, os benefícios de uma prática contínua são expressivos

Redação
Divulgação
Treinamentos de equipe são essenciais para qualquer organização. Seja para alavancar a produtividade, para melhorar a qualidade dos processos operacionais, ou, então, ter um foco no crescimento individual dos funcionários e funcionárias, os benefícios de uma prática contínua e consistente de treinamentos são inegáveis.

Ainda assim, é comum que gestores ou gestoras tenham dúvidas na hora de implementar programas de capacitação em suas empresas. Como reconhecer a necessidade de qualificar colaboradores? Por onde começar? Que tipo de treinamentos elaborar e executar?

Graziele Caloni, coordenadora de vendas do Atendimento Corporativo do Senac São Paulo, explica que a decisão sobre onde começar os treinamentos pode depender de vários fatores, incluindo necessidades específicas da organização, a cultura empresarial e os objetivos de aprendizagem. “Geralmente, é uma boa prática começar com áreas ou equipes que têm maior impacto nos resultados da empresa ou que enfrentam desafios críticos”, pontua.

Entre os sinais de que talvez seja hora para um treinamento, Caloni afirma que eles podem variar entre os menos óbvios, que dependerão da sensibilidade de cada gestor, até os mais aparentes, como desempenhos abaixo do esperado. Para a coordenadora, observar atentamente os sintomas de que uma equipe precisa de treinamento é crucial para garantir que o desenvolvimento e a evolução dos colaboradores aconteçam na hora certa.

Quem elabora os treinamentos?

Um outro momento que pode suscitar dúvidas diz respeito à concepção dos treinamentos. Graziele comenta que não existe uma regra fechada sobre quem deve ser o responsável por criá-los: essa é uma tarefa que também pode variar de empresa para empresa, dependendo da estrutura e da cultura organizacional de cada uma. “A responsabilidade pela elaboração dos treinamentos pode ser compartilhada entre várias partes. Na maioria dos casos, a colaboração ocorre entre o departamento de recursos humanos, lideranças diretas dos funcionários e especialistas na área de treinamento e desenvolvimento”, diz.

O que é indiscutível, no entanto, é a importância de que os próprios funcionários participem desse processo. “É fundamental contar com a participação de toda a equipe na elaboração de treinamentos. A inclusão dos colaboradores no processo de desenvolvimento de treinamentos, conhecida como abordagem participativa ou colaborativa, traz uma série de benefícios para além do próprio treinamento que será aplicado”, destaca.

Promoção de bem-estar

Como se vê, qualificar os funcionários por meio de treinamentos internos é uma prática crucial para o sucesso de uma empresa. Essa abordagem tem uma série de implicações positivas que afetam diretamente o desempenho organizacional, assim como a satisfação dos colaboradores.

“Treinamentos internos podem contribuir significativamente para o bem-estar dos funcionários de diversas maneiras. Quando implementados de maneira eficaz, esses treinamentos não apenas melhoram as habilidades e competências profissionais, como também impactam positivamente o ambiente de trabalho. Em outras palavras, promove-se o bem-estar geral do colaborador ao mesmo tempo que o seu desenvolvimento profissional”, conclui Caloni.

O Atendimento Corporativo do Senac São Paulo também realiza treinamentos por meio de workshops, oficinas e palestras, além de cursos livres, técnicos, de extensão universitária, graduação e pós-graduação. Conheça as áreas, as soluções e os serviços no site.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp