21/03/2024 às 19h24min - Atualizada em 22/03/2024 às 00h00min

No Dia Mundial do Elevador, multinacional comemora 15 décadas de avanços tecnológicos

Desenvolvendo soluções de mobilidade urbana avançadas, a Atlas Schindler prioriza a segurança aprimorada, conectividade Inteligente e sustentabilidade em seus elevadores

Atlas Schindler
Atlas Schindler

Celebrado em 23 de março, o Dia Mundial do Elevador é um momento para reconhecer a trajetória impressionante dessa tecnologia essencial na vida moderna. Desde suas origens com equipamentos mais simples, até os sistemas inteligentes e conectados de hoje, os elevadores percorreram uma jornada fascinante, moldando cidades, impulsionando a arquitetura e transformando a maneira como se vive e trabalha.

Uma trajetória de inovação

A história dos elevadores remonta à antiguidade, com as primeiras versões utilizando sistemas rudimentares de cordas e roldanas. No entanto, foi no século XIX que a tecnologia deslanchou, com a invenção do elevador hidráulico. Essa inovação proporcionou segurança e confiabilidade inéditas, abrindo novos caminhos para a construção civil.

Ao longo do século XX, os elevadores continuaram a evoluir, incorporando motores elétricos, sistemas de controle mais sofisticados e materiais mais resistentes. A introdução de elevadores panorâmicos também revolucionou a estética das cidades, oferecendo vistas deslumbrantes e criando pontos de referência.

A Atlas Schindler, líder nacional em transporte vertical, tem sido pioneira no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para elevadores. Destaca-se sua preocupação com a segurança aprimorada, garantindo um embarque e desembarque mais seguros e eficientes com sistemas como o Schindler Ahead e o Schindler PORT Technology. A empresa prioriza a conectividade inteligente, utilizando a plataforma IoT para conectar elevadores à nuvem, o que permite um monitoramento remoto e otimização do desempenho

Mais que transporte vertical

Os elevadores são mais do que apenas meios de transporte vertical. Eles são elementos essenciais da vida moderna, impactando a arquitetura, a economia e a sociedade como um todo.

“Os elevadores desempenham papéis cruciais em diversas áreas da vida moderna. Na arquitetura, eles possibilitaram a construção de arranha-céus e edifícios imponentes, contribuindo para redefinir o panorama urbano. Na economia, facilitam o fluxo de pessoas e bens em ambientes comerciais e industriais, resultando em maior produtividade e eficiência. Além disso, na sociedade, promovem a acessibilidade e a inclusão, permitindo que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida se locomovam com facilidade, tornando os espaços mais acessíveis e inclusivos”, avalia Rodrigo Lameiras, diretor da Atlas Schindler.

O futuro dos elevadores

A indústria de elevadores está em constante evolução, com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras como inteligência artificial, machine learning e Internet das Coisas (IoT). Essas tecnologias prometem elevadores ainda mais inteligentes, eficientes e seguros, prontos para atender às demandas do futuro.

"O Dia Mundial do Elevador representa não apenas uma celebração da tecnologia que transformou nossa forma de viver e trabalhar, mas também uma oportunidade para refletirmos sobre o futuro dessa inovação. Na Atlas Schindler, estamos comprometidos em fornecer segurança, conectividade e sustentabilidade em nossos elevadores, garantindo que continuemos a moldar o cenário urbano de maneira responsável e inovadora", destaca Lameiras.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp