21/03/2024 às 13h45min - Atualizada em 21/03/2024 às 16h10min

Elanco Saúde Animal discute sanidade e nutrição para bovinos no Novos Enfoques 2024

A empresa apoiará a participação de cerca de 300 profissionais técnicos, veterinários e zootecnistas no evento. Considerado como uma das principais iniciativas de atualização científica da bovinocultura nacional, o evento ocorre nos dias 21 e 22 de março, em Uberlândia (MG), sob patrocínio Master da Elanco

Luciana Santos Tardioli
https://www.elanco.com/pt-br
Divulgação - Elanco
Estimativas apontam para um aumento global do consumo de proteína animal em 90 milhões de toneladas métricas na próxima década, segundo dados da organização global World Food Programme (WFP)*. E o Brasil é chave na resposta a esta demanda, essencial ao combate à insegurança alimentar no mundo. Por isso, a busca por soluções capazes de aumentar a produtividade do rebanho de corte e de leite tem motivado pesquisas e o desenvolvimento de novos produtos com foco no modelo de produção brasileiro, nos campos sanitário e nutricional. “No primeiro, a adoção de estratégias para o controle parasitário integrado, capaz de combater simultaneamente carrapatos, vermes redondos e larvas de mosca é fundamental; e no segundo, o uso correto de aditivos melhoradores de desempenho tem se mostrado eficaz para aumentar a produtividade sem exigir mais recursos naturais, como terra ou água, e elevar a imunidade e ganho de peso do animal, ainda jovem, bezerro”, diz Matheus Marinho, gerente de Marketing da divisão de negócios Ruminantes da Elanco Brasil. 

Segundo Matheus, os gastos com protocolo sanitário na fazenda tendem a abranger de 3% a 5% dos custos da produção, o que é pouco, considerando que perdas econômicas por conta da incidência de parasitos, no Brasil, podem atingir cerca de U$ 14 bilhões/ano.  O executivo enfatiza ainda a importância do olhar do produtor para a prevenção de doenças já no bezerreiro, etapa que, sobretudo na pecuária leiteira, determina o futuro e performance da fazenda. 

Por isso, técnicas e condutas para o controle parasitário no rebanho de corte e leite, na pecuária extensiva ou no confinamento, para o protocolo nutricional e de cuidados profiláticos e terapêuticos no bezerreiro serão destaques da participação da Elanco ao longo da 26ª edição do Novos Enfoques, uma das principais iniciativas de atualização científica da bovinocultura nacional, organizado em Uberlândia (MG) pela Conapec Jr, Consultoria Agropecuária, e pela UNESP de Botucatu (SP), sob a idealização do pesquisador José Luiz Moraes Vasconcelos (FMVZ-UNESP-Botucatu). Além disso, O evento ocorre nos próximos dias 21 e 22 de março, reunindo diversos palestrantes internacionais sob o patrocínio Master da Elanco, que subsidiará a participação de cerca de 300 profissionais de diferentes regiões do país nos dois dias da programação. 

“Tem muita coisa acontecendo na esfera do controle parasitário, do cuidado com bezerras de leite e do acompanhamento nutricional para rebanho bovino de corte e de leite. Mas é preciso que o produtor esteja atento ao que deve determinar sua conduta no manejo diário. O aumento da produtividade, com sanidade, bem-estar e segurança para o animal, sem exigir o consumo de mais recursos naturais é exemplo de algo que tem que estar no radar da fazenda, em alinhamento com as premissas da pecuária sustentável. Por isso, para que os profissionais estejam atualizados sobre o que existe de mais novo, estamos levando centenas de técnicos, veterinários e zootecnistas ao evento”, diz Matheus.

“O objetivo do Novos Enfoques é disseminar conhecimentos qualificados na pecuária de corte e de leite, viabilizando o acesso de produtores, estudantes e profissionais a um extenso repertório de informações e soluções do segmento. Por isso, a participação da Elanco, discutindo protocolos integrados, para a nutrição e sanidade animal, é tão relevante”, diz o pesquisador José Luiz Moraes Vasconcelos, idealizador do encontro.  

Pesquisa e desenvolvimento local
A Elanco apresentará em seu estande soluções do portfólio resultados de pesquisa e desenvolvimento 100% nacional, com time local e parceria com universidades. Um destes produtos é o Zimprova™, aditivo nutricional cujo princípio ativo, a narasina, tema de estudo capa do Journal of Animal Science (JAS), se administrada corretamente e aliada a um pasto de qualidade, pode fazer com que a fazenda de corte produza até 1,1 arroba a mais por animal ao ano, sem precisar aumentar área ou rebanho. A fase dois do mesmo estudo, divulgada no ano passado, mostrou que o peso final de bezerros filhos de matrizes, suplementadas com a narasina na etapa final da gestação, foi 9kg mais pesado que o do grupo não tratado, resultando em um aumento de 6,7% no peso de desmama.  “São estudos realizados com time de pesquisa local Elanco em parceria com a Esalq/USP, olhando as necessidades do nosso produtor”, diz Matheus.

A equipe Elanco também conversará com os presentes no Novos Enfoques sobre o Programa de Confinamento Elanco, que oferece consultoria exclusiva em gestão, manejo e emprego de soluções de ponta em protocolos sanitários e nutricionais, de forma integrada, a  pecuaristas confinadores do Brasil, com foco no bem-estar animal e na rentabilidade sustentável das fazendas e com base em indicadores e dados científicos, e sobre a campanha “Legado Leiteiro” da Elanco, que apoia e esclarece o produtor de leite sobre como prevenir e tratar problemas comuns no bezerreiro, como  diarreias, pneumonia e a tristeza parasitária bovina (TPB).  O Programa de Confinamento da Elanco tem a parceria de consultorias externas que cumprem uma extensa agenda de treinamentos com técnicos da empresa, um verdadeiro time de peso, para a comunicação em sanidade e nutrição direcionada à terminação intensiva.

No que diz respeito ao protocolo de controle sanitário, a Elanco apresentará no evento, entre outras condutas, estratégias combinadas e multifocais para o combate aos parasitos na fazenda. Uma delas é a que une a administração do carrapaticida AcatakTM Pour On, que livra o rebanho de corte da infestação e espoliação do carrapato bovino, com o Ezatect™, o único do mercado que alia o efeito de três moléculas diferentes que controlam, além do carrapato bovino, vermes redondos e larvas de mosca no gado de corte e leite.
A fórmula do Ezatect™ é exclusiva, fruto de pesquisa Elanco, e reúne as moléculas ivermectina, doramectina e abamectina – cada qual com foco específico em um parasito –, a partir de uma tecnologia de solubilização pioneira que permite ação eficaz, duradoura e com excreção residual rápida (período de descarte), o que vai ao encontro do que o produtor necessita quando o assunto é controle parasitário e produtividade. 

Serviço:
26º Novos Enfoques 
Datas: 21 e 22/03/2024
Local: Centro de Convenções Center Shopping – Uberlândia (MG)
Informações sobre programação: https://conapecjr.com.br/novos-enfoques-2024

Referência
* A global food crisis | World Food Programme (wfp.org)
 
Sobre a Elanco 
A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN) é líder global no setor de saúde animal e se dedica a inovar e fornecer produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e animais de estimação, agregando valor ao trabalho de produtores, tutores, veterinários e da sociedade como um todo. Com quase 70 anos de tradição no setor, estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a melhorar a saúde dos animais sob seus cuidados, além de causar um impacto significativo em nossas comunidades locais e globais. Na Elanco, somos movidos por nossa visão – Alimento e Companheirismo enriquecendo a vida – e nossa estrutura de responsabilidade social – Elanco Healthy Purpose – tudo para melhorar a saúde dos animais, das pessoas e do planeta

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 
Elabore Estratégia
Gisele Berto [email protected] – (11) 97016-4446
Luciana Tardioli [email protected] - (11) 97350-6928 
Vanessa Costa [email protected] - (11) 98584-1072

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp