21/03/2024 às 11h42min - Atualizada em 21/03/2024 às 16h08min

RaiaDrogasil melhora eficiência operacional com solução de Maturidade Ágil da Objective

A parceria tem como benefício a economia na orquestração e escala na automação de processos com governança e segurança

Objective
Vianews
Divulgação Objective

A RD – RaiaDrogasil apresenta resultados significativos obtidos em sua jornada de crescimento na Maturidade Ágil em parceria com a Objective — multinacional brasileira especializada na transformação de negócios e experiências digitais. A parceria, que teve início em janeiro de 2022, envolveu mais de 500 profissionais, destacando a importância da abordagem ágil na evolução dos squads de desenvolvimento.

Maturidade Ágil é a capacidade que uma empresa possui para adotar e aplicar requisitos, relacionados aos seus valores, práticas e processos, com a finalidade de tornar-se mais rápida e entregando mais qualidade e valor aos clientes e demais atores da cadeia.

O case conquistou o primeiro lugar na premiação de agilidade do evento Agile Trends 2024 – categoria “Transformação”. A parceria com a Objective, reconhecida no evento, impactou mais de 500 pessoas e reforça o resultado positivo da colaboração estratégica. O principal objetivo do projeto foi elevar a Maturidade Ágil dos squads de desenvolvimento da RD e contou com o apoio do Kanban Maturity Model (KMM) e da ferramenta Maturity Card Game, desenvolvida pela Objective.

A jornada de avanço na maturidade ágil buscou superar os desafios de eficiência e eficácia dos squads com a diminuição do Lead Time, redução do retrabalho, aumento da previsibilidade e priorização, reconhecimento da capacidade e dos recursos, visibilidade do progresso e resultados, e alinhamento com a área de negócios.

O Maturity Card Game é um jogo desenvolvido para ajudar as empresas a identificarem seu estágio de maturidade, de modo dinâmico, gerando uma lista de ações priorizadas para evoluir a maturidade e aumentar a produtividade. O jogo pode ser aplicado tanto para equipes de desenvolvimento quanto em áreas de negócio que buscam maior produtividade e eficiência.

A evolução da maturidade trouxe benefícios tangíveis, como a redução significativa do Lead Time (160 dias em 2022 para 74 dias em 2023) e aumento do Throughput mensal (115 features em 2022 para 278 features em 2023). “Além desses resultados, a participação dos canais digitais na receita total da companhia cresceu de 5% em 2021 para 16% em 2023”, destaca Vaner Teixeira, gerente executivo de Agilidade da RaiaDrogasil.

Essa jornada de evolução, em parceria com a Objective, contou com a participação de 90 times. “O principal objetivo do projeto foi elevar a maturidade para melhorar a eficiência e eficácia dos squads, reduzindo o Lead Time, retrabalho e melhorando as estimativas. A integração com as áreas de negócio, a participação dos clientes nas definições e a geração de visibilidade do progresso foram metas fundamentais “, explica Jorge Sellmer, CRO da Objective.

Histórico
Após conhecer o trabalho da Objective no Agile Trends de 2022, a RD adotou o Maturity Card Game, inicialmente em formato físico. A transição para o formato on-line otimizou a execução, reduzindo o tempo médio para 1h30 e aumentando a cadência para bimestral. A gamificação, inspirada no universo Marvel, trouxe engajamento e novas conquistas.

“Superar os obstáculos para avançar na Maturidade Ágil exigiu um comprometimento sério da RD, desde 2021. Inicialmente, o uso do KMM trouxe desafios, como convencer as partes interessadas sobre a importância da iniciativa e priorizar as atividades no dia a dia, que foram obstáculos cruciais e que superamos”, reforça Vaner.

Aprendizados
A abordagem binária (“Fazemos ou Não Fazemos”) foi essencial para trazer transparência e foco na evolução. O uso prático do Maturity Card Game e a gamificação aumentaram a adesão e melhoraram a convivência entre os membros dos times.

Com o sucesso inicial, também chegaram novos desafios, destacando a necessidade de ajustar o modelo RD para acompanhar o crescimento. “Realizamos a mudança para um planejamento quadrimestral e a implementação do OKR corporativo, possibilitando mais agilidade e foco nos resultados da empresa. A parceria entre a RD e a Objective demonstra como as iniciativas de Maturidade Ágil podem contribuir para a eficiência operacional e os resultados financeiros”, conclui Vaner.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp