20/03/2024 às 11h59min - Atualizada em 21/03/2024 às 16h07min

Dados da Neogrid revelam aumento no consumo de proteínas veganas e vegetarianas no Brasil

Outros produtos acabam também impulsionados pelo crescimento da categoria, como pães, ovos, enlatados e conservas, verduras, além de goma de tapioca, grão de bico e gergelim

Por assessoria de imprensa
Divulgação

São Paulo, março de 2024 - No Dia Mundial Sem Carne, celebrado hoje (20), dados da Horus, marca da Neogrid, revelam um aumento significativo no consumo de proteínas veganas ou vegetarianas no Brasil. A análise referente ao ano de 2023 mostra que a incidência dessa categoria de produtos nas notas fiscais aumentou 7,4% em relação a 2022 e o tíquete médio girou em torno de R$ 26,18, com uma média de 1,5 item por compra.

Os dados da Horus/Neogrid apontam que a linguiça e os defumados veganos apresentaram os tíquetes médios mais altos no ano passado, com R$ 33,07 e R$ 32,34, respectivamente. “Esse cenário sugere que os consumidores estão dispostos a pagar um preço mais elevado por esses itens específicos devido à qualidade percebida, ao sabor diferenciado ou valor agregado”, afirma Anna Carolina Fercher, head de Customer Success e Insights da Horus.

Segmentos como empanados vegetarianos congelados, quibe vegano congelado e hambúrguer vegetariano ou vegano também registraram um aumento notável na incidência em 2023, com um crescimento médio de 9,5 pontos percentuais na comparação com o ano anterior.

Ao longo do ano passado, de acordo com a Horus/Neogrid, outros itens também acabaram impulsionados pelo crescimento do consumo de proteínas de origem vegetal. São eles: pães, enlatados e conservas, verduras, além de goma de tapioca, grão de bico e gergelim. O ovo também figura na lista dos produtos mais correlacionados à compra de proteína vegetal pelos consumidores brasileiros.

“Por meio de um mapa de cruzamento de categorias, observamos que o consumo de proteína vegetal fomenta o de outras não tão frequentes para o shopper médio, como gergelim, grão de bico e leites vegetais.  Os dados da Horus/Neogrid não apenas indicam uma mudança no comportamento do shopper, como também sinalizam oportunidades para empresas e marcas em um segmento em franca ascensão no mercado de alimentos e bebidas do país”, conclui a executiva.

Sobre a Neogrid

A Neogrid é uma empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo. Há 24 anos no mercado, construiu um ecossistema de dados e negócios que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo. Com cases de sucesso em empresas de grande porte, tem como principal objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas.  https://www.neogrid.com/

Informações da Neogrid à Imprensa

RPMA Comunicação

[email protected]

Sofia Andreassa - (11) 99183-5814

João Ribeiro - (11) 98151-3704

Fabiano Oliveira - (11) 99287-5957


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp