20/03/2024 às 14h54min - Atualizada em 21/03/2024 às 16h07min

Tokenização NFTs de CPR Verde promete revolucionar mercado de ativos ambientais

Plataforma promove inovação tecnológica no segmento ESG e Sustentabilidade, trazendo benefícios ambientais e abrindo novas possibilidades no mercado nacional e internacional de títulos verdes

Thiago Santos
plataforma.brcarbono.com.br
Foto: Freepik
Em um mundo cada vez mais consciente da importância da preservação ambiental, iniciativas inovadoras como a Cédula de Produtor Rural (CPR Verde) ganham destaque. No Brasil, uma ação pioneira é o lançamento da tokenização de CPR Verde em uma plataforma inovadora no mercado, trazendo tecnologia blockchain e o primeiro Painel de Transparência com acesso ao público em geral. O projeto inédito até então no país é da empresa gaúcha Brasil Carbono. 

Regulamentado em outubro de 2021 por meio do Decreto 10.828, o título CPR Verde é  usado para financiar ações de reflorestamento e manutenção de vegetação nativa nas propriedades rurais. É um pagamento pelos serviços ambientais prestados pelo produtor rural, que recebe para manter seus espaços de vegetação. O título CPR Verde tem um mercado estimado de R$30 bilhões até 2025. A Brasil Carbono se destaca pela emissão e comercialização destes títulos. Com um foco em atender empresas e pequenos produtores rurais, a empresa já conta com mais de 70 títulos registrados na B3 e está em processo de registro de mais 60. 

De acordo com especialistas em meio ambiente, a tokenização do CPR Verde representa um avanço significativo no mercado de ativos ambientais. O trabalho da Brasil Carbono de tokenização consiste na transformação desses títulos em NFTs tokens digitais, facilitando sua negociação e aumentando a transparência e liquidez desse mercado. A empresa inova lançando uma plataforma  que conta com um painel de transparência que é único na América Latina até o momento. 

"A tokenização nos permite ter rastreabilidade dos projetos, o que os torna mais confiáveis. Com os tokens NFTs, de qualquer lugar do mundo você vai poder comprar e ver toda a rastreabilidade dos projetos em nossa plataforma, desde os dados do produtor rural, lá no interior do Brasil, até o registro desse ativo na B3. Isso traz segurança para todos: para quem investe e para quem compra esses ativos com objetivo de neutralizar suas pegadas de carbono”, exemplifica Estevão Manuel Aliprandini, diretor da Brasil Carbono. 

Ele reforça que, uma empresa que quer e precisa se posicionar como amiga do meio ambiente, neutralizando suas emissões de CO2, pode agora com um clique na plataforma comprar, neutralizar e ficar em evidência no painel de transparência. “Com a neutralização, a empresa  pode solicitar seu certificado de compensação e seu Selo Verde. Com essa compra, a empresa colabora com a preservação de florestas de vários pequenos produtores rurais em todo Brasil e de todos os biomas. Considerando o ESG das empresas nessa compra, podemos destacar o reflexo ambiental e social, pois ela  colabora com a distribuição de renda em cidades do interior do Brasil, fomentando sua economia, gerando empregos locais e deixando as áreas verdes preservadas”, destaca Aliprandini.

A Plataforma de venda das NFTs de CPR-Verde da Brasil Carbono é fruto da parceria com o pool de investimentos multimercado especializado em blockchain RDG Eco Finance S.A., dirigido pelos empresários Ivan Pinheiro Júnior, presidente do Grupo RDG - Rotas do Garimpo, e Rogério Leal, profissional com vasta experiência no mercado financeiro. A RDG Eco Finance S.A., é responsável por financiar o projeto e desenvolver toda tecnologia da plataforma  onde os tokens são comercializados no endereço http://plataforma.brcarbono.com.br/ priorizando a transparência, segurança e confiabilidade como prioridade do projeto. 

O interessado em adquirir o ativo, ao acessar a plataforma, consegue checar todas as informações de cada área disponível, com todas as certidões e documentos daquela área, dos proprietários e demais questões legais. Também pode checar o ISIN desses ativos no ambiente da B3 (https://www.b3.com.br/pt_br/para-voce) o que permite negociações  internacionais  totalmente seguras. 

“O impacto positivo  ambiental é assegurado pela seleção rigorosa de projetos e monitoramento contínuo, enquanto os retornos financeiros são potencializados pela inovação e acesso global proporcionados pela nossa plataforma", ressalta Rogério Leal, CEO da RDG Eco Finance. 

"Em um mundo onde a preocupação com as mudanças climáticas e a sustentabilidade se tornam cada vez mais urgentes, empresas como a Brasil Carbono desempenham um papel crucial na promoção de soluções inovadoras e viáveis. A tokenização do CPR Verde não é apenas uma tendência, mas sim um passo importante rumo a um futuro mais equilibrado e consciente em relação ao meio ambiente", destaca Estevão Manuel Aliprandini, diretor da Brasil Carbono. 

Para saber mais sobre os títulos NFTs- CPR-Verde, acesse plataforma.brcarbono.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp