21/03/2024 às 09h24min - Atualizada em 21/03/2024 às 16h07min

CTG ABINT lança no Brasil a tradução de norma sobre Geomembranas Lisas e Texturizadas de Polietileno de Alta Densidade (PEAD)

A norma prima pela qualidade de produção das geomembranas de PEAD usadas em aplicações como revestimentos de aterros sanitários, barragens de rejeitos, impermeabilização de solos e estruturas, lagos ornamentais, piscicultura, entre outras

Yara Lucia Provatti de Lima
www.geossinteticos.org.br
CTG ABINT
O Comitê Técnico de Geossintéticos da Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (CTG ABINT) lança com exclusividade no Brasil a tradução em português da Especificação Padrão GRI-GM13 "Métodos de Ensaios, Propriedades de Ensaios e Frequência de Ensaios para Geomembranas Lisas e Texturizadas de Polietileno de Alta Densidade (PEAD)".

De origem norte americana, a norma prima pelo controle de qualidade na fabricação da geomembranas de PEAD usadas em aplicações como revestimentos de aterros sanitários, barragens de rejeitos, impermeabilização de solos e estruturas, lagos ornamentais, piscicultura, entre outras.

Usada como baliza por projetistas, a norma garante a eficiência e o desempenho da aplicação, além de assegurar a durabilidade do produto, o que garante proteção ao meio ambiente e redução de custos.
  
“O feito importante do CTG ABINT foi conseguir que a tradução, realizada e revisada por técnicos do setor, fosse incluída no portal do Geosynthetic Institute e disponibilizada gratuitamente, o que facilita o acesso e amplia a qualidade dos trabalhos realizados pela comunidade e o mercado de geossintéticos no Brasil”, afirma o Dr. Fernando Lavoie, coordenador do CTG ABINT.

Para conhecer a norma, acesse https://geosynthetic-institute.org/specs.htm , procure por GM13 - Test Methods, Test Properties and Testing Frequency for High Density Polyethylene (HDPE) Smooth and Textured Geomembranes, em seguida clique em "TEXTO ESCRITO COMPLETO" para visualizar a tradução em português.


Sobre o CTG-ABINT:  composto por empresas fabricantes e distribuidoras de Geossintéticos no Brasil e associadas à ABINT, o CTG-ABINT tem como objetivo divulgar as aplicações dos Geossintéticos em obras dos segmentos Ambiental, Agronegócio, Construção Civil, Infraestrutura, Mineração, Transporte, entre outros, bem como difundir os conceitos de qualidade a serem observados por fabricantes e usuários, contribuindo para o desenvolvimento mercadológico de forma ética e responsável. Para saber mais acesse www.geossinteticos.org.br

Sobre a ABINT: Fundada em 1991, a Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos tem como objetivo representar, difundir e defender os interesses da indústria brasileira de Nãotecidos e Tecidos Técnicos, promovendo e apoiando o seu desenvolvimento e o crescimento do mercado de aplicações desses produtos, que são fundamentais a diversos e importantes setores da economia do país. Para saber mais acesse www.abint.org.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp