21/03/2024 às 13h58min - Atualizada em 21/03/2024 às 16h07min

No Dia Mundial da Água, Iguá Saneamento lança campanha sobre a importância de utilizar fontes seguras

Atenta ao uso consciente e sustentável dos recursos naturais, companhia reforça compromisso de oferecer água de qualidade e faz alerta para possíveis consequências de fontes alternativas

Maria Fernanda Salla
lamcomunicacao.com
domínio público
– No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Iguá Saneamento lança a campanha “Água: quando se sabe a fonte, é outra história”. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de conhecer a origem da água e como o uso de fontes seguras faz parte de uma rotina de consumo consciente. As iniciativas do Grupo vão alertar para os riscos da água de fontes alternativas, tanto para a saúde, quanto para o meio ambiente. Entre elas estão poços perfurados sem autorização e caminhões-pipa que não estejam a serviço da concessionária. A campanha também ressalta que a água distribuída pelas operações da Iguá passa por processos e controles de qualidade rigorosos, garantindo que é própria para consumo humano.

As iniciativas incluem a veiculação de peças de comunicação e o programa Você no Saneamento, que promove a conscientização e valorização dos serviços prestados, por meio de ações educativas e visitas do público às instalações operacionais da Iguá. Nos próximos dias, as operações da companhia vão intensificar a agenda de visitas nas Estações de Tratamento de Água, com foco principalmente em estudantes da rede pública, para mostrar o funcionamento dessas estruturas e destacar a importância do tratamento adequado para garantir água de qualidade e a preservação dos recursos hídricos.

Talita Caliman, Diretora Executiva de Assuntos Corporativos da Iguá e responsável pelas áreas de Comunicação e Responsabilidade Social, ressalta que mesmo em regiões onde o fornecimento de água já foi universalizado, ainda é comum observarmos a exploração de água de fontes alternativas. “Para garantir o consumo consciente deste recurso natural, entendemos que conhecer a fonte da água, tendo a certeza de que ela tem qualidade e é extraída de forma ambientalmente correta, é tão importante quanto o seu uso na quantidade certa. Ou seja, também precisamos entender de onde a água vem e por quais processos ela passa até chegar potável na nossa casa”, afirma a executiva.

Para ser segura, a água deve atender a padrões de potabilidade, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que garantem que esteja livre de agentes nocivos causadores de doenças como diarreia infecciosa, hepatite, leptospirose, cólera, entre outras. Muitos desses organismos não são visíveis a olho nu.

“Além do tratamento com desinfecção e adição de flúor, realizamos análises laboratoriais periódicas para assegurar que a água esteja própria para consumo humano. Para manter-se saudável, é fundamental consumir água de qualidade e confiável – não só para beber, mas para escovar os dentes, lavar as mãos e higienizar alimentos. Dessa forma, é necessário evitar fontes alternativas, como poços perfurados sem autorização e caminhões-pipa que não estejam a serviço da concessionária”, complementa Péricles Weber, COO da Iguá Saneamento.

As operações da Iguá mantêm um rigoroso controle de qualidade, sendo realizadas em média 155 mil análises de água por mês - somente em 2023, foram feitos mais de 1,8 milhão de testes. Anualmente, divulgam o Relatório de Qualidade da Água, com os dados aferidos, mês a mês, no ano anterior. Além disso, a Iguá investe na expansão das redes de distribuição – que, em 2023, alcançou quase 5 mil km, com 15 mil novas ligações.

Preservação de Recursos Hídricos
Ao longo dos anos, a Iguá tem trabalhado em diversas frentes pelo uso racional dos recursos hídricos. Além da campanha nacional lançada neste ano, a companhia promove todos os anos diversas iniciativas visando mitigar os efeitos da estiagem, além de ações operacionais para manter o abastecimento da população atendida nesses períodos de seca. 

Além de ações locais nas 16 operações do Grupo, a Iguá investe em saneamento com responsabilidade ambiental e segue cumprindo uma rigorosa agenda que contribui para o acesso à água de qualidade e tratamento de esgoto. Junto ao Pacto Global da ONU – aliança de empresas, governos e sociedade civil em prol de um desenvolvimento mais justo e sustentável –, a Iguá participa do Movimento +Água, que busca acelerar a universalização do saneamento e segurança hídrica.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 27 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 16 operações que beneficiam 3 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2023, ranking nacional que avalia a relação com startups. Recebeu duas certificações das normas ISO (International Organization for Standardization) ISO 37001 e 37301 – que abrangem, respectivamente, Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance, reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados nas operações. Ainda em 2023, a companhia alcançou pelo 3° ano consecutivo o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que consagra empresas que alcançam o nível mais alto de qualificação e transparência nos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.
Mais informações para imprensa
Equipe LAM
[email protected]

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp