21/03/2024 às 10h02min - Atualizada em 21/03/2024 às 16h05min

9 Perguntas antes de voltar ao trabalho presencial: Um guia para profissionais e empresas

Fazer determinadas perguntas é fundamental para profissionais e empresas garantirem uma transição suave e bem-sucedida para o 'novo normal' corporativo.

Imprensa
Freepik

Com o avanço da vacinação e a gradual superação dos desafios impostos pela pandemia, empresas em todo o mundo estão repensando seus modelos de trabalho. Uma pesquisa recente realizada pela Catho, envolvendo 774 profissionais de Recursos Humanos (RH), destaca a tendência de retorno ao trabalho presencial e a necessidade de processos adaptativos diante da reavaliação das práticas no pós-pandemia.

Porém, mesmo que o retorno ao trabalho presencial seja uma realidade, profissionais principalmente das novas gerações, afirmam buscar trabalhos home office ou híbrido por conta da busca por um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, além da qualidade de vida. De acordo com Gabriel Gatto, especialista em RH há mais de 16 anos, psicólogo organizacional e top influencer RH, afirma que é preciso fazer algumas perguntas para avaliar este cenário, confira:
 

1. Qual é a abordagem da empresa em relação ao trabalho presencial em 2024?
Segundo a pesquisa, 61% das empresas planejam adotar um regime de trabalho 100% presencial neste ano. "A escolha entre modelos de trabalho deve considerar a natureza das atividades e as necessidades dos colaboradores", destaca Gabriel Gatto, Especialista em Psicologia Organizacional e RH.

2. Como a empresa está se preparando para enfrentar os desafios do retorno ao trabalho presencial?
Os avanços digitais trouxeram novos desafios. É crucial um plano de transição que inclua apoio emocional aos colaboradores. “A adaptação ao presencial pode gerar ansiedade e estresse", alerta Gatto.

3. Quais são as estratégias para a atração e retenção de talentos?
A atração de talentos requer estratégias alinhadas à cultura organizacional. Valorizar a diversidade e oferecer benefícios flexíveis são diferenciais.

4. Como está sendo abordado o desenvolvimento de lideranças?
A liderança precisa ser capacitada para liderar equipes híbridas. O desenvolvimento de habilidades emocionais será cada vez mais um diferencial. 

5. Qual é o papel da tecnologia nos processos de recrutamento?
"A tecnologia deve ser aliada, não substituta. É importante manter a humanização nas etapas presenciais dos processos", sugere Gatto.

6. A empresa oferece flexibilidade no modelo de trabalho?
"A flexibilidade é um elemento-chave para a satisfação do colaborador. Modelos híbridos podem proporcionar equilíbrio", destaca Gatto.

7. Como a saúde e bem-estar dos colaboradores estão sendo priorizados?
A saúde mental é parte integrante da gestão de pessoas. Programas de suporte e ações preventivas devem ser implementados.

8. A empresa está promovendo a inclusão e diversidade no ambiente de trabalho?
"A inclusão é essencial para a produtividade e criatividade. Empresas inclusivas são mais resilientes", afirma Gatto.

9. Como a empresa pretende manter a produtividade e engajamento dos colaboradores?
"O engajamento requer comunicação transparente e reconhecimento. Criar um ambiente motivador é essencial para a produtividade", conclui Gatto.

Em um cenário em constante evolução, fazer essas nove perguntas antes de voltar ao trabalho presencial, aliadas aos insights de Gabriel Gatto, é fundamental para profissionais e empresas garantirem uma transição suave e bem-sucedida para o novo normal corporativo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp