21/03/2024 às 11h01min - Atualizada em 21/03/2024 às 16h01min

Aumenta a procura pela cirurgia bariátrica e metabólica

Cirurgião-bariátrico do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES), Dr. Marcelo Fruet explica que tratamento traz qualidade de vida a pacientes

Juliana Moreno - OS2 Comunicação
Acervo pessoal

Considerado sério problema de saúde no mundo todo, a obesidade atinge 6,7 milhões de pessoas no Brasil. Destas, 863.086 foram diagnosticadas com obesidade mórbida somente em 2023, segundo dados do Ministério da Saúde. Ainda, de acordo com um levantamento da Federação Mundial de Obesidade, estima-se que ela pode atingir 41% da população adulta em 2035. Muitas pessoas acometidas por essa condição iniciam uma mudança de hábitos, que inclui a prática de atividades físicas, alimentação equilibrada, além da tentativa de emagrecimento por meio de um acompanhamento multidisciplinar com profissionais especializados. 

Em muitos casos, há ainda a indicação da cirurgia  bariátrica e metabólica como forma de tratamento, conforme explica o cirurgião-bariátrico do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES), Dr. Marcelo Fruet. “A obesidade é uma doença crônica, multifatorial, reincidente e que propicia o aparecimento de inúmeras outras patologias. Portanto, quanto antes o paciente iniciar o tratamento adequado ao seu grau de obesidade, maior o benefício à sua saúde”, explica.

Hoje em dia, estudos afirmam que o índice de complicações da cirurgia bariátrica é muito baixo, menos de 1% (entre 0,5% e 0,8%). Isso é infinitamente menor que os riscos causados pela obesidade e pelas doenças relacionadas a ela. Por ter uma característica multifatorial, a obesidade deve ser tratada por uma equipe multidisciplinar especializada em tratamento de obesidade. No caso dos pacientes candidatos à cirurgia, essa equipe deve avaliar e preparar o paciente para o procedimento, assim como acompanhá-lo no pós-operatório, o que reduz consideravelmente o índice de complicações de uma forma geral, inclusive a recidiva da obesidade após a cirurgia bariátrica.

Tipos de procedimentos

Os procedimentos mais realizados na cirurgia bariátrica e metabólica são o Sleeve (gastrectomia vertical) e o Bypass Gástrico em Y de Roux. “São duas técnicas excelentes para perda e manutenção do peso, assim como para controle das comorbidades do paciente”, diz Dr. Fruet. Basicamente, a diferença entre as duas é que, no Sleeve, é retirada uma parte do estômago, transformando-o num “tubo” fino e com uma capacidade muito reduzida. No caso do Bypass, não há retirada, mas diminui-se o tamanho do reservatório gástrico de forma mais acentuada, ou seja, a capacidade do estômago fica ainda mais reduzida. 

Além disso, é feito um desvio no intestino do paciente, fazendo com que o alimento não passe pela parte inicial do intestino delgado. Isso provoca uma alteração metabólica importante que resulta na perda de peso e controle de comorbidades como diabetes, hipertensão, dislipidemias (alteração de colesterol e triglicérides), entre outras.

Com relação à tecnologia, já houve uma evolução muito grande nos últimos anos e atualmente as cirurgias são minimamente invasivas: são realizadas por videolaparoscopia - procedimento no qual se visualiza a cavidade abdominal por meio de uma câmera. Cada paciente deve ser individualizado e a indicação da técnica cabe ao cirurgião bariátrico, que avaliará o paciente para orientar e discutir qual seria o procedimento mais indicado. 

Contraindicações 

São muito raros os casos de contraindicação absoluta da cirurgia bariátrica e metabólica. O que existe é uma contraindicação relativa ou alguma condição clínica do paciente que aumente muito o risco cirúrgico ou pós-operatório. Neste caso, é recomendado tratar primeiro essa doença e, assim que o paciente estiver em boas condições clínicas, seguir com o preparo multidisciplinar e a cirurgia. “Hoje em dia, se o paciente preenche os critérios de indicação, será avaliado individualmente pela equipe multidisciplinar e, se todos concordarem com a indicação, será preparado e operado”, garante Fruet.

Benefícios da cirurgia bariátrica e metabólica

O objetivo da cirurgia bariátrica e metabólica é a melhora da saúde e qualidade de vida do paciente. Quem já tem alguma comorbidade, como, por exemplo, diabetes, hipertensão arterial e apneia do sono, percebe uma melhora importante após o procedimento. Entre os benefícios, pode haver redução ou até mesmo a suspensão do tratamento dessas doenças.

Além disso, há melhora da mobilidade e diminuição do uso de analgésicos e anti-inflamatórios administrados para amenizar dores articulares. “A pessoa volta a realizar atividades físicas e até mesmo algumas ações simples do dia a dia que a obesidade dificultava ou impedia, como amarrar o cadarço do tênis”, finaliza o médico do HES.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp