21/03/2024 às 12h08min - Atualizada em 21/03/2024 às 16h01min

Alimentos para fortalecer o sistema imunológico infantil: Descubra o melhor cardápio

Diminua a frequência de doenças investindo em uma dieta balanceada, com refeições simples e práticas

assessoria PR Consulting Global
sim
A imunidade de uma criança começa a ser estabelecida ainda na gestação, quando a mãe transfere anticorpos para o bebê. Após o nascimento, além da necessidade da vacinação estar em dia para garantir a prevenção de doenças, é fundamental se atentar às refeições dos pequenos. Afinal, uma alimentação inadequada na infância pode contribuir com comprometimento do estado nutricional e, a longo prazo, favorecer no desenvolvimento de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.
 
“No público infantil, é comum observar substituições de refeições principais por lanches considerados não saudáveis, como refrigerantes, salgados, frituras e doces. Além do alto teor de sal, gordura e açúcares, eles resultam em uma menor ingestão de nutrientes essenciais para o desenvolvimento. Essas carências podem contribuir para a piora da imunidade, como a deficiência de vitamina A e ferro, acarretando em problemas no crescimento e maior suscetibilidade para o desenvolvimento de diarreia e problemas respiratórios”, explica a nutricionista do São Cristóvão Saúde, Danielle de Paula Scaldelai Ferreira, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e pós-graduanda em Nutrição em Oncologia. 
 
De acordo com a especialista, é recomendado o estímulo ao consumo de alimentos in natura e/ ou minimamente processados, evitando assim os alimentos industrializados. “Podemos considerar esses fatores olhando a rotulagem nutricional, onde os alimentos serão listados e descritos da maior para a menor proporção.” 
 
Acrescentando valores nutricionais no cardápio
A nutricionista Danielle Scaldelai sugere que a alimentação da criança leve em consideração a textura adequada para cada faixa etária, evoluindo das papas e alimentos amassados até uma consistência próxima à que um adulto consome. “Além disso, no preparo dos pratos é preciso ter a presença de todos os grupos alimentares de forma adequada”: 
 
Leguminosas: Grupo dos feijões (branco, carioca, preto, verde), soja, lentilha, grão de bico, ervilha. “São ricas em proteínas vegetais, fibras, ferro, zinco, vitaminas do complexo B, que podem ser ofertados a partir dos 6 meses de vida da criança”;
 
Cereais, raízes e tubérculos: Seleção onde carboidratos como o arroz, pão, macarrão, aveia, milho, trigo, batata, cará, inhame e mandioca são incluídos. “Responsáveis por fornecer energia ao nosso organismo, principalmente para a criança conseguir brincar, crescer e se desenvolver”, comenta Danielle. São fontes de fibras, minerais, vitaminas como a B1 e ácido fólico;
 
Verduras e legumes: Ricos em vitaminas e minerais, responsáveis por disponibilizar nutrientes para o nosso organismo manter um bom funcionamento e atuar com mais eficiência na imunidade. “Conseguimos uma boa disponibilidade desses nutrientes deixando o prato bem colorido, pois a cor do alimento define o nutriente predominante e terá uma atuação específica no nosso corpo”, explica;
 
Ervas e especiarias: Priorize temperos naturais como orégano, louro, alecrim, salsinha, coentro, cebolinha, alho, cebola, pois são mais nutritivas e não têm sal acrescido na composição;
 
Carnes e ovos: Frango, ovo, peixe, carne bovina e suínos são fontes de proteínas, vitaminas como B12, ferro e zinco, que garantem a formação de músculos e o crescimento infantil de forma adequada.
 
A especialista do São Cristóvão Saúde sugere um modo de incluir essas variações no dia a dia da criança: “Apresente tais alimentos de diversas formas (cozidas, cruas, amassadas ou em pedaços) por pelo menos 10 vezes, mesmo com a recusa, pois assim a criança conhecerá a textura, aparência e sabor do alimento em suas diversas formas de apresentação”. 
 
Desse modo, a nutricionista finaliza com uma dica de refeição, válida por exemplo para o almoço ou jantar do pequeno:
•    Opção 1: Arroz, feijão, carne de panela com agrião, purê de abóbora e manga picada;
    Opção 2: Macarrão com cenoura picada, couve, frango desfiado e abacaxi.
Já para café da manhã e lanches, as opções recomendadas são as seguintes:
•    A) Vitaminas com frutas e aveia + sanduíche natural;
•    B) Salada de fruta + iogurte + aveia ou cereal matinal;
•    C) Pão com requeijão + mamão picado e achocolatado.

Gostou das dicas? Lembre-se de sempre recorrer a uma profissional especializada para auxiliar na saúde da criança. Assim, é possível verificar necessidades individuais, de acordo com a faixa etária e cotidiano de cada paciente, adaptando a rotina e dieta de forma simples, mas eficiente.
 
Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde
Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS I e II), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica) e Filantropia. Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completou 112 anos em dezembro de 2023. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 309 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde e 23 mil vidas do Plano Odontológico. 

O Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO o Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas Unidades de Negócio e, desde 2007, atuando à frente das decisões Institucionais. 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp