18/03/2024 às 21h03min - Atualizada em 20/03/2024 às 00h09min

Modelos de negócios para ISPs: explorando novas oportunidades de receita

Uma visão sobre como os provedores estão se voltando para serviços diversificados além do acesso à Internet

Imprensa
Divulgação

Por Rafael Justino 

 

Vivemos em uma era digital em constante e rápida evolução, onde novas oportunidades de negócios surgem frequentemente. Para Provedores de Serviços de Internet (ISPs), é fundamental não apenas acompanhar essas tendências, mas aproveitá-las, reimaginando seus modelos de negócios para descobrir novas fontes de receita.  

 

A evolução além do serviço básico de internet 

Os ISPs, tradicionalmente, geram receita fornecendo acesso à internet, exercendo uma função primordial em sociedade. No entanto, conforme a indústria avança, muitos estão olhando além desse modelo básico, diversificando seus serviços e explorando novas áreas. Pensemos nos serviços de streaming, por exemplo. Algumas empresas estão saindo de seus papéis de rotina como ISPs para servir também como plataformas de streaming, capitalizando sobre o crescente apetite dos consumidores por conteúdo on-demand. 

Outra área em expansão é a segurança cibernética. Com o aumento dos ataques cibernéticos, os consumidores estão cada vez mais conscientes da necessidade de proteger suas redes domésticas e dispositivos conectados. ISPs estão em uma posição única para atender a essa demanda, oferecendo serviços de segurança aos seus clientes. Hoje, sem dúvidas, a cibersegurança é uma questão de teor obrigatório para provedores brasileiros. 

Não podemos deixar de citar também o crescente interesse pelos serviços de computação em nuvem. Alguns ISPs no mercado já expandiram seus negócios para esse mercado, oferecendo plataformas e serviços de infraestrutura que atendem empresas de todos os tamanhos. Além disso, muitos provedores estão estabelecendo parcerias estratégicas, aliando-se a gigantes da tecnologia ou a novas startups para ampliar suas ofertas de serviços. As possibilidades são numerosas e bastante atrativas. 

 

Enfrentando desafios e colhendo benefícios 

Claro, a diversificação traz seus desafios. Manter a qualidade de serviço enquanto adiciona novas ofertas é um equilíbrio delicado. Por outro lado, os ISPs precisam adaptar suas equipes e infraestrutura para suportar esses novos serviços. A formação de parcerias pode ser complicada, exigindo negociações cuidadosas para garantir um acordo mutuamente benéfico. 

No entanto, os benefícios superam os desafios. Somada à geração de novas fontes de receita, a diversificação permite que os ISPs estabeleçam relações mais estreitas com os clientes, aumentem a retenção e se tornem mais resilientes em face de mudanças no setor. Em um mercado extremamente dinâmico, com usuários conscientes do que há de mais transformador no setor, esse é um trunfo comercial inegável.  

A diversificação, por fim, é mais do que apenas uma tendência para os ISPs; é uma necessidade estratégica. Ao se adaptarem e evoluírem, os provedores terão condições de encontrar novas maneiras de prosperar na era digital, colocando o portfólio em sintonia com tendências e novidades que agregam valor ao negócio, servindo de respaldo para todos os objetivos de crescimento e prospecção. 

 

*Rafael Justino é Gerente de Operações e Negócios na MK Solutions. Com mais de 9 anos de experiência no mercado em diferentes segmentos, o executivo possui forte atuação em atividades focadas em Operações, Logística, Experiência do Cliente e Sucesso, Planejamento e Estratégia de Negócios, através de OKRs, gestão de P&L (foco Economia da Unidade), Orçamento e Expansão. 

 

 Sobre a MK Solutions   

Desenvolvedora de software de gestão e soluções digitais feitas para provedores de internet, a MK Solutions nasceu como uma ISP. No entanto, em 2008, a empresa identificou a necessidade de desenvolver uma ferramenta de gestão completa para esse mercado e, assim surgiu a MK Solutions. Atendendo provedores de todos os tamanhos, com mais de milhões de clientes autenticados, as soluções desenvolvidas pela companhia conectam pessoas e apoia o crescimento dos provedores de internet, ajudando a evoluir e expandir processos, e proporcionando cada vez mais qualidade e inovação ao segmento. Saiba mais acessando: https://www.mksolutions.com.br/   


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp