19/03/2024 às 14h11min - Atualizada em 20/03/2024 às 00h08min

Softtek produz estudo global sobre as principais tendências em IA Generativa na engenharia de software

Confira os destaques do levantamento inédito realizado pela multinacional de TI, com insights relevantes sobre a implementação e benefícios desta nova tendência nas empresas de tecnologia

Vianews
https://www.softtek.com/pt/
iStock
A Inteligência Artificial Generativa e a sua rápida adoção transformaram a forma como interagimos com a tecnologia, permitindo criar, projetar, compreender e gerar soluções e conteúdos com implicações significativas para setores, empresas e consumidores.

Um exemplo claro foi o lançamento do ChatGPT, que acumulou mais de um milhão de usuários em cinco dias e cem milhões em dois meses, conseguindo democratizar a IA de uma forma nunca vista antes e se tornando o aplicativo que mais cresce na história.

O ChatGPT é apenas um case de sucesso, e conforme os sistemas de IA generativos progridem, surge uma nova cadeia de valor para apoiar a formação e a utilização desta poderosa tecnologia.

“No domínio do desenvolvimento de software, a revolução da Inteligência Artificial se traduz em aumentos significativos de produtividade, qualidade e agilidade, uma vez que tem impacto em diversos processos relacionados com o ciclo de desenvolvimento de software. Em linhas gerais, produz aumento de produtividade, aumentando muito a eficácia de tarefas rotineiras e automatizáveis de desenvolvimento, o que pode significar, dependendo do projeto e do software, liberar entre 30% e 50% do tempo diário de um desenvolvedor”, comenta Adriano Candido, diretor de Soluções e Inovação na Softtek Brasil, multinacional mexicana de TI.

“Por outro lado, a IA acompanha e estimula a criatividade nas tarefas de design e desenvolvimento de soluções, aumentando a capacidade dos dados de forma eficiente e permite articular estratégias de monitorização que permitem antecipar erros”, explica Adriano.

Segundo estudo global e inédito realizado pela Softtek, as empresas de tecnologia já estão conduzindo os seguintes casos de uso por meio da IA Generativa:

·Planejamento: ajuda a analisar e catalogar grandes volumes de dados;
·Codificação: auxílio na codificação e análise de tarefas;
·Manutenção: fornece dados de desempenho para diagnosticar problemas e prever áreas de melhoria;
·Design de Sistema: permite criar múltiplos projetos de arquitetura e testar seu potencial.
·Teste: melhora a funcionalidade e o desempenho dos testes;
·Engenharia de Software: permite programação dupla, codificação aumentada e treina algoritmos para desenvolver aplicativos de geração de código.

IA generativa e seu impacto no desenvolvimento de software
A rápida evolução de diferentes modelos inteligentes poderá aproximar-nos da chamada Inteligência Artificial Geral (AGI), adquirindo capacidades até agora atribuíveis apenas ao cérebro humano e permitindo novos níveis de automação cognitiva.

No campo do desenvolvimento de software, para além do hype desencadeado após o lançamento do ChatGPT, a IA Generativa posiciona-se como uma inovação promissora, graças à sua capacidade de melhorar a produtividade e eficiência dos desenvolvedores.

Ainda segundo o levantamento realizado pela Softtek, a IA Generativa pode ser utilizada em diferentes estágios de desenvolvimento de software, como:

·Análise de requisitos - geração de casos de teste, geração automática de diagramas e modelos, coleta e análise de dados e melhoria de requisitos;
·Design do sistema - tradução de linguagem, design de interfaces de usuários (UI), projeto de arquitetura de software, design de dados e geração de interfaces de programação de aplicativos (API);
·Implementação - geração de códigos, função de preenchimento automático, geração de documentação e comentários;
·Testes – detecção e correção de erros (debugging) e testagem automática;
·Manutenção – melhora no desempenho e refatoração de códigos, otimização de algoritmo, segurança aprimorada e melhoria das bases de conhecimento de suporte.

Benefícios da IA Generativa na engenharia de softwares

O estudo aponta ainda que, dentre os inúmeros benefícios da IA Generativa na engenharia de softwares, um dos destaques é a sua capacidade de automatizar tarefas rotineiras, permitindo que os profissionais se concentrem em atividades mais estratégicas, liberando tempo e melhorando a eficiência em três áreas principais de trabalho: geração automática de código base de peças; colaboração na escrita de código, anotando sugestões e percebendo erro; e revisão e controle da qualidade do código.

O impacto direto da IA generativa na produtividade da Engenharia de Software pode variar entre 15% e 45%, dependendo de cada projeto e da tecnologia utilizada. De acordo com uma análise do GitHub Copilot da Microsoft, em 2022 os desenvolvedores que usaram essa ferramenta concluíram as tarefas 29,73% mais rápido; em 2023, esse número aumentou para 88%.

Implementação

Não há dúvidas que a IA generativa no desenvolvimento de software veio para ficar, e que o seu impacto disruptivo só aumentará nos próximos anos.

“Embora ainda estejamos numa fase de adoção muito inicial e haja um longo caminho a percorrer em termos de regulamentação e experimentação, à medida que a tecnologia continua a avançar, é essencial que as empresas, independentemente do seu setor, compreendam e realizem plenamente o seu potencial. As organizações que forem pioneiras nesta tecnologia e colherem os seus benefícios estarão mais bem posicionadas para enfrentar os desafios do mercado e liderar a próxima era de inovação no desenvolvimento de software”, diz Adriano.

Ainda segundo Adriano, as organizações e os seus líderes devem apressar-se em adaptar e implementar o potencial da IA Generativa para, por um lado, aumentar o valor dos seus produtos e serviços e, por outro, melhorar processos e até aumentar a capacidade criativa das suas equipes.

“O potencial da tecnologia para gerar valor na economia e na sociedade é proporcional à sua capacidade de desbloquear novos cenários e acelerar procedimentos e transformações. Um modelo de IA treinado pode gerar valor em todas as funções e áreas corporativas (recursos humanos, operações, desenvolvimento de negócios etc.), com recompensas à sua disposição”, conclui o executivo.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp