19/03/2024 às 14h22min - Atualizada em 20/03/2024 às 00h08min

Opera cresce 164% em novos usuários no iOS após mudança de Lei na Europa

Com as mudanças da Apple para se adequar a Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act) na Europa, a Opera viu seu navegador para iOS crescer 164% no número de novos usuários — tendência que já havia sido observada com outros browsers -, entre os dias 5 e 7 de março.

Lucas Martos
Opera

São Paulo, Brasil - Com as mudanças da Apple para se adequar a Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act) na Europa, a Opera viu seu navegador para iOS crescer 164% no número de novos usuários  — tendência que já havia sido observada com outros browsers -, entre os dias 5 e 7 de março.

Desde que a lei entrou em vigor, no dia 7 de março, os quase 400 milhões de usuários de smartphones da União Europeia começaram a receber uma notificação (prompt) de escolha em seus sistemas operacionais móveis para que os usuários determinem o navegador padrão do sistema. O browser principal da empresa, Opera para iOS - um navegador alternativo feito na europa e que há muito tempo desafia os padrões - viu posteriormente um aumento de 164% no número de novos usuários de 5 a 7 de março, à medida que os usuários começaram a ser solicitados a fazer sua escolha.

"O dia em que a tela de opção começou a aparecer, vimos um aumento no crescimento de nossos usuários ativos diários, especialmente para o Opera para iOS. Vemos isso como indicativo de duas coisas: em primeiro lugar, a importância da regulamentação para fornecer um mercado mais equilibrado, e em segundo lugar, que os usuários estão ávidos por produtos novos e inovadores que possam oferecer uma experiência online superior", disse Jørgen Arnesen, EVP Mobile na Opera.

A entrada de novos usuários nos navegadores móveis da Opera aumentou significativamente nos mercados centrais da UE. A versão iOS teve um desempenho significativamente bom, com um aumento de 402% - um crescimento cinco vezes maior - na França, 143% na Espanha, além de 68% e 56% na Polônia e na Alemanha, respectivamente.

Os resultados indicam que os usuários do iOS estavam ansiosos por uma mudança e estão aproveitando a oportunidade para mudar para outras plataformas mais centradas no usuário, como o Opera.

O Opera para Android também viu um crescimento significativo - especialmente na França, onde a entrada de novos usuários aumentou 54% no dia em que a tela de escolha começou a ser introduzida.

Os resultados estão de acordo com as descobertas de uma pesquisa* realizada pela Opera entre os usuários europeus de smartphones antes de 6 de março, que descobriu que 8 em cada 10 estavam abertos a testar um novo navegador. Além disso, houve quase um consenso universal entre os entrevistados sobre a importância de ter mais opções e transparência ao escolher seu navegador preferido.

Opera para Android e Opera para iOS são navegadores poderosos que oferecem uma experiência rápida, segura e centrada no usuário. Ambos apresentam recursos avançados de privacidade, como uma VPN gratuita e sem registro, além de bloqueadores de anúncios, de rastreadores e de cookies pop-up integrados, além de serem equipados com o navegador AI da Opera, Aria, que é gratuito e apresenta resultados atualizados de toda a web. 

Portanto, descubra por que novos usuários estão correndo para abandonar o padrão e experimentar algo novo - baixe o Opera hoje!

Sobre o Opera

O Opera é uma empresa de software centrada no usuário e inovadora, focada em proporcionar a melhor experiência de navegação na internet em todos os dispositivos. Centenas de milhões de pessoas usam os navegadores da Opera por seus recursos únicos e seguros em seus telefones celulares e computadores desktop. Fundada em 1995 e sediada em Oslo, Noruega, a Opera é uma empresa pública listada na bolsa de valores Nasdaq sob o símbolo "OPRA". Baixe os navegadores da Opera e acesse outros produtos da Opera em opera.com.

*A pesquisa foi conduzida pela Opera entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2024, via Pollfish.A população-alvo foi identificada como tendo entre 18 e 54 anos de idade, de todos os gêneros, localizada na Alemanha, França, Polônia e Espanha. Houve 4.000 respondentes no total, com 1.000 participantes em cada mercado.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp