19/03/2024 às 14h58min - Atualizada em 20/03/2024 às 00h08min

NVIDIA anuncia gêmeo digital do clima da Terra

Weather Company e a Administração de Meteorologia de Taiwan estão entre os primeiros a adotar as novas APIs da Nuvem Earth-2, utilizando IA para acelerar a criação de simulações de alta resolução e visualização do clima global e do tempo em uma escala inovadora de 2 quilômetros

Isadora Fernandes
Sim
SAN JOSE, Califórnia — GTC — 18 de março de 2024 — Para acelerar os esforços para combater os US$ 140 bilhões em perdas econômicas devido às condições climáticas extremas provocadas pelas mudanças climáticas, a NVIDIA anuncia sua plataforma de nuvem digital gêmea climática Earth-2 para simular e visualizar o tempo e o clima em uma escala sem precedentes.

Parte dos microsserviços NVIDIA CUDA-X™, anunciados separadamente, as novas APIs de nuvem da Earth-2 no NVIDIA DGX Cloud™ permitem que praticamente qualquer usuário crie emulações alimentadas por IA para acelerar a entrega de simulações interativas e de alta resolução que vão desde a atmosfera global e cobertura de nuvens locais para tufões e turbulências.

“Os desastres climáticos agora são normais: secas históricas, furacões catastróficos e inundações geracionais aparecem nos noticiários com uma frequência alarmante”, diz Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “As APIs de nuvem Earth-2 se esforçam para nos ajudar a nos preparar melhor para – e nos inspirar a agir para moderar – condições climáticas extremas.”

IA generativa inovadora para tecnologia climática

As APIs da Earth-2 oferecem modelos de IA e empregam um novo modelo de IA generativo da NVIDIA chamado CorrDiff, usando modelagem de difusão de última geração, que gera imagens com resolução 12,5x maior do que os modelos numéricos atuais, 1.000x mais rápido e 3.000x mais eficiente em termos de energia. Ele corrige imprecisões de previsões de resolução grosseira e sintetiza métricas críticas para a tomada de decisões. CorrDiff é um modelo generativo de IA inédito para fornecer super-resolução, sintetizar novas métricas de interesse para as partes interessadas e aprender a física do clima local em escala precisa a partir de conjuntos de dados de alta resolução.

A Administração Central de Meteorologia de Taiwan planeja utilizar estes modelos de difusão para prever localizações mais precisas da chegada do tufão. Quando é lançado um alerta de tufão, a prioridade é minimizar as vítimas, realizando evacuações antecipadas com base em informações de qualidade geradas pelas agências relevantes, incluindo o Centro Nacional de Ciência e Tecnologia para Redução de Desastres (NCDR) de Taiwan. Na última década, o número de mortos devido a tufões caiu.

“Taiwan é um componente crítico da cadeia de abastecimento global, e a análise de risco de inundação e a preparação para a evacuação são fundamentais para o nosso mandato”, diz Chia-Ping Cheng, administrador da CWA. Com mais de 136 tufões atingindo a ilha desde 2000, usar o Earth-2 para mitigar esses impactos é fundamental para melhorar a qualidade e a resolução da informática sobre desastres, disse o NCDR.
Outro componente importante das APIs de nuvem Earth-2 é o NVIDIA Omniverse™, uma plataforma de computação que permite que indivíduos e equipes desenvolvam fluxos de trabalho e aplicações 3D baseados em Universal Scene Description (OpenUSD).

A Weather Company, líder global em previsão e insights de dados meteorológicos, planeja integrar seus dados meteorológicos e ferramentas Weatherverse com Omniverse, permitindo que os clientes que criam gêmeos digitais entendam e visualizem melhor o impacto das condições climáticas reais pela primeira vez. A Weather Company também planeja explorar o uso de IA generativa baseada em pontuação da NVIDIA para seus serviços Weatherverse, solução Weather Engine para inteligência meteorológica de nível empresarial e novos produtos de modelagem meteorológica de alta resolução.

“Para ajudar a enfrentar com eficácia os desafios atuais e futuros relacionados ao clima, é fundamental agora, mais do que nunca, incorporar dados e insights meteorológicos reais confiáveis e em escala global em ambientes de gêmeos digitais para melhor analisar, planejar e simular os impactos do clima”, destaca Sheri Bachstein, CEO da The Weather Company. “Trabalhamos com a NVIDIA há anos na aceleração de GPU do GRAF, nossos sistemas proprietários de modelagem climática, e planejamos adotar APIs Earth-2 para criar simulações de maior resolução e eficiência energética a um custo menor.”

Outros primeiros a adotar APIs Earth-2 incluem empresas de plataformas de análise meteorológica como Spire e Meteomatics, que podem aproveitar suas fontes de dados proprietárias e assimilação de dados para produzir previsões precisas, bem como startups Tomorrow.io, north.io e ClimaSens, que estão explorando novas soluções para aplicações de tecnologia climática.

"Estamos diante de uma oportunidade sem precedentes para utilizar a tecnologia como aliada na mitigação dos impactos das mudanças climáticas e na prevenção de desastres naturais. Com a plataforma de nuvem digital gêmea climática Earth-2 da NVIDIA, podemos acelerar significativamente nossos esforços para combater as perdas econômicas decorrentes de condições climáticas extremas. Esse é um grande avanço para nosso meio ambiente”, complementa Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Computação baseada em nuvem DGX

As APIs Earth-2 usam DGX Cloud para fornecer aceleração full-stack para soluções climáticas e meteorológicas. Isso inclui pipelines de IA ideais para modelos como FourCastNet, GraphCast e Deep Learning Weather Prediction. Ele também inclui aceleração de GPU de modelos numéricos de previsão do tempo, como o ICON, nos sistemas NVIDIA Grace Hopper™ mais recentes. Rodando nos supercomputadores NVIDIA DGX GH200, HGX™ H100 e OVX™, o Earth-2 pode fornecer um caminho para simular e visualizar as simulações climáticas globais em velocidade e escala sem precedentes.


Sobre a NVIDIA
Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.

Acesse também:

Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil
YouTube: NVIDIA Latinoamérica
Instagram: @NVIDIABrasil
 
Alguns trechos deste comunicado à imprensa, incluindo, mas não se limitando a, declarações sobre: os benefícios, impacto, desempenho, características e disponibilidade dos produtos e tecnologias da NVIDIA, incluindo a plataforma de nuvem digital dupla Earth-2 climate, microserviços NVIDIA CUDA-X™, NVIDIA DGX Cloud, modelos de IA generativa da NVIDIA como CorrDiff, NVIDIA Omniverse e supercomputadores NVIDIA DGX GH200, HGX H100 e OVX; APIs de nuvem Earth-2 se esforçando para nos ajudar a nos preparar melhor - e nos inspirar a agir para moderar - condições climáticas extremas; uso e adoção por terceiros de nossos produtos e tecnologias, e os benefícios e impactos decorrentes; e nossas colaborações com terceiros, e os benefícios e impactos decorrentes, são declarações prospectivas sujeitas a riscos e incertezas que podem causar resultados materialmente diferentes das expectativas. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais difiram materialmente incluem: condições econômicas globais; nossa dependência de terceiros para fabricar, montar, embalar e testar nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou aprimoramentos de nossos produtos e tecnologias existentes; aceitação de mercado de nossos produtos ou dos produtos de nossos parceiros; defeitos de design, fabricação ou software; mudanças nas preferências ou demandas dos consumidores; mudanças em padrões e interfaces da indústria; perda inesperada de desempenho de nossos produtos ou tecnologias quando integrados a sistemas; bem como outros fatores detalhados de tempos em tempos nos relatórios mais recentes que a NVIDIA apresenta à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, ou SEC, incluindo, mas não se limitando a, seu relatório anual no Formulário 10-K e relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. Cópias dos relatórios arquivados na SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis na NVIDIA sem custo. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e falam apenas a partir da data deste documento, e, exceto conforme exigido por lei, a NVIDIA renuncia a qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras.

© 2024 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo da NVIDIA, NVIDIA CUDA-X microservices, NVIDIA DGX Cloud e NVIDIA Omniverse são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos EUA e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais das respectivas empresas com as quais estão associadas. Recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp