19/03/2024 às 10h43min - Atualizada em 20/03/2024 às 00h03min

Homenagens marcam dois anos de restauração da Casa Rosada

Sede do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) recebe evento comemorativo na quinta-feira, 21, com lançamento de obra literária, exposição cultural e solenidade

Kasane Comunicação Corporativa
Léo Macário
Em celebração aos dois anos da restauração do prédio do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), também conhecido como Casa Rosada, será realizado evento comemorativo no dia 21 de março, quinta-feira. O tradicional prédio que fica localizado na Praça Cívica, no centro de Goiânia, abriga os principais itens e documentos da memória regional do Estado de Goiás e passou por um processo de restauração em 2022, com o apoio do Sicoob UniCentro Br, que mantém uma de suas agências na Casa Rosada. Um dos homenageados na ocasião será o diretor-presidente da cooperativa financeira, Diogo Mafia Vieira, que foi fundamental na condução da reforma. 
 
Conforme programação, o evento terá início às 9 horas com o lançamento da obra “Braços e mentes que construíram Goiânia”, livro que aborda a realidade dos trabalhadores braçais que foram decisivos no processo de construção da nova capital goiana, do renomado professor Horieste Gomes. Em seguida, às 10 horas, haverá a abertura da Exposição Nasr Chaul, sobre a vida e obra do professor, historiador, letrista, gestor cultural e membro do IHGG e da Academia Goiana de Letras (AGL).  
 
Às 10h30, o médico Diogo Mafia Vieira, que atualmente preside o Sicoob UniCentro Br, será homenageado em agradecimento pela parceria da cooperativa com o IHGG. Desde sua atuação como diretor de Relacionamento e Inovação na instituição financeira, Diogo trouxe importantes contribuições para a preservação da memória regional goiana, por meio de ações de valorização do IHGG e do centro de Goiânia. Por fim, às 11 horas, também serão homenageados os professores Tiveron, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Geraldo Coelho Vaz, também pesquisador e poeta.  
 
Serviço 
Comemoração de dois anos da restauração da Casa Rosada 
Data: 21 de março (quinta-feira) 
Horário: às 9 horas 
Local: Sede do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) – Praça Cívica, Rua 82, 455, Setor Sul – Goiânia (GO) 
 
Sobre o Sicoob UniCentro Br     
    
O Sicoob UniCentro Br é uma cooperativa de crédito de livre admissão que tem o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição foi fundada há 31 anos, administra mais de 7 bilhões de ativos e conta com mais de 121 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.  
 
Sobre o IHGG 
 
O Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) foi fundado em 7 de outubro de 1932, no Palácio da Instrução, na cidade de Goiás, com a finalidade de preservar a memória histórica e geográfica do Estado. Mais tarde, em 5 de outubro de 1939, a sede da instituição foi inaugurada na nova capital: Goiânia. O instituto é depositário de um acervo bastante diversificado da história cultural, social e política do Estado de Goiás e do Brasil e, atualmente, é presidido por Jales Mendonça. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp