19/03/2024 às 14h07min - Atualizada em 20/03/2024 às 00h03min

Instituto Ampara Animal apresenta campanha inovadora que expõe a influência das mídias digitais sobre o tráfico de animais selvagens

O objetivo principal desta campanha é o reset do algoritmo de uma das maiores plataformas de mídias digitais atualmente, o Instagram

Valle da Mídia
Divulgação

Aproximadamente 37% das buscas por compra de macacos são geradas diretamente por conteúdos do Instagram. Até animais considerados "não tão fofos assim", como as cobras e serpentes, tem 18% de suas compras impulsionadas por conteúdos do aplicativo".

O Instituto Ampara Animal, renomada organização dedicada à proteção e conservação dos animais, está liderando uma campanha revolucionária para trazer à tona, os impactos dos “followers” no engajamento de conteúdos, que utilizam a imagem de animais silvestres como pets para se promover nas mídias digitais, sobre o bem-estar animal, o tráfico de animais selvagens e a conservação da biodiversidade. A campanha visa auxiliar no combate a retirada de animais silvestres da natureza e seu comércio, por meio da reinicialização massiva dos algoritmos do Instagram e do despertar da mudança de comportamento da sociedade.

Em uma época em que as redes sociais desempenham um papel significativo na promoção de comportamentos e causas, o Instituto Ampara Animal está tomando medidas ousadas para desencorajar a participação involuntária no tráfico de animais selvagens. Por trás de um vídeo "fofo" de um animal silvestre sendo humanizado, ou interagindo com pessoas, está um cenário de privação de comportamentos naturais, maus-tratos e muitas vezes a retirada do animal da natureza. Esse tipo de conteúdo, que traz uma visão superficial e romantizada de se ter um silvestre como pet, também influencia cada vez mais no desejo de compra e, dessa forma, fomenta um ciclo que coloca em risco toda a biodiversidade. A iniciativa visa diminuir curtidas e compartilhamentos de postagens de animais selvagens sendo tratados como pets, evidenciando a responsabilidade de cada indivíduo ao engajar em conteúdos como estes, desafiando a norma e promovendo uma conscientização generalizada.

A força dos conteúdos que promovem a exibição de silvestres como pets é real, perigosa e desconhecida para a sociedade: aproximadamente 37% das buscas por compra de macacos são geradas diretamente por conteúdos do Instagram. Até animais considerados "não tão fofos assim", como as cobras e serpentes, tem 18% de suas compras impulsionadas por conteúdos do aplicativo.

A peça central desta campanha é o reset do algoritmo de uma das maiores plataformas de mídias digitais atualmente, o Instagram. A campanha iniciou com a exposição "Alg*ritmo Selvagem em São Paulo, desde o dia 3 de março, data que marca o Dia Mundial da Vida Selvagem pela ONU, posteriormente percorrerá o país no formato itinerante. Nesta intervenção, o Instituto Ampara Animal utiliza expressões artísticas de impacto visual para sensibilizar e convocar a comunidade a participar deste movimento crucial. A exposição visa despertar esta problemática, educar e inspirar, destacando os perigos da influencia de conteúdos que exploram a fauna, na manutenção e ampliação do tráfico de animais selvagens e como a simples ação de curtir ou compartilhar certos conteúdos pode inadvertidamente apoiar essa prática prejudicial.

A campanha de Reinicialização dos Algoritmos, terá continuidade também no digital, através de publicações, ativações e parcerias com influenciadores da qual convida cada indivíduo a contribuir diretamente para a causa, promovendo a conscientização e a mudança de comportamento. Portanto, a campanha não se limita a exposição física, pois a organização estenderá a mensagem para as plataformas de mídia social. Publicações de impacto, envolventes e esclarecedoras serão compartilhadas, incentivando os seguidores a refletirem sobre a influência de suas interações online, a participarem ativamente da reinicialização dos algoritmos e a estabelecerem interações positivas com a fauna.

O Instituto Ampara Animal convoca a comunidade a reiniciar seus algoritmos pessoais, esclarecendo-se das consequências de suas interações online e buscando uma relação mais harmônica, que valorize a biodiversidade em seu ambiente natural, exercendo seus comportamentos selvagens.

"Estamos comprometidos em combater o tráfico de animais selvagens de maneira inovadora, sensível e eficaz. Acreditamos que ao resetar os algoritmos do Instagram e despertar o olhar da sociedade para esta problemática, podemos desencorajar indiretamente a promoção dessa prática criminosa", afirma Juliana Camargo, fundadora do Representante do Instituto Ampara Animal.

O Instituto Ampara Animal convida todos a se juntarem a eles nesta jornada para criar um ambiente online mais consciente e responsável, onde as interações digitais não contribuam inadvertidamente para a exploração de animais selvagens.

Sobre o Instituto Ampara Animal:

O Instituto Ampara Animal é uma organização dedicada a proteção e defesa dos animais no Brasil. Com um compromisso ético priorizando o bem-estar animal e a conservação da biodiversidade, o Instituto trabalha em diversas frentes para garantir os direitos dos animais e formar uma sociedade mais justa e sustentável, a qual os animais sejam tratados com respeito e coexistam com a espécie humana em um sistema equilibrado e harmônico. Para obter mais informações, visite www.institutoamparanimal.org.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp