19/03/2024 às 13h34min - Atualizada em 20/03/2024 às 00h01min

6 dicas para cuidar do couro cabeludo em casa

Dra. Ana Carina Junqueira, médica tricologista das celebridades, alerta sobre a importância da saúde capilar

Marina Teixeira Marques
Créditos: Divulgação
 

Nos últimos anos, houve uma revolução na maneira como se cuida dos cabelos, com atenção crescente voltada para o couro cabeludo. Anteriormente, o foco costumava ser no comprimento dos fios, mas a conscientização sobre a importância da raiz igualmente saudável tem ganhando força. Essa mudança de visão reflete, não apenas uma tendência na indústria da beleza, mas a compreensão mais profunda sobre a saúde capilar.

 

“Uma das razões fundamentais para a crescente popularidade dos cuidados específicos é a busca por soluções para as patologias capilares. As pessoas estão percebendo que tratar apenas os sintomas visíveis da extensão dos fios, como pontas duplas ou cabelos quebradiços, não é o suficiente. Ao concentrar-se na raiz da causa, aborda-se onde está o problema, resultando em melhorias significativas na saúde capilar a longo prazo”, afirma a Dra. Ana Carina Junqueira, médica especialista em tricologia.

 

O couro cabeludo desempenha um papel crucial na saúde geral do cabelo. Afinal, é nele que se concentram os folículos pilosos, que são responsáveis pela produção e crescimento do pelo, ou seja, esse ambiente deve ser saudável, já que afeta diretamente o crescimento, a textura e a força dos fios. Vários fatores, como excesso de oleosidade, caspa, resíduos de produtos e até mesmo condições dermatológicas - como foliculite e alopécia androgênica -, podem comprometer a barreira capilar.

 

 “A conscientização sobre a relação entre a saúde do couro cabeludo e a saúde num geral está impulsionando a procura por produtos e tratamentos que promovam uma abordagem mais completa. A influência de fatores externos, como poluição e estresse, podem ser motivos para gerar  doenças também. A raiz é o início de tudo, onde nascem os fios, por isso é tão importante entender o que acontece a fundo. Na clínica realizamos O teste genético, onde identificamos o diagnóstico precoce de pacientes e direcionamos a tratamentos mais assertivos”, acrescenta a Dra.

 

A indústria de cuidados com o couro cabeludo respondeu a essa demanda crescente com uma variedade de produtos, desde shampoos e condicionadores específicos, até tratamentos especializados em spas capilares. Marcas comprometidas com ingredientes naturais e fórmulas mais suaves também têm ganhado destaque, refletindo a preferência do consumidor por abordagens menos químicas.  

 

“Na clínica, possuímos protocolos capilares com caráter preventivo aos fios e couro cabeludo e até soroterapia, com vitaminas e aminoácidos que prepararam a saúde capilar. Tudo isso dependendo da necessidade de cada paciente. São protocolos de terapias associadas para preparar todo o organismo. O tratamento completo é customizado de acordo com cada paciente, tendo em torno de 7 tipos de procedimentos com duração de 1h30 min no mesmo dia com ativos, vitaminas e minerais próprios para fortalecer, hidratar e preparar os fios.”, conclui a especialista.

 

Pensando nisso, levantamos 6 dicas para manter a saúde do couro cabeludo em casa de forma simples e descomplicada. Confira:

 

Limpeza adequada 

É fundamental a utilização de shampoo adequado às necessidades dos fios e couro. Além disso, a frequência de lavagens deve ser mantida de forma que não gere acúmulo de resíduos e excesso de oleosidade na raiz. A temperatura da água é um fator que também pode agravar algumas causas de doenças capilares, o ideal é sempre mantê-la em um estado morno. 

 

Não dormir com os fios molhados

A umidade prolongada cria um ambiente propício para o crescimento de fungos e bactérias no couro cabeludo, podendo resultar em problemas como caspa e infecções. Além disso, os fios molhados tendem a ser mais frágeis, aumentando o risco de quebra durante o sono.

 

Alimentação balanceada 

Uma dieta equilibrada, rica em nutrientes, como: vitaminas, minerais e proteínas, pode contribuir para a saúde do couro cabeludo e dos cabelos em geral.

 

Evite produtos químicos agressivos

Certos produtos capilares, como shampoos e condicionadores com ingredientes agressivos, podem irritar o couro cabeludo. Opte por produtos mais suaves e específicos para o seu tipo de cabelo.

 

Proteção solar

Assim como a pele, o couro cabeludo também pode ser danificado pelos raios UV. Ao expor o cabelo ao sol, use chapéus ou produtos capilares com proteção solar.

 

Evite penteados muito apertados

Penteados apertados, como rabos de cavalo muito esticados ou tranças, podem causar tensão no couro cabeludo e levar a problemas como alopecia de tração.



 

Ao adotar práticas simples e saudáveis, como limpeza adequada, alimentação balanceada e proteção contra danos externos, podemos promover não apenas a beleza dos fios, mas também a saúde do couro cabeludo. Compreender e valorizar o processo é o primeiro passo para garantir fios fortes e saudáveis.

 

Sobre a Dra. Ana Carina Junqueira

Dermatologista, especialista em Tricologia clínica e pesquisa. Está no Brasil após uma temporada de cinco anos nos Estados Unidos, no departamento de dermatologia da Universidade de Minnesota – que possui o maior centro de referência dermatológico de pesquisa e tratamentos para cabelo. Os tratamentos são selecionados caso a caso, baseados no diagnóstico personalizado de cada paciente, levando em consideração o histórico clínico meticuloso, coleta de exames hormonais e nutricionais, triagem de doenças autoimunes e exames de imagem.

 

Serviço
Site: https://www.clinicaanacarinajunqueira.com.br/

Instagram: @draanajunqueira e @clinicaanacarinajunqueira
Contato para agendamentos: (11) 95155-6387 | [email protected]
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp