19/03/2024 às 14h55min - Atualizada em 20/03/2024 às 00h01min

Bahia: Odontologia movimenta R$ 38 bilhões por ano no Brasil

Empregabilidade no setor segue em alta, apesar dos 400 mil cirurgiões-dentistas no país; Bahia segue essa tendência de demanda, com 19.019 cirurgiões-dentistas, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) para uma população de mais de 14 milhões de pessoas

Deiwerson Damasceno
Divulgação
A área da odontologia segue mais um ano de prosperidade, visto que o setor apresentou um grande avanço em 2023 em comparação aos anos anteriores. Esse cenário positivo se dá em função de grande parte da população estar cada vez mais consciente sobre a importância da saúde bucal. 
 

De acordo com os últimos dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o mercado está movimentando R 38 bilhões por ano, sendo a segunda profissão mais rentável do país com mais de 400 mil profissionais ao redor do Brasil.
 

Este dado coloca o Brasil como o país com a maior quantidade de cirurgiões-dentistas do mundo, levando em consideração que a população brasileira atingiu a marca de 203 milhões, segundo o Censo de 2022, com uma média de um profissional para cada 503 habitantes. Dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) mostram que o Brasil ocupa o quarto lugar em procedimentos odontológicos realizados por ano no mundo. A lucratividade do mercado também é positiva: o lucro médio em franquias de clínicas odontológicas gira em torno de 25%.
 

Para a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Rafaela Maynart Batista, o segmento estético na área odontológica segue como tendência nos próximos anos, com um mercado cada vez mais aquecido para quem deseja ingressar no setor neste ano. “Na Bahia, por exemplo o setor é promissor, conta com diversas oportunidades e, apesar de ser concorrida, a área está em expansão, o que interessa a quem busca agregar experiências aumentar o faturamento”, analisa.
 

Além disso, Rafaela acredita que apesar do país ser topo no ranking mundial em quantidade de profissionais, a empregabilidade segue em alta, visto que a Brasil ainda enfrenta barreiras de acesso a serviços na odontologia em algumas regiões brasileiras. “Nosso país possui mais de 200 milhões de habitantes e, na busca de mão de obra qualificada, não é possível atender toda a demanda. A Bahia segue essa tendência, com 19.019 cirurgiões-dentistas, por exemplo, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) para uma população de mais de 14 milhões de pessoas no Estado”, explica a profissional.
 

O mercado de trabalho em Odontologia varia bastante em cada região do Brasil e existem inúmeras áreas que o dentista pode trabalhar. A maior concentração de profissionais está nas regiões Sul e Sudeste, principalmente, nas capitais de grande porte. Porém, no Norte, Nordeste e Centro-Oeste existe uma carência maior de profissionais, tanto no sistema público, quanto no atendimento privado, sendo essas regiões as que possuem o maior número de vagas.
 

Saiba mais sobre o Curso de Odontologia da Anhanguera, clique aqui.
 

Sobre a Anhanguera 
 
Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores. 
Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País. 
Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros. 
Acesse o site e o blog para mais informações. 

Contatos de imprensa 
Deiwerson Damasceno 
[email protected]
(11) 98455-3620 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp