19/03/2024 às 15h46min - Atualizada em 20/03/2024 às 00h00min

Sua empresa pode estar jogando dinheiro fora!: Os perigos de investir errado no marketing

Muitas pessoas acreditam que a sua empresa está investindo em marketing, quando na verdade ele está investindo em uma área muito limitada que não traz os resultados esperados, explica a MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula

MF Press Global
© Freepik

O marketing nunca foi tão importante para o sucesso de uma empresa, por isso, cada vez mais empreendedores têm investido nesse setor do seu negócio, mas um problema muito comum é acreditar que o que está sendo feito é suficiente, quando na verdade seus esforços se concentram em apenas 1% do que o marketing pode oferecer, afirma a MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula.

O marketing muitas vezes é reduzido a apenas uma das suas áreas como, por exemplo, o marketing de conteúdo, e as empresas acreditam que isso é tudo que ela pode oferecer, quando na verdade ela é bem mais ampla e pode ser necessário mais de um profissional para atender a demandas específicas da empresa”, explica.

Cada área tem um objetivo

O marketing é composto por diversas áreas diferentes e cada uma tem um objetivo específico, podendo ou não serem usadas em paralelo, explica Jennifer de Paula.

Temos, por exemplo, o marketing de conteúdo, que gera conteúdo direcionado para o público de determinado negócio, mas também temos o marketing de relacionamento, que busca criar conexões com o público, ele pode conter o marketing de conteúdo, mas também utilizar outras técnicas”.

Mas supomos que alguma empresa busca, na verdade, uma melhor comunicação com seus funcionários, ela não deve investir em marketing de conteúdo e sim no endomarketing, que é voltado para isso, mas se ela quer aumentar as vendas, ela não deve investir em endomarketing e sim em e-mail marketing ou tráfego pago. Ou seja, não basta ser genérico ao dizer que investe em “marketing”, quanto mais específico, melhores serão seus resultados”, explica Jennifer de Paula.

Qual área do marketing devo investir?

De acordo com Jennifer de Paula, o primeiro passo para ter uma estratégia mais bem direcionada é definir objetivos claros para a sua empresa.

A empresa deve, inicialmente, identificar claramente seus objetivos, seja aumentar as vendas, fortalecer a marca ou ampliar a presença digital, depois disso, deve apresentar esses objetivos ao profissional de marketing e ele será capaz de alinhar estratégias específicas que atendam às metas estabelecidas”.

Quando se compreende de maneira precisa as necessidades e da empresa, o profissional pode direcionar os esforços para a área de marketing mais eficaz, o que, além de trazer resultados alinhados aos objetivos do negócio, também ajuda a empresa a economizar ao evitar investimentos desalinhados que podem significar literalmente dinheiro jogado fora quando não se tem estratégia”, explica Jennifer.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp