18/03/2024 às 09h27min - Atualizada em 19/03/2024 às 00h10min

Corteva Agriscience leva ao Show Safra soluções inovadoras em sementes, proteção de cultivos e biológico para ajudar a impulsionar a produtividade do agricultor

Durante o evento, visitantes também podem ter uma experiência de realidade aumentada sobre Manejo Integrado de Doenças (MID) e Manejo Integrado de Pragas (MIP), liderado pelo time de Boas Práticas Agrícolas da empresa

FELIPE TERUEL DE SOUZA
Divulgação
Lucas do Rio Verde (MT), 18 de março de 2024 – A Corteva Agriscience marca presença em mais uma edição do Show Safra, que acontece até 22 de março, em Lucas do Rio Verde (MT), para levar aos agricultores suas principais inovações em sementes, proteção de cultivos e biológico – da semente até a colheita -, que vem os auxiliando nos desafios diários da lavoura e elevando a produtividade e rentabilidade. Na edição de 2024, do evento realizado pela Fundação Rio Verde, no coração da maior região produtora do país, a empresa segue levando as inovações pesquisadas e desenvolvidas nos últimos anos para ajudar a maximizar a produção e a proteção dos produtores.

Realidade virtual para as Boas Práticas Agrícolas

A área de Boas Práticas Agrícolas da Corteva também está presente no evento com o compromisso de promover ainda mais conhecimento sobre uma agricultura mais segura, produtiva, responsável e sustentável. Para isso, vai proporcionar uma experiência de realidade virtual e imersiva com os agricultores por meio de óculos 3D, que farão uma visita às lavouras para entender o Manejo Integrado de Doenças (MID) por meio a aplicação de fungicidas e funcionamento desses produtos nas plantas e o Manejo Integrado de Pragas (MIP), abordando o funcionamento das proteínas Bt nas pragas. Após a experiência, o visitante pode responder ao quiz “Como estão seus conhecimentos em boas práticas agrícolas”. No teste, questões de MID, MIP, tecnologia da aplicação e segurança do trabalhador estarão presentes.

Biotecnologia nas lavouras

Entre as principais inovações da Corteva está o Sistema Enlist®, que traz evolução e uma nova opção de escolha ao agricultor. Em sua terceira safra, o Sistema Enlist® promove uma experiência completa ao agricultor e possui como principais benefícios: diversidade de herbicidas para a pós emergência da soja Enlist®, conveniência na aplicação e flexibilidade de uso, além do maior controle na aplicação do Enlist® Colex-D® (novo 2,4-D sal colina). O Sistema Enlist® é formado pelos pilares de Sementes e Biotecnologia, Herbicidas e Genética de Alta Produtividade, aliado ao pilar de Boas Práticas Agrícolas.  As sementes Enlist E3® são tolerantes aos herbicidas Enlist® Colex-D®, glifosato e glufosinato de amônio. Já as sementes Conkesta E3®, além da tolerância aos três herbicidas, trazem também duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac) que auxiliam na proteção das principais lagartas na cultura da soja. Na área de campo da Corteva, os visitantes poderão ver os diferentes tipos de manejo do Sistema Enlist® para o controle das principais plantas daninhas que dificultam a vida do agricultor e causam grandes perdas na produtividade.

A tecnologia Enlist® está disponível nas variedades de marcas licenciadas e próprias da Corteva: Cordius®, Pioneer® e Brevant® Sementes. O herbicida Enlist® Colex-D®, que integra o Sistema, oferece excelente eficácia no controle de plantas daninhas, além de redução de até 90% no potencial de deriva, ultrabaixa volatilidade e redução de odor. Ele traz muito mais flexibilidade e poder para o agricultor escolher como e quando aplicar, desde a dessecação até a pós-emergência da soja Enlist®, proporcionando um alto controle das invasoras e altas produtividades.

Para mostrar na prática os diferenciais do Sistema Enlist® no Show Safra, o time de especialistas está no campo demonstrativo da Corteva mostrando os comparativos de manejos de plantas daninhas do sistema Soja Enlist® versus sistema soja não Enlist®. Além disso, traz os resultados de produtividade das cultivares no Mato Grosso.  

Inovações em cultivares e híbridos

Para apoiar os agricultores, a Corteva conta com três marcas de sementes, em que cada uma oferece um diferencial para ajudar a maximizar a produção na região. A Brevant®️ Sementes com o seu robusto portfólio em soja, milho e sorgo, apresenta no evento seus híbridos lançamentos: B2701PWU e B2900PWU, ambos com alto potencial produtivo e estabilidade para abertura de plantio. Outro destaque é a cultivar B5595CE com a biotecnologia Conkesta E3®, que auxilia no controle das principais lagartas que atacam a soja, permitindo flexibilidade no manejo de plantas daninhas. Em sorgo, apresenta seu amplo portfólio com: o 1G100, 1G233 e 1G255.


A marca líder da Corteva em sementes de milho e sorgo, a Pioneer®, com mais de 50 anos no mercado brasileiro, também está no Show Safra apresentando seu robusto portfólio. Em destaque a marca apresentará aos produtores sua cultivar com a biotecnologia Conkesta E3®®, a 97Y70CE. Para milho apresenta o seu lançamento, o P3601PWU é híbridos consagrados na região como o P3808VYHR, P3845VYHR e P3707VYH, todos com elevado potencial produtivo e estabilidade, alta resposta ao manejo e bom desempenho em condições de estresse hídrico. A Pioneer® também leva os seus híbridos de sorgo: 84G05 e 50A60.


A Cordius®️, que desenvolve e disponibiliza genética de alta performance para quem produz, através dos multiplicadores licenciados, também estará presente no evento. A marca apresenta pela primeira vez suas cultivares Conkesta E3® desenvolvidas para o Cerrado brasileiro e foi a obtentora da biotecnologia Enlist® que mais avançou no desenvolvimento de cultivares no ano de 2023, que serão produzidas nesta safra 2023/24 e estarão disponíveis para os agricultores plantarem para na safra 2024/25 da oleaginosa. Entre as variedades da Cordius destaque para o Show Safra está a C2740CE com ciclo precoce e tolerância a duas raças de nematóide de Galha, Incógnita e Javanica. Já a C2790CE é tolerante a cisto e tem alto teto produtivo. Ambas as cultivares oferecem tolerância aos herbicidas Enlist® Colex-D® (novo 2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio e trazem também duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac) para o manejo das principais lagartas na cultura da soja e são boas opções de rotação com o algodão.

Para conhecer o potencial produtivo das cultivares, a marca convida os visitantes para participarem do game “Desafio da Colheita”. Em um jogo que simula uma colheita, o agricultor vai ter a experiência de colher uma lavoura de soja. No desafio, precisa colher o máximo de sementes possíveis em menos tempo. Com isso, poderá conferir os diferenciais das sementes da Cordius®



Tratamento de Sementes

Sempre investindo em pesquisa e desenvolvimento e levando cada vez mais soluções completas aos agricultores, a Corteva segue investindo na área de Tratamento de Sementes e leva ao evento o nematicida biológico Lumialza™. A inovação para soja e milho contém a bactéria Bacillus amyloliquefaciens (cepa PTA-4838), organismo natural que coloniza a região da raiz para criar uma barreira biológica para controlar as principais raças de nematoides, como os nematoides-das-galhas (como o Meloidogyne incognita), os nematoides-de-cisto (Heterodera glycines) e nematoides-das-lesões-radiculares (Pratylenchus spp), em soja e milho, ativando a produção de hormônios na planta, proporcionando maior desenvolvimento radicular e da parte aérea. Recentemente, o produto recebeu registro para controlar o nematoide-das-galhas (Meloidogyne javanica) em soja, do nematoide-das-lesões (Pratylenchus zeae) em milho e do nematoide reniforme (Rotylenchulus reniformis) em algodão. 

Outro destaque nesta área é o inseticida Dermacor®, voltado às culturas de soja, milho, algodão, sorgo, arroz e feijão. Âncora do portfólio, Dermacor® oferece controle das principais pragas de solo e foliares iniciais, como Elasmo e Spodoptera frugiperda, trazendo ao produtor ótima manutenção do estande e rápido estabelecimento da cultura, maximizando o potencial produtivo da semente tratada.

Para as sementes da Pioneer® e da Brevant® Sementes, a Corteva conta com a marca LumiGENTM, que engloba produtos, tecnologias e serviços voltados ao tratamento de sementes industrial nas culturas de milho, soja e sorgo. São soluções que atendem às diversas necessidades dos produtores, como fungicidas, inseticidas, bionematicidas e bioestimulantes. Todos os processos de testagem das receitas são realizados dentro do CSAT (Centro de Tecnologia para Tratamento de Sementes) da Corteva.

Todo o portfólio de tratamento de sementes da Corteva está integrado ao Seed Apply Technologies (SAT), que engloba tecnologias que ajudam a maximizar a produtividade e a lucratividade da lavoura, com soluções que proporcionam raízes fortes e saudáveis, favorecendo melhor desenvolvimento da planta, com profissionais especializados em tratamento de sementes, e que desenvolvem produtos com foco em desempenho, qualidade e germinação, ajudando na expressão do máximo potencial produtivo da cultura. Todos os diferenciais das soluções de TS da Corteva serão demonstrados pelo time no CSAT. Na feira, junto ao estande, irão demonstrar as diferenças entre os tratamentos industrial e on farm. Outra inovação é o equipamento – exclusividade da empresa – que faz a análise do tratamento aplicado à semente em minutos e apresenta se o resultado obtido na cultivar ou híbrido estão com as doses certas e recomendadas em bula. Um grande avanço em relação ao processo tradicional, que demora 20 a 45 dias.

Equilíbrio entre os químicos e biológico

Desde a sua formação, em 2019, a Corteva investe no mercado de biológicos por meio de soluções próprias ou desenvolvidas de forma colaborativa com outras empresas. Entre as iniciativas na área, destaque para as aquisições - concluídas em março de 2023 - da Symborg e da Stoller. O investimento realizado nessas aquisições reforça o compromisso da Corteva em fornecer aos agricultores ferramentas sustentáveis que complementam as práticas agrícolas em evolução com eficácia comprovada.

O grande lançamento da Corteva é o Utrisha™ N, fixador biológico de nitrogênio. Aprovado para a cultura de milho, o produto é aplicado de forma foliar e permite à planta a obtenção de nitrogênio durante todo o seu ciclo de vida por meio de um modo de ação inédito e inovador. A bactéria presente na formulação do Utrisha™ N, a Methylobacterium symbioticum, tem a capacidade de captar o nitrogênio disponível no ar e o transformar em amônio para a planta, melhorando de forma natural sua vitalidade e contribuindo para que a lavoura atinja o seu máximo potencial de crescimento e produtividade. No evento, o agricultor poderá ver como a solução funciona na palma da mão, ao ler um QR Code com o telefone celular, que o levará para a experiência.


Proteção de Cultivos

Na área de Proteção de Cultivos, os produtores poderão conhecer o portfólio completo da Corteva, que conta com anos de pesquisa para o desenvolvimento das soluções em fungicidas, herbicidas e inseticidas, que têm o foco em auxiliar o dia a dia do agricultor e maximizar a produtividade. Entre as soluções, estão:

Viovan®:  o fungicida apresenta controle superior contra ferrugem asiática, mancha-parda, cercospora e oídio, promovendo proteção com maior seletividade à cultura e oferecendo resultados visivelmente melhores.

Aproach Power®: o fungicida sistêmico oferece flexibilidade para ser usado na primeira e na última aplicação. Fungicida líder das últimas aplicações devido ao seu desempenho consistente ao longo dos anos.

Aproach® Premium:  lançamento da Corteva, o fungicida agrega mais uma opção dentro do seu Manejo Campeão. Solução com três ativos diferentes sendo um multissítio com formulação líquida que facilita a aplicação e reduz problema de fitotoxicidade. Conta com uma dose menor que as outras misturas com multissitio garantindo controle e praticidade ao agricultor.
 
Vessarya®: fungicida mais eficiente para o controle das doenças da soja, como ferrugem, antracnose e oídio. Mistura única do segmento de carboxamidas garantindo controle com seletividade. 

Os quatro fungicidas contam com o princípio ativo OnmiraTM Active, que possui uma formulação inovadora que dispensa o uso de óleo, aumentando a velocidade de absorção dos ativos e diminuindo o risco de lavagem pela chuva. 
 
Paxeo®herbicida sistêmico formulado com a inovadora tecnologia ArylexTM Active, pertence a nova família de herbicidas para dessecação em soja, com ação residual e controle duradouro de diversas plantas daninhas de folha larga e estreita, sem antagonismo com graminicidas. Recentemente, o produto recebeu registro para o controle de capim pé-de-galinha em pré-emergência para soja.
 
Gapper®: lançamento que integra uma nova família de herbicidas para dessecação de plantio de milho com a tecnologia RinksorTM active, imbatível no controle de trapoeraba e outras plantas daninhas de folha larga como soja voluntária e leiteiro. Atua sem antagonismo com graminicidas e sem carência para o plantio do milho.
 
Elevore®:  novo lançamento da Corteva para dessecação de plantio de soja, com a tecnologia ArylexTM Active, excelente ferramenta no manejo de buva em pós-emergente e outras plantas daninhas de folha larga, podendo ser aplicado sem antagonismo com graminicidas. Produto em fase de cadastro nos estados.

Expedition®: inseticida para o manejo de percevejos nas culturas da soja e do milho. Com uma formulação exclusiva da Corteva, a molécula Isoclast Active pertence a um novo grupo químico, as sulfoxaminas, e tem modo de ação diferenciado, sendo ideal para o manejo da resistência. Uma de suas fortalezas é a excelente eficácia nas fases de ninfa e adulto. Na soja, ajuda a produzir mais e a ter grãos de melhor qualidade. Já no milho, oferece as condições ideais para a boa formação da cultura, estande homogêneo de plantas e espigas sadias, obtendo registro recente para cigarrinha-do-milho.

Exalt®: é um inseticida premiado e reconhecido no mercado como referência no controle de pragas nas culturas da soja, milho e algodão. Recentemente, teve registro para tripes em soja.
 
Intrepid Edge®: possui excelente performance para o controle do complexo de lagartas da soja. Tem dose flexível de acordo com o nível de infestação do alvo, além de efeito de choque e residual. Recentemente, obteve registro para controle da tripes e rachiplusia na oleaginosa.

Exalt® e Intrepid Edge® são compostos por Jemvelva ActiveTM (Espinetoram), ingrediente ativo de origem biológica que recebeu o selo Green Chemistry Award e é reconhecido como uma das tecnologias mais inovadoras e sustentáveis do mundo pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA). 

Para o Show Safra, o time de proteção de cultivos irá demonstrar as principais soluções para os cultivos na área de campo, além de apresentar um vídeo sobre a importância das culturas de soja, milho e algodão para o agronegócio brasileiro.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp