18/03/2024 às 14h13min - Atualizada em 19/03/2024 às 00h08min

Genetec mostra como soluções de segurança unificadas e abertas ajudam na evolução da proteção dos bancos na FEBRABAN TECH 2024

Referência em segurança física junto ao setor financeiro, empresa destaca no evento como sua plataforma Security Center, agora também SaaS, contribui para a modernização da infraestrutura dos bancos ao se integrar a modernas tecnologias, como IA, IoT e business analytics, e aos sistemas legados para gerar importantes insights para diferentes áreas 

Clezia Gomes
Genetec

 

 

São Paulo, março de 2024 – Genetec, líder em tecnologia de soluções unificadas de segurança pública e privada, operações e inteligência de negócios, destacará o Genetec Security Center SaaS, sua plataforma unificada de segurança física, com arquitetura aberta, agora disponível também na nuvem, na FEBRABAN TECH H 2024, reforçando seus benefícios para a transformação digital dos bancos e para o aperfeiçoamento de sua proteção patrimonial e gestão operacional.

“O setor financeiro nacional atribui grande importância à proteção de seus ativos físicos e cibernéticos. Nossa participação na 34ª edição é crucial para demonstrarmos como nossa plataforma unificada e aberta, uma solução única no mercado, pode contribuir para a modernização dos sistemas de segurança já em vigor. Podemos unificar novas tecnologias provenientes de mais de 950 fornecedores globais de equipamentos e softwares de ponta, além de integrar nossa solução com a infraestrutura legada”, afirma José Rodrigues da Silva Neto, gerente de Vendas da Genetec para as verticais de Varejo e Finanças.

Segundo ele, com o avanço da era digital e a sofisticação dos crimes físicos e cibernéticos, as demandas por segurança crescem e se tornam mais desafiadoras constantemente. “Os bancos precisam estar preparados para se defender de furtos e roubos de agências físicas, assim como de cibercrimes, e temos hoje uma solução com padrões globais de cibersegurança e privacidade, que agrega features de business analytics, IA e IoT, capazes de tornar as operações físicas cada vez mais inteligentes, integrando-as com as digitais”, ressalta Silva Neto.

Prova disto é que a Genetec procura sempre parceiros com padrão global de qualidade como a Bosch, de controles de acesso, intrusão e gestão de vídeo, e a PluginBot, de analíticos de negócios IA, com as quais dividirá o estande na FEBRABAN TECH  2024, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, que ocorrerá de 24 a 27 de junho, no Transamérica Expo Center, na capital paulista, assim como com a Netseg, uma das publicações mais respeitadas do setor.

Os visitantes do evento terão também a oportunidade de conhecer melhor aTEC versão da plataforma da Genetec na nuvem. “O Genetec Security SaaS é uma solução de software como serviço (SaaS) massivamente escalável, aberta e unificada, que combina controle de acesso, gerenciamento de vídeo, pesquisa forense, monitoramento de intrusões, automação e muitos outros recursos avançados de segurança, que representam novo capítulo na evolução tecnológica do setor de segurança física. Ou seja, reúne as principais soluções demandadas pelos bancos e lhe dá a opção de contratar totalmente na nuvem ou de forma híbrida, com a vantagem de poder escalar a demanda de acordo com o crescimento ou redução de suas necessidades”, conclui Silva Neto.

Principais demandas de segurança dos bancos

A segurança física dos bancos precisa cobrir várias etapas essenciais. A primeira delas é controle de acesso, porque ao controlar a entrada e saída de pessoas e veículos, com sistemas de autenticação multifator, como biometria, cartões magnéticos, reconhecimento facial e senhas, monitoramento constante por câmeras de segurança nos ambientes, segurança perimetral reforçada com cercas, muros altos, sistemas de detecção de intrusão e alarmes, assim como rotinas de inspeção e patrulhamento por profissionais são evitados incidentes. Além disso, quaisquer atitudes suspeitas podem gerar alarmes para uma central geral de segurança, que pode controlar agências distribuídas em todo o país. “Com um gerenciamento perimetral ALPR, por exemplo, é possível ver se um carro está frequentemente circulando próximo de uma agência ou caixa eletrônico e gerar imediatamente um alerta para que a equipe de segurança cheque se existe risco de roubo”, explica Silva Neto.

Os bancos também precisam se proteger contra a ocorrência de ataques com a implementação de medidas para prevenir e mitigar ataques físicos, como assaltos, sequestros e invasões, para o que é fundamental ter um bom sistema de vídeo monitoramento, associado com analíticos, a fim de monitorar as atividades dentro das agências e identificar quaisquer comportamentos suspeitos a serem checados e mitigadas eventuais ocorrências. Estas imagens podem ser inclusive utilizadas para treinar as equipes e ajudá-las na gestão de riscos cotidianos. É essencial também ainda planos de contingência específicos para diferentes tipos de ameaças, com protocolos de ação claros e bem definidos, assim como em tecnologia de segurança avançada, como sistemas de detecção de armas e explosivos.

Com a sofisticação digital, a cibersegurança é outra prioridade. É preciso proteger dados confidenciais dos clientes e dos bancos contra acessos não autorizado, roubos ou perdas, implementar medidas de segurança cibernética robustas, como firewalls, criptografia e autenticação multifator, monitorar constante rede e ter sistemas para detectar e prevenir ataques virtuais, com a consequente motivação e preparação da equipe para se proteger com a adoção das melhores práticas proteger dados confidenciais.

As instituições financeiras necessitam ainda ter segurança contra incêndios e desastres, com sistemas de prevenção contra estas ocorrências e planos de evacuação e emergência, bem como manutenção preventiva de todos estes sistemas. “Os participantes da FEBRABAN TECH  terão a oportunidade de saber como nossas soluções podem contribuir para fazer a gestão dos dispositivos IoT a fim de ajudar a assegurar a eficiência e agilidade das manutenções. Poderão também verificar que o Security Center tem recursos que ajudam a gerir ocupação, fornecendo insights importantes sobre a circulação de pessoas nas agências para os negócios e sobre o dia a dia dos colaboradores para o RH, por exemplo”, detalha Silva Neto.

Outro diferencial que os visitantes do evento conhecerão é o Genetec Mobile, que possibilita aos gestores de segurança receber alertas e acessar o Genetec Security Center em qualquer horário e local por meio de celular autorizado pela empresa, o que garante comunicação ágil e eficiente para uma ação mais efetiva de proteção ao patrimônio e às pessoas do banco 24 horas por dia, sete dias por semana.

Sobre a Genetec

A Genetec Inc. é uma empresa global de tecnologia que vem transformando a indústria de segurança eletrônica há mais de 25 anos. Hoje, a empresa desenvolve soluções projetadas para melhorar a segurança, inteligência e operações para empresas, governos e comunidades em que vivemos. Seu principal produto, o Security Center, é uma plataforma de arquitetura aberta que unifica videovigilância, controle de acesso, reconhecimento automático de placas (ALPR), comunicações e análise de vídeo, todos baseados em redes IP. Fundada em 1997 e sediada em Montreal, Canadá, a Genetec atende clientes por meio de uma extensa rede de parceiros de negócios e consultores certificados em mais de 159 países.  Para mais informações sobre a Genetec, visite: www.genetec.com/br

 

Contatos para a imprensa:

Ink Comunicação

Clezia Martins Gomes - [email protected] - (11) 99112-6942

Guilherme Russo – [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp