18/03/2024 às 16h08min - Atualizada em 19/03/2024 às 00h08min

Algar Telecom é destaque na Premiação Agilidade Brasil 2024 no segmento TIC

Prêmio reconhece e celebra a excelência na aplicação de métodos ágeis, destacando a contribuição significativa das empresas para o desenvolvimento do mercado brasileiro

Rafaela de Mello Santos
Divulgação
A Algar Telecom, empresa de TI e telecom do Grupo Algar, ficou no Top 10 na categoria Squad, de projetos com até 50 pessoas, da Premiação Agilidade Brasil 2024, realizada pela Agile Trends. O prêmio reconhece e celebra a excelência na aplicação de métodos ágeis, destacando a contribuição significativa das empresas para o desenvolvimento do mercado brasileiro.
A companhia submeteu à avaliação o desafio da adoção da metodologia Ágil no segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Como as equipes ainda não estavam imersas no conceito, o time buscou uma transição leve e de fácil aprendizado, apostando em estratégias como Scrum e Kanban para promover uma cultura de colaboração e adaptabilidade.
Focada na melhoria da performance, a equipe ouviu demandas de clientes e stakeholders para construir uma trajetória de melhoria progressiva. O resultado foi um aumento significativo na satisfação dos usuários, gerando queda no churn, aumento na pontuação de satisfação do cliente (CSAT) e evolução de um produto do portfólio de TIC: o Cloudphone.
A migração para a metodologia Ágil adotou o uso de jogos integrativos, metodologias psicológicas e modelos de trabalho diferentes fora das atividades corriqueiras dos profissionais em um dos squads trabalhados. A Agile Coach utilizou atividades lúdicas e passatempos da infância para promover colaboração, integração, criatividade, inovação, empatia e comunicação, resultando em uma abordagem personalizada ao contexto da equipe de Voice Of Costumer.
“O case destacou a importância da busca constante por novos meios de aprendizagem, adaptando-se aos desafios do time e do contexto em que estão inseridos. A aplicação de dinâmicas online e offline mostrou a necessidade de uma abordagem diversificada para resolver os desafios enfrentados”, explica Guilherme Rela, Diretor de Negócios TIC e IoT, da Algar Telecom.
O resultado foi a adoção de uma abordagem mais flexível e orientada a resultados. A jornada trouxe não apenas eficiência operacional, mas também uma mentalidade inovadora que impulsionou a entrega de valor contínuo, como uma melhor integração do time, com nível de maturidade alto, resoluto e crítico.
A experiência trouxe valor ao introduzir uma nova forma de trabalho, levando em consideração as necessidades e personalidades da equipe. “As práticas e ferramentas aplicadas se tornaram desejadas e foram implementadas em outras áreas da Algar Telecom, destacando o poder da criatividade e do pensamento disruptivo no processo de aprendizado em adultos”, completa Rela.
Para mais informações sobre o prêmio, acesse: https://agiletrendsbr.com/premiacao-agilidade-brasil/
Na Algar Telecom, o movimento ágil já chegou 100% das áreas de marketing e TI. Em toda a companhia estão envolvidos com a metodologia cerca de 440 associados (como são chamados os trabalhadores da companhia), divididos em 70 squads e, até o momento, a empresa capacitou 27 Agile Coaches e certificou 40 Product Owners (POs).
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp