18/03/2024 às 17h19min - Atualizada em 19/03/2024 às 00h08min

Como as ferramentas tecnológicas podem aumentar o desempenho de vendas das empresas?

Curso de extensão universitária do Senac EAD detalha a importância de estar atualizado sobre os principais dispositivos digitais

Aline Oliveira
Senac EAD
Freepik
O uso de ferramentas digitais como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), Big Data e Computação em Nuvem estão presentes em 89% dos processos administrativos, produtivos e organizacionais do setor empresarial brasileiro.

A informação é parte de uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reforçando que 86,7% dos entrevistados apontam que o melhor resultado verificado é o aumento da eficiência nas atividades cotidianas.

Outro dado relevante do estudo aponta o que motivou as empresas a adotarem as tecnologias. Para 87% dos respondentes, a escolha foi uma decisão estratégica, enquanto 63% tiveram influência de fornecedores ou clientes. Complementando os principais fatores, 50% dos empreendimentos decidiram aderir aos sistemas digitais, por observarem que os concorrentes já estavam utilizando, pelo menos uma das soluções citadas.

De acordo com o professor de graduação na área de Tecnologia da Informação (TI) e do curso de extensão universitária em Transformação Digital e Inovação, Bruno de Oliveira, o atual cenário é uma realidade irreversível já que muitas empresas modificaram a forma de se comunicar com consumidores clientes.

“A presença digital está diretamente ligada às estratégias de branding e nos conteúdos divulgados nas redes sociais.Desse modo, observamos o desenvolvimento de um grande ecossistema de comunicação que inclui ainda, recursos como: blogs, podcasts e envios de e-mail marketing. O objetivo das empresas é aumentar a proximidade com os clientes, oferecendo produtos e serviços mais personalizados, de acordo com o perfil do usuário”.

Como os recursos tecnológicos impactam na produtividade dos negócios?

Os planos de negócios e as estratégias de marketing são fundamentais para o funcionamento e crescimento de uma empresa, já que o foco do setor é atrair e fidelizar clientes, aumentar a margem de lucros e alcançar uma posição de autoridade no segmento em que atua.

Nesse sentido, outro curso de extensão do Senac EAD que pode contribuir para os objetivos das empresas é o Gerenciamento de projetos: gestão da comunicação e stakeholders. Bruno explica que a abordagem apresentada aos alunos visa esclarecer a importância de uma comunicação efetiva no ambiente empresarial.

“O curso de gerenciamento de projetos ensina o participante a identificar e engajar todas as partes envolvidas no negócio, de modo que estejam alinhadas sobre os principais objetivos corporativos. Além disso, demonstra como lidar com conflitos e riscos, que naturalmente podem surgir durante a etapa de execução, de modo a alcançar um ambiente harmônico de trabalho”, reforça.

O professor do Senac EAD argumenta que os conhecimentos oferecidos pelos dois cursos são essenciais para empresários, gestores e demais profissionais que não estão familiarizados com o atual contexto tecnológico. Com esse entendimento, a Transformação Digital apresenta uma nova visão dos negócios e como as ações integradas de marketing e vendas possibilitam o atendimento de milhares de usuários, com qualidade e de modo personalizado.

“O atual cotidiano de todos os setores econômicos é digital, portanto, conhecer os fundamentos dos principais recursos tecnológicos será de grande utilidade para o aluno. No decorrer do curso serão apresentadas abordagens envolvendo a Inteligência Artificial, Machine Learning e Cloud Computing, e qual o papel de cada uma no aumento da performance empresarial”, pontua.

Gestão da comunicação é o maior diferencial de um negócio

Os estudiosos em comunicação empresarial destacam que a gestão das atividades envolvendo a comunicação precisa ser prioridade nas organizações. Afinal, quando se implementa um novo projeto é preciso monitorar todas as fases de efetivação, de modo a prevenir surgimento de erros ou crises.

De modo prático, uma empresa que investe recursos em diversos canais de comunicação, precisa acompanhar em tempo real, os questionamentos, reclamações, solicitações de orçamentos e o feedback dos consumidores. Com a criação e desenvolvimento das ferramentas tecnológicas, esse trabalho é feito de forma ágil e assertiva, evitando frustração do cliente pela demora no atendimento.

O professor do Senac EAD reforça que os conhecimentos disponibilizados nos dois cursos contribuirão no domínio dos processos automatizados tecnologicamente. “Contar com uma equipe capacitada contribui para tomadas de decisões mais qualificadas e respostas ágeis, diante das constantes transformações, impulsionadas pela dinâmica tecnológica”, conclui.

Por fim, o educador elencou cinco recomendações sobre as principais ferramentas tecnológicas, utilizadas na comunicação e gestão das empresas, confira:

- Mantenha-se atualizado sobre as principais tendências tecnológicas;
- Procure ampliar a presença e as estratégias de marketing digital;
- Invista no aprimoramento da análise de dados da empresa;
- Fomente a inovação contínua, principalmente no uso da IA;
- Otimize os processos da empresa, para que tenham condições de oferecer um ambiente escalável e seguro.

Como foi possível observar, conhecimento e atualização constante são parte do cotidiano das empresas que desejam se destacar no mercado. Por isso, outra recomendação é investir na qualificação das esquipes. Para saber mais sobre as opções de cursos de aperfeiçoamento, acesse o site do Senac EAD.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp