18/03/2024 às 14h07min - Atualizada em 19/03/2024 às 00h06min

Imunonutrição é tema de palestra dentro do Simpósio Facta sobre sanidade e manejo de frangos de corte, no PR

Melina Bonato, doutora em nutrição e produção animal pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e gerente global técnica e de P&D da ICC Animal Nutrition

Fernanda de Souza Martins
ICC

Melina Bonato, doutora em nutrição e produção animal pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e gerente global técnica e de P&D da ICC Animal Nutrition ministrará uma palestra sobre o conceito de imunonutrição dentro do cenário de estresse calórico em aves. A palestra faz parte do programa do simpósio "Frangos de corte: sanidade e manejo", realizado pela Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta), em Maringá (PR), nos dias 26 e 27 de março.

"A imunonutrição é a aplicação de nutrientes específicos para modular a resposta imune dos animais frente aos diversos desafios. Esse conceito visa fortalecer as defesas de forma preventiva, o que impactará em um menor custo metabólico para o animal e resultará em ganhos produtivos. Esses objetivos podem ser alcançados com programas preventivos, inclusive nutricionais e funcionais, considerando o uso de componentes ou aditivos alimentares específicos que promovem resposta imune mais eficaz nos animais", explica Melina Bonato.

As discussões sobre melhores condições para a produção animal avançam rapidamente. Nos últimos anos, o conceito de imunonutrição ganhou força e tem sido um tema bastante discutido nas diversas cadeias produtivas. "A região de Maringá concentra cooperativas, produtores e empresas avícolas independentes. Esse evento é mais uma oportunidade para o aprimoramento profissional nesse campo", ressalta a especialista.

Para ela, uma das formas mais eficazes de garantir a saúde e bem-estar dos animais com impacto em crescimento e produção é investir cada vez mais em monitoramento e uso estratégico das informações. Pensando nisso, o programa proposto pela Facta abordará também outros assuntos relevantes na produção avícola, como: Ingredientes alternativos, aspectos de sanidade, influenza aviária, gestão de dados de produção, estresse por calor, e condenações no abatedouro. "Considerando nossos desafios atuais, essas discussões são relevantes e ajudam na construção de estratégias para os desafios diários da avicultura. Por isso, respondi prontamente ao convite da Facta para participar deste evento e trazer o assunto de imunonutrição dentro do debate", finaliza Melina Bonato.

Sobre a ICC

Maior produtora e comercializadora brasileira de soluções naturais e sustentáveis à base de leveduras Saccharomyces cerevisiae oriundas do processo de fermentação do etanol da cana de açúcar, configurando-se entre os maiores players do mundo. Seu pioneirismo e perseverança em agregar valor à nutrição animal têm um papel importante na produção animal mais eficiente e segura. Com presença global, a ICC possui 5 centros de distribuição (Brasil (2), Estados Unidos, Europa e China) e exportação para mais de 70 países. Há mais de 30 anos trabalha em parceria com pesquisadores no desenvolvimento de soluções naturais para nutrição, saúde e bem-estar suportando a produção de alimentos saudáveis, acessíveis e disponíveis, de forma científica e disruptiva, para uma população mundial crescente, em constante combate à fome.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp