18/03/2024 às 10h23min - Atualizada em 19/03/2024 às 00h05min

Dia Internacional da Felicidade – Pesquisas mostram que híbrido aumenta felicidade no trabalho

66% dos trabalhadores que atuam no formato híbrido afirmam ter sentido uma melhora na saúde mental

IWG
Domínio público

No novo mundo do trabalho, as prioridades das pessoas mudaram, com uma ênfase cada vez maior na saúde mental, física e emocional, além da expectativa de que o trabalho deve se adaptar à vida, e não o contrário. A adoção de novos modelos de trabalho, que permitem trabalhar de qualquer lugar, tem trazido uma série de benefícios aos trabalhadores, incluindo um impacto positivo na saúde mental e física. Os efeitos desse novo modelo de trabalho estão sendo analisados por diversas instituições de renome, reforçando a crença de que essa mudança veio para ficar. 

Um exemplo é o estudo realizado pelo IWG – líder global e nacional em locais de trabalho flexíveis como coworkings e escritórios – junto ao Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido. Os dados obtidos em 2023 mostram que: 

  • 66% dos trabalhadores que atuam no formato híbrido afirmam ter sentido uma melhora na saúde mental; 

  • Com o modelo híbrido, trabalhadores têm mais tempo para família e amigos (55%), atividade física (52%) e caminhadas (67%); 

  • 54% têm mais tempo para o preparo de refeições saudáveis ao longo da semana; 

  • Redução no tempo de deslocamento garante até 71 horas a mais de sono por ano; 

  • 79% notaram aumento na produtividade em comparação com o período pré-pandemia, como resultado de menos estresse relacionado ao trabalho; 

  • 88% consideram a opção pelo trabalho híbrido tão importante quanto benefícios financeiros;  

Para Tiago Alves, CEO do IWG no Brasil, o modelo de trabalho híbrido é uma das principais megatendências de trabalho para 2024 e está mudando a forma como as pessoas trabalham em todo o mundo. O formato, segundo ele, traz benefícios significativos, como aumento da felicidade dos funcionários, melhoria da produtividade e maior retenção e atração de talentos. “Os profissionais do regime híbrido podem ajustar seu trabalho às suas vidas, inclusive reduzindo a necessidade de longos deslocamentos diários. Oferecer a opção de trabalho híbrido é uma maneira importante e simples para as empresas mostrarem que se importam com seus funcionários. Isso permite que eles tenham mais controle sobre seus horários e tenham mais tempo livre. As empresas que adotam o trabalho híbrido percebem não apenas uma equipe mais saudável, mas também mais comprometida e produtiva”, pontua Tiago Alves, CEO do IWG Brasil.   

Em recente relatório levantado pelo IWG, para determinar as melhores cidades do mundo para realizar o “Workation” (uma tendência que une trabalho a viagens), os dados mostram que: 

  • 88% dos trabalhadores híbridos atuaram de locais distantes de suas sedes em 2022;  

  • 71% considerariam entrar para um novo trabalho, apenas se oferecesse a flexibilidade para trabalhar remotamente, em parte do tempo. 

  • A pesquisa também aponta o Rio de Janeiro como uma das melhores cidades do mundo para realizar o "workation”. 

    Como benefícios do trabalho híbrido:  

  • 76% destacaram equilíbrio entre vida pessoal e o trabalho,   

  • 47% economizar dinheiro viajando em dias de menor movimento   

  • 30% desfrutar de férias mais longas 

A Embracon, uma das maiores administradoras de consórcios do Brasil, com cerca de 3 mil colaboradores, possui o Conte Comigo, um canal de assistência voltado a prestar atendimento para pessoas que se encontrem com problemas psicoemocional ou que necessitem de orientação financeira. Mais de 1800 pessoas puderam contar com o apoio nos últimos 3 anos. Há cinco anos, a Embracon mantém uma média de 81% em uma avaliação que mede se a empresa é considerada um lugar psicologicamente saudável para trabalhar, e, no ano de 2023, ganhou o prêmio Destaque em Saúde Emocional, uma categoria exclusiva para empresas que participam dos rankings GPTW que premia empresas que buscam construir ambientes de trabalho mais saudáveis. Hoje, a Embracon contabiliza aproximadamente 0,3% de afastamentos por questões emocionais. Segundo Brenda Donato, Diretora de Pessoas e Resultados da Embracon, no último ano, a empresa teve uma redução significativa no Fator Acidentário de Prevenção (FAP), gerando para a empresa uma economia real no que tange a recolhimento de encargos na folha de pagamento.  

“O nosso principal motivador é entender que enquanto empresa, por melhor que seja o nosso ambiente, cultura e tudo que nós oferecemos ainda assim, a pressão do trabalho associada as pressões da vida cotidiana podem levar as pessoas a estafa. E como tudo o que fazemos, queremos olhar para o tema de forma corajosa e gerar impactos positivos nas pessoas para um futuro mais sustentável”, avalia Brenda Donato, Diretora de Pessoas da Embracon.   

A Brasilata, uma das maiores fabricantes brasileiras de embalagens inovadoras e sustentáveis, conquistou por três anos consecutivos o Lugares Incríveis para Trabalhar. O prêmio é concedido pela FIA (Fundação Instituto de Administração) e celebra organizações que se destacam na promoção de ambientes de trabalho saudáveis e acolhedores. A pesquisa FIA Employee Experience – FEEx destacou o esforço excepcional da empresa nesses aspectos, bem como o desempenho exemplar de seus líderes em criar um ambiente valorizado por seus funcionários. 

“Na Brasilata, temos uma cultura sólida e nutrimos relações próximas, priorizando o bem-estar completo dos nossos colaboradores. Reconhecemos a cultura como uma força transformadora e impulsionadora da inovação. Investimos na capacitação de nossos líderes para uma gestão equilibrada, unindo determinação e sensibilidade", avalia Tiago Forte, CEO da Brasilata. 

A empresa conta com mais de 1000 colaboradores, que são chamados de "Inventores”, mantendo ativo o seu programa interno “Projeto Simplificação” desde 1987, um canal de comunicação entre a equipe e seus líderes para a apresentação de ideias e inovações. Juliana Cordeiro, Gerente de Recursos Humanos da Brasilata, acrescenta: "Promovemos incessantemente a aprendizagem, valorizamos a aceitação e a disposição para o erro, reconhecendo esses elementos como essenciais para o crescimento. Nossa jornada garante pontos de convergência entre os colaboradores e a cultura organizacional em todas as fases, fornecendo apoio sólido e um senso genuíno de pertencimento."  

--- 

Sobre a Embracon: 

A Embracon está há 35 anos no mercado de consórcios e já entregou mais de meio milhão de bens. A empresa é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios). A empresa possui cerca de 100 filiais, 600 parceiros de negócios, considerando, varejistas, institucionais, montadoras, cooperativas de crédito, bancos estaduais, empresas de máquinas agrícolas e quase 3 mil colaboradores celetistas.      

Sobre a Brasilata : 

A Brasilata é uma das maiores fabricantes brasileiras de embalagens que, por meio de um entendimento profundo das necessidades dos clientes, é responsável pelo fornecimento de soluções inovadoras e sustentáveis para diversas aplicações como tintas, químicos e indústria alimentícia. Possui plantas em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Recife e Rio Grande do Sul e atua desde 1955. É responsável pela produção de mais de 50 mil toneladas de embalagens ao ano e reconhecida em grandes prêmios por sua cultura inovadora, gestão de pessoas, sustentabilidade e governança.     

Sobre o IWG, International Workplace Group 

O IWG é líder global em soluções para o trabalho híbrido. Por meio de suas marcas e espaços compartilhados, o grupo cria valor pessoal, financeiro e estratégico para empresas de todos os portes – de algumas das companhias e organizações mais conhecidas do planeta, até microempreendedores e a próxima geração de líderes do setor. Todos podem aproveitar o poder desses locais de trabalho híbrido para aumentar sua produtividade, eficiência, agilidade e proximidade com o mercado. A cobertura de rede do IWG inclui aproximadamente 4.000 locais em mais de 120 países, sendo utilizados por 83% das empresas da Fortune 500. No Brasil, por meio das marcas Regus e Spaces, o IWG colabora para que milhares de pessoas e seus negócios possam trabalhar de forma mais produtiva, ao fornecer espaços de trabalho profissionais, inspiradores e colaborativos, além de serviços digitais, disponíveis por meio do aplicativo IWG. Para conhecer melhor visite o site ou clique aqui para obter mais informações sobre a parceria. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp