18/03/2024 às 15h29min - Atualizada em 19/03/2024 às 00h05min

Pesquisa da Pearson aponta que 60% dos brasileiros estudam inglês para ter acesso a posições com melhores salários

A proficiência em inglês também é vista como importante para reduzir a incerteza nos empregos com a Inteligência Artificial (IA) e ela traz mais confiança em todas as áreas da vida dos entrevistados

Camila Miguel
Assessoria de imprensa
Divulgação/Pearson

Uma nova pesquisa desenvolvida pela Pearson mostra o impacto transformador que o aprendizado de inglês têm no trabalho e na vida pessoal das pessoas em todo o mundo, uma vez que são cruciais para salários mais elevados, oportunidades de emprego mais amplas e para uma vida pessoal mais gratificante. De acordo com o estudo, 60% dos brasileiros estudam inglês para ter acesso a posições com melhores salários, contra 50% da média global. 

A Pearson entrevistou mais de 5 mil falantes de inglês como segunda língua ou língua adicional do Japão, Arábia Saudita, Brasil, Itália e Flórida (EUA). Em todos os países, a grande maioria (80%) acredita que os conhecimentos de inglês estão diretamente ligados ao potencial de ganhos, enquanto dois quintos (40%) pensam que bons conhecimentos da língua inglesa podem levar a um aumento salarial de entre 50 e 80%. No Brasil, 46% acreditam que alguém que consegue se comunicar efetivamente em inglês pode ganhar até 50% mais do que alguém que não consegue.

O estudo da Pearson também mostra que mais de metade (51%) dos alunos de inglês pensam que conhecer a língua os abrirá para uma gama mais ampla de funções profissionais, enquanto dois quintos (40%) dizem que o inglês os ajudará a subir a escada para cargos mais seniores em sua área – um número que aumenta para 56% na Arábia Saudita e para metade (50%) no Brasil e na Flórida.

Preparação para o futuro contra IA

Com a IA batendo à porta, a pesquisa revelou que muitos funcionários estão incertos sobre o futuro dos seus empregos. Entre os brasileiros entrevistados, quase metade (45%) estudam inglês para estarem mais bem preparados para encontrar uma nova oportunidade caso percam seus empregos por conta da inteligência artificial/inovação. As gerações mais jovens estão mais preocupadas com a possibilidade de os seus empregos serem substituídos pela IA e pela automação nos próximos cinco anos, como as Gerações Z (41%) e Millennials (37%), contra as Gerações X (28%) e dos Boomers (29%).

“Esta nova pesquisa mostra a importância do inglês para ajudar as pessoas a terem vidas mais gratificantes dentro e fora do local de trabalho”, disse Gio Giovannelli, presidente da Pearson, English Language Learning. “E, no entanto, muitas pessoas ainda lutam contra a falta de confiança na sua proficiência em inglês, o que tem um impacto na sua capacidade de realizar tarefas diárias no trabalho, de interagir com outras pessoas e até mesmo de simplesmente se envolver com o mundo ao seu redor, ou nas redes sociais. Com um futuro dominado pela IA causando incerteza no emprego, a importância do inglês como uma habilidade diferenciadora só aumentará, e é por isso que estamos incentivando as pessoas que desejam aprender inglês a agir agora e a aprimorar suas habilidades rapidamente com um aprendizado personalizado de acordo com seu nível.”

Falta de confiança na proficiência em inglês, apesar de uso frequente

A Pearson encomendou a pesquisa de acordo com sua estrutura da Escala Global de Inglês (GSE). O GSE oferece aprendizado rápido de idiomas ao compreender exatamente onde cada indivíduo está em sua jornada e dando-lhes confiança em suas próprias habilidades. Com a pesquisa, a Pearson quis entender os motivos das pessoas para aprender inglês, bem como seus atuais níveis de confiança ao usar o idioma.

Constatou-se que, embora mais de 52% dos brasileiros usem inglês semanalmente, e apenas um quarto (25%) dos inquiridos sentiu que poderiam expressar-se plenamente ao utilizar a língua para realizar o seu trabalho. Quase três quartos (70%) chegaram ao ponto de dizer que o seu trabalho seria mais fácil se soubessem melhor o inglês. 

Uma deficiência na educação de inglês 

Embora a aprendizagem de inglês seja generalizada (8 em cada 10 aprenderam inglês na escola e dois terços tinham uma qualificação em inglês), no Brasil, 54% sentiram que a sua educação formal não conseguiu dotá-los de um nível de inglês suficientemente bom para se comunicarem adequadamente. Mais da metade (56%) disse que isso acontecia porque seu aprendizado estava focado na gramática e no vocabulário, em vez de usar o inglês em situações do mundo real. Metade também afirma que não teve oportunidade suficiente de usar o inglês fora da sala de aula. Entre as principais barreiras para aprender inglês estão a falta de tempo, custo dos cursos e materiais e oportunidades limitadas.

Inglês como habilidade fora do trabalho

Mas não é apenas para as perspectivas de emprego e rendimento que as competências em inglês se revelam críticas. Mais de três quartos (79%) dos entrevistados disseram que é uma habilidade importante em suas vidas pessoais e 81% acham que será cada vez mais necessária no futuro. 54% dos brasileiros disseram que progredir no inglês os tornou confiantes em todas as áreas da sua vida.

Os motivadores para querer aprender inglês fora do trabalho incluíram: o desejo de viajar mais (67% dos brasileiros contra 55% da média global), de poder ver televisão, filmes e conteúdo online em inglês (58% dos brasileiros contra 50% da média global) e de poder ler o inglês que os rodeia (58% dos brasileiros contra 48% da média global). 

Fazer amigos também foi apontado como um dos principais motivos para aprender inglês, com quase um terço (30%) listando isso como um motivador e um quinto (20%) dizendo que já tinha mais amigos graças aos seus conhecimentos de inglês. Também aumenta a capacidade das pessoas nas redes sociais: um décimo (10%) dos inquiridos afirmou que uma melhor utilização do inglês significa que atraíram mais seguidores.

Empregadores são chamados a fazer mais

Está claro que os empregadores estão sendo procurados para ajudar a solucionar a questão. A grande maioria (88%) pensa que a formação em língua inglesa é uma competência importante que deveria ser oferecida pelos empregadores, mas apenas um terço afirmou que os seus empregadores o fazem.

Para obter mais informações sobre a Pearson e melhorar suas habilidades em inglês com o GSE, visite: Link #PearsonImpactOfEnglish 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp