18/03/2024 às 09h40min - Atualizada em 19/03/2024 às 00h03min

5 tendências do mercado de papelaria para 2024

*Por Fernanda Ricci, Gerente de Desenvolvimento de Produto de Papelaria do Grupo Leonora

NB Press Comunicação
Grupo Leonora

Assim como tem acontecido na maioria dos segmentos, o mercado de papelaria tem passado por transformações significativas nos últimos anos, impulsionado por mudanças relacionadas às preferências do consumidor, aos avanços tecnológicos e à crescente conscientização ambiental. Nesse sentido, é natural que novas tendências roubem assumam os holofotes em determinados momentos e sigam se consolidando mundo afora.  

 

Em 2024, o setor deve percorrer caminhos que serão marcados por uma combinação única de inovação tecnológica, sustentabilidade e a contínua importância da experiência do consumidor. 

 

Produtos e ações com menos impacto ambiental 

 

Os consumidores estão cada vez mais conscientes da responsabilidade de suas escolhas, movimentando as empresas a repensarem os processos de produção e o uso de determinados materiais. Produtos que permeiam a redução do carbono e plástico têm ganhado a preferência do público. Grandes marcas do ramo têxtil, por exemplo, têm baseado seu desenvolvimento em itens reciclados ou feitos com recursos que agridem menos a natureza. Canetas recarregáveis e embalagens eco-friendly são exemplos de mudanças. Portanto, organizações comprometidas com a sustentabilidade ganham a lealdade de clientes que valorizam a redução de qualquer impacto ambiental. 

 

TikTok: o poder do marketing de influência 

 

Não tem como negar que as redes sociais influenciam as tendências de consumo. O TikTok, por exemplo, tem se destacado também como uma plataforma de descoberta de produtos. De cadernos inovadores até itens com designs irreverentes, nostálgicos ou temáticos. Essa e outras plataformas de entretenimento são entendidas como social commerce e direcionam desde o desenvolvimento de produtos à estratégia de marketing e vendas. Sendo assim, diferentes itens do mercado de papelaria podem rapidamente se tornar virais, e empresas que investem em ações do tipo têm grandes chances de se surpreenderem com os resultados.  

 

Versatilidade e funcionalidade em foco 

 

Ainda seguindo a essência do movimento sustentável, os consumidores procuram itens que não apenas sirvam ao propósito principal, mas também ofereçam versatilidade, como produtos com múltiplas funções, recarregáveis, com refis substituíveis e embalagens que podem ser reutilizadas. A ideia é reduzir o desperdício e maximizar a utilidade, proporcionando aos consumidores uma experiência prática e mais consciente. 

 

IA para análises precisas 

 

Além de favorecer a fabricação de produtos, otimizando recursos e modernizando maquinários, a tecnologia está cada vez mais inserida no dia a dia das pessoas. Ferramentas de análise de consumo baseadas em inteligência artificial podem prever as preferências dos clientes, sugerir produtos personalizados e otimizar a oferta de estoque. Isso não apenas aumenta a eficiência operacional das empresas, como também melhora a experiência do consumidor, oferecendo produtos mais alinhados com suas expectativas. 

 

Mais diversidade e inclusão 

 

Muitas empresas estão voltando os olhares à temática em cena e desenvolvendo produtos que atendam às necessidades de pessoas com deficiência, como canetas ergonômicas, papéis com fontes acessíveis e produtos com design inclusivo. Além disso, a representatividade na embalagem e nas campanhas de marketing também é uma maneira de demonstrar o compromisso com a diversidade. 

 

Portanto, empresas que conseguirem integrar as principais tendências em produtos e estratégias estarão bem-posicionadas para atenderem às demandas de um consumidor cada vez mais exigente e consciente. 

 

*Por Fernanda Ricci, Gerente de Desenvolvimento de Produto de Papelaria do Grupo Leonora, uma das maiores distribuidoras de produtos de papelaria do Brasil – E-mail: [email protected] 

 

Sobre o Grupo Leonora 

O Grupo Leonora é uma das maiores distribuidoras de produtos de papelaria do Brasil, em constante movimento rumo à expansão. Fundado em 1984, a empresa gerencia as marcas de consumo Leo&Leo, Jocar Office, LeoArte e Letron que oferecem produtos escolares, artísticos e de escritório, além de eletrônicos; e administra a Leonora Ventures, que fomenta ideias inovadoras de educação e startups. Para mais informações, acesse: https://www.grupoleonora.com.br/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp