18/03/2024 às 14h55min - Atualizada em 19/03/2024 às 00h03min

5 formas de desenvolver o autoconhecimento e inteligência emocional

Segundo Lucas Barchetta, CEO da Vollu

PiaR Group
Divulgação
O período pós pandêmico levantou importantes bandeiras sobre os cuidados com a saúde mental. De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais de 650 milhões de pessoas em todo o mundo preencham os critérios diagnósticos para Transtorno Mental Comum. Além disso, um relatório desenvolvido em conjunto com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), revelou que menos de 1% dos recursos destinados à saúde são direcionados para iniciativas em saúde mental. Ou seja, mais de 40% dos países ainda carecem de políticas eficazes nessa área, enquanto 30% não possuem programas estabelecidos para abordar essa questão.
 

Esse cenário reforça a importância de focar no autoconhecimento e na inteligência emocional dos indivíduos, questões que precisam ser discutidas porque fazem parte do desenvolvimento pessoal e interpessoal, e conhecer os seus limites, permite compreender melhor seus valores, crenças, habilidades e limitações.
 

Para discutir mais sobre esse tema, Lucas Barchetta, CEO da Vollu, aplicativo que utiliza gamificação e IA com o objetivo de criar experiências aos usuários, listou algumas dicas para ampliar seu autoconhecimento e fortalecer sua inteligência emocional.
 
  1. Reserve um tempo para se conectar consigo mesmo: Reserve alguns minutos todos os dias para se reconectar no momento presente, observando seus pensamentos, emoções e sensações físicas sem julgamento. Por recebermos muitas informações de todos os lados, é importante tirar um tempo só para você e filtrar o que de fato faz sentido para seu atual momento de vida.
     
  2. Crie um diário: Tire um tempo regularmente para registrar suas emoções, pensamentos e experiências. Isso ajudará você a identificar padrões, compreender melhor suas reações emocionais e desenvolver estratégias para lidar com elas de maneira saudável.
     
  3. Busque feedback construtivo: Esteja aberto a receber feedback dos outros sobre seu comportamento e como você é percebido. Isso pode fornecer insights valiosos sobre suas áreas de melhoria e ajudá-lo a entender melhor como suas ações afetam os outros.
     
  4. Pratique a empatia: Procure compreender as emoções e perspectivas dos outros, colocando-se no lugar deles. Isso fortalecerá seus relacionamentos interpessoais e ajudará você a desenvolver uma maior sensibilidade emocional.
     
  5. Utilize a tecnologia a seu favor: Aplicativos como Vollu podem ajudar a realizar testes comportamentais aprofundados que não só enriquecem sua jornada de autoconhecimento, mas também oferecem um momento de entretenimento. No aplicativo, são oferecidas oportunidades para explorar diferentes aspectos da sua personalidade e compreender melhor suas motivações e comportamentos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp