18/03/2024 às 16h01min - Atualizada em 19/03/2024 às 00h01min

O outono vem aí: confira dicas e cuidados essenciais com a saúde ocular

Estação traz a baixa das temperaturas, ventos e diminuição da umidade do ar. Conheça mais sobre a importância de adotar algumas práticas para preservar a boa saúde dos olhos

FleishmanHillard
https://www.hoyalab.com.br/
Divulgação

O outono, estação marcada pela queda das temperaturas, ventos e diminuição da umidade do ar, tem início marcado para o dia 20 de março de 2024 no hemisfério Sul. Com a mudança do tempo, doenças como gripes, resfriados, viroses e alergias costumam aparecer, além de problemas relacionados à saúde dos olhos.

A estação exige atenção e alguns cuidados, já que os olhos ficam menos lubrificados, mais expostos à poluição e, como resultado, sujeitos a alergias e infecções. Além dos cuidados habituais, é importante manter a hidratação, protegê-los da exposição à luz solar com óculos de sol ou lentes fotossensíveis e evitar o acúmulo de poeira em objetos”, explica o Dr. Celso Cunha, médico oftalmologista e consultor da HOYA Vision Care, empresa japonesa que produz lentes para óculos de alta tecnologia desenvolvidas para correção de problemas da visão.

Algumas condições oculares podem aparecer com mais frequência durante a estação devido ao tempo, à queda das folhas e ao ar mais seco. Entre as principais, podemos destacar: a conjuntivite, caracterizada pela inflamação da conjuntiva, podendo ser causada por vírus, bactérias ou alérgenos, como poeira e pólen; o olho seco, provocando coceira, queimação, vermelhidão e visão turva, além de alergias oculares e problemas de refração, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Para saber mais sobre os principais cuidados com a saúde ocular durante o outono, o especialista da HOYA Vision Care, apresenta dicas importantes. Confira:

- Hidratação contínua: beba bastante líquido e cuide da saúde dos olhos. Use colírios lubrificantes recomendados por um oftalmologista para mantê-los hidratados e evitar desconforto.

- Alimentação balanceada: procure adotar uma dieta balanceada e invista no consumo de alimentos ricos em vitaminas A, C, E e Ômega 3, que contribuem para manter a qualidade da saúde ocular.

-
Mantenha a higiene de ambientes e roupas: é importante manter a casa limpa e arejada, evitando a presença e acúmulo de poeira e ácaro. A medida contribui para evitar problemas aos olhos e alergias.

- Cuidado com a exposição à luz solar: precisamos estar atentos aos raios solares mesmo no outono. Os óculos de sol e as lentes fotossensíveis são fundamentais para proteger a visão e evitar a exposição direta dos olhos aos raios UVA e UVB.

- Exames oculares preventivos: é sempre importante manter a regularidade na execução dos exames oftalmológicos. A prática pode auxiliar no diagnóstico precoce das doenças oculares e garantir a indicação do tratamento adequado, antes do agravamento da condição.

“Aproveite as dicas e lembre-se de prestar atenção à saúde ocular durante todas as estações do ano. Caso seja identificado algum sinal ou sintoma diferente, especialmente durante o outono, é sempre recomendado procurar um profissional da área para orientação e diagnóstico corretos”, conclui Cunha.

Sobre a HOYA

A Hoya Vision Care é uma empresa japonesa que produz lentes para óculos de alta tecnologia desenvolvidas para correção de problemas da visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Em seu portfólio estão produtos ópticos, incluindo filtros fotocromáticos e lentes de óculos, como a MiYOSMART, única lente pautada em seis anos de estudos e que reduz em até 60% a progressão da miopia infantil. A lente conta com a pioneira D.I.M.S. technology, tecnologia patenteada pela HOYA e desenvolvida em colaboração com a Universidade Politécnica de Hong Kong, que corrige o defeito visual em toda a sua superfície e possui uma área de tratamento em forma de anel para diminuir e até frear a progressão da miopia. Saiba mais em https://miyosmart.com.br/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp