18/03/2024 às 16h36min - Atualizada em 19/03/2024 às 00h00min

Grupo Edson Queiroz, Oiltanking Logística Brasil do grupo OTAMERICA, e Copa Energia formalizam joint venture para desenvolvimento de terminal de tancagem de GLP em Suape

Nova empresa prevê investimentos de 1,2 bilhão de reais, e visa contribuir para autonomia de abastecimento de GLP no Nordeste.

Naiane Santos
Divulgação
Grupo Edson Queiroz (GEQ), Oiltanking Logística Brasil do grupo OTAMERICA (OTLB) e Copa Energia formalizaram uma parceria para a criação da OT Gás Nordeste (OTGN), com sede na cidade de Ipojuca, no Estado de Pernambuco.

A nova empresa, OTGN, será responsável pelo desenvolvimento, construção e operação de um terminal greenfield com capacidade de 120 mil m3 para armazenamento refrigerado de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), no Porto de Suape, cujo investimento é estimado em R$ 1.2 bilhão.

A constituição da joint venture entre GEQ (42,5%), OTLB, do grupo OTAMERICA (42,5%), e Copa Energia (15%) já havia sido aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

O projeto visa aumentar a segurança do abastecimento de GLP na região Nordeste ao ampliar a capacidade para oferta local e viabilizar a importação do produto por players independentes por meio de cargas de grande porte (VLGC) totalmente carregadas.

A OTLB será o sócio controlador para as frentes operacional e comercial da empresa, reiterando seus aspectos de operador independente.

A decisão final do investimento é estimada para o primeiro semestre de 2025, uma vez cumpridas todas as condições estabelecidas para confirmação da viabilidade do projeto. O início das operações do terminal está previsto para meados de 2027.

As empresas estão muito satisfeitas com a nova parceria e esperam desenvolver com sucesso este importante projeto para o mercado de GLP no Brasil.    


Grupo Edson Queiroz (GEQ) é uma holding mutissetorial com sede em Fortaleza, no Ceará, com 72 anos de história e mais de 9 mil colaboradores. Entre as áreas de atuação e marcas, estão: Energia, com armazenamento, envase e distribuição de GLP com a Nacional Gás; Eletrodomésticos, com a Esmaltec; Bebidas, com a Minalba Brasil e Comunicação, com o Sistema Verdes Mares.

Oiltanking Logística Brasil Ltda é uma subsidiária integral da empresa Oiltanking GmbH e está localizada no Rio de Janeiro, Brasil.


Copa Energia é uma empresa focada em soluções de energia sustentável sediada no Estado de São Paulo, detentora das marcas Copagaz e Liquigás especializadas na distribuição de GLP no Brasil.


Informações à imprensa:

Grupo Edson Queiroz:
FSB Comunicação
[email protected]
Beatriz Ces: [email protected]
11 98732 8497
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp